Posse dos vereadores mirins na Câmara de Toledo destaca democracia

por Paulo Torres publicado 21/09/2022 15h15, última modificação 22/09/2022 15h13
A Câmara de Toledo empossou na quarta-feira, dia 21, os 19 vereadores e vereadoras eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem nas duas escolas toledanas participantes, o Colégio Estadual Antônio José Reis e Colégio Estadual Novo Horizonte. A sessão de posse reuniu o prefeito Beto Lunitti; o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; a juíza da Justiça Eleitoral, Luciana Lopes do Amaral Beal; o promotor José Roberto Moreira, o chefe do 27° Núcleo de Educação, José Carlos Guimarães, e o comandante do 19° Batalhão da PM, coronel Renato Marchetti, além dos vereadores Eliane Bombardelli, Dudu Barbosa, Pedro Varela, Gabriel Baierle, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Beto Scain, Geraldo Weisheimer e Enfermeiro Alex, além da secretária da Educação e ex-vereadora, Marli Gonçalves Costa. As autoridades presentes usaram a palavra destacando a democracia e a importância dos alunos conhecer e participar na vida política. Os vereadores mirins em seguida elegeram a vereadora mirim Sara Vitória Mariano como presidente, como vice-presidente Júlia Rosa Alves Silva, como segunda vice-presidente Kamila Panciniak Schneider; como secretária Amanda Natália Azevedo de Almeida e como segunda secretária Ashley Augustin.
Posse dos vereadores mirins na Câmara de Toledo destaca democracia

Vereadores empossaram na quarta, dia 21, a Câmara Mirim de Toledo

 

IMG_4123a.JPGA Câmara de Toledo empossou na quarta-feira, dia 21 de setembro, os 19 vereadores e vereadoras eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem nas duas escolas toledanas participantes, o Colégio Estadual Antônio José Reis e Colégio Estadual Novo Horizonte. A sessão de posse reuniu o prefeito Beto Lunitti; o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; a juíza da Justiça Eleitoral, Luciana Lopes do Amaral Beal; o promotor José Roberto Moreira, o chefe do 27° Núcleo de Educação, José Carlos Guimarães, e o comandante do 19° Batalhão da PM, coronel Renato Marchetti, além dos vereadores. As autoridades presentes usaram a palavra destacando a democracia e a importância dos alunos conhecer e participar na vida política.

Após empossados os vereadores mirins elegeram a Mesa Diretora (foto à esquerda), tendo à frente a presidente Sara Vitória Mariano; ficando como vice-presidente Júlia Rosa Alves Silva, como segunda vice-presidente Kamila Panciniak Schneider; como secretária Amanda Natália Azevedo de Almeida e como segunda secretária Ashley Augustin. Dos 19 eleitos apenas a vereadora mirim eleita Rafaela Fernanda Bento da Silva, que teve 169 votos, não assumiu por ter se transferido da escola, assumindo em seu lugar o primeiro suplente Carlos Eduardo Gomes.

A posse dos vereadores mirins reuniu os vereadores Leoclides Bisognin, Eliane Bombardelli, Dudu Barbosa, Pedro Varela, Gabriel Baierle, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Beto Scain, Geraldo Weisheimer e Enfermeiro Alex, além da secretária da Educação e ex-vereadora, Marli Gonçalves Costa, o coordenador da Escolas Cívico-Militares do NRE, Everson Grando e os diretores das duas escolas, Sadi Nunes, do Novo Horizonte, e Cleonice Venzel e sua diretora auxiliar, Maria Dias, do Antônio José Reis.

O Parlamento Jovem mobilizou 60 mil estudantes de todo o Paraná para ir às urnas escolher seus representantes em 148 colégios, com os eleitos sendo diplomados no dia 29 de julho, em reunião on-line organizada pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral com a rede de escolas participantes e acompanhada também pela Câmara de Toledo. Dos 79 municípios participantes do Parlamento Jovem, sete são da região de Toledo, entre elas as escolas toledanas Colégio Estadual Antônio José Reis e Colégio Estadual Novo Horizonte, as quais solicitaram participação. Também do 27° Núcleo Regional de Educação, sediado em Toledo, participam os colégios estaduais Jaime Rodrigues, Jardim Zeballos, Frentino Sackser, Marechal Rondon e Barão do Rio Branco.

O Colégio José Antônio Reis elegeu 10 vereadores mirins pelo Projeto Parlamento Jovem, enquanto o Colégio Novo Horizonte elegeu 9, totalizando 19 vereadores mirins, igualando a representação parlamentar municipal dos toledanos, com a primeira escola elegendo ainda mais três suplentes. Eles foram eleitos em processo que contou com convenções e demais etapas eleitorais e que agora, com a participação da Câmara de Toledo, passa a incluir o conhecimento da atuação parlamentar através do Poder Legislativo.

 

 

 

 

 

 

Vereadores Mirins eleitos no Colégio Cívico Militar Novo Horizonte:            

 

 

RAFAELA FERNANDA BENTO DA SILVA, 17 ANOS, 169 VOTOS*


WILLIAN JOSÉ RAMA QUINCOZES, 15 ANOS, 106 VOTOS                                                     IMG_4099a.JPG

 

JÚLIA ROSA ALVES SILVA, 16 ANOS, 100 VOTOS

 

LURYAN CAROLAYNE FINGER ALMEIDA, 15 ANOS, 69 VOTOS

 

EDUARDO LUIZ VIEIRA DE SOUZA, 19 ANOS, 49 VOTOS

 

MARLON CARLOS MOLINA DE COL, 17 ANOS, 35 VOTOS

 

ANDRESSA APARECIDA DE LIMA WUST, 15 ANOS, 24 VOTOS

                                                                                                                                                                                   IMG_4098a.JPG

AMANDA NATÁLIA AZEVEDO DE ALMEIDA, 15 ANOS, 22 VOTOS

 

LYVIA BEATRIZ COUTINHO, 18 ANOS, 20 VOTOS

 

*A vereadora mirim eleita não assumiu por ter se transferido da escola. 

 

 

Vereadores Mirins eleitos no Colégio Cívico Militar Antônio José Reis:

 

SARA VITÓRIA MARIANO: 16 ANOS - 204 VOTOS

 

KAMILA PANCINIAK SCHNEIDER: 13 ANOS - 98 VOTOS

 

GUILHERME STHEVAN WEBER: 13 ANOS - 81 VOTOS

 

PABLO HENRIQUE DALL ANORA DE OLIVEIRA: 13 ANOS - 66 VOTOS

 

MIGUEL ARTHUR BOHRER DE OLIVEIRA: 13 ANOS - 64 VOTOS

 

MARIA EDUARDA FERREIRA RODRIGUES: 17 ANOS - 23 VOTOS

 

ISABELLY KRESKO CASTRO: 13 ANOS - 18 VOTOS

 

BRUNO HENRIQUE DE MASCARENHAS PRIMÃO: 13 ANOS - 13 VOTOS

 

ASHLEY AUGUSTIN: 16 ANOS – 11 VOTOS

 

NELCA CONFIDENT: 16 ANOS - 7 VOTOS

 

 

SUPLENTES

 

CARLOS EDUARDO GOMES: 13 ANOS - 4 VOTOS

 

TIFHANY ANDRADE MATTE: 13 ANOS - 3 VOTOS

 

GEOVANY DA SILVA LUIZ: 13 ANOS - 1 VOTO  

 

 

Confira em vídeo a íntegra da posse da Câmara Mirim de Toledo