História de Toledo

por Interlegis — última modificação 07/05/2020 11h48

Antiga Avenida Maripá.jpgFundada por colonizadores gaúchos que desembarcaram do primeiro caminhão de desbravadores e começaram a construção das primeiras casas em 27 de março de 1946, no então Território Federal do Iguaçu, Toledo inicialmente era um projeto de colonização de rápido crescimento no interior de Foz do Iguaçu. A expansão do projeto colonizador começado com os 14 desbravadores chegados em 27 de março vindos de São Marcos, então interior de Caxias do Sul, ocorreu graças à exploração da madeira e venda de terras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A emancipação político-administrativa do Município de Toledo e a definitiva separação do Município de Foz do Iguaçu ocorreu no dia 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790, sancionada pelo então governador do Estado do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto.

O nome Toledo provém do Arroio Toledo, um rio que então passava ao lado da futura cidade e hoje corta a sede devido à sua expansão urbana. Segundo relatos dos pioneiros, este arroio recebeu o nome de Toledo muitos anos antes da colonização do Antiga Toledo a.jpgmunicípio, quando havia acampamentos chamados pousos instalados na região para extração da erva-mate, a qual era reunida nestes locais para depois ser levada às embarcações que a transportavam pelo Rio Paraná para a Argentina. Um destes pousos, localizado à beira-rio, era administrado por um senhor chamado Toledo, que deu origem a este nome.

História da Câmara  de Toledo

As eleições para a primeira legislatura foram realizadas no dia 9 de novembro de 1952 e a posse dos eleitos deu-se na primeira sessão da Câmara Municipal de Toledo, no dia 14 de dezembro do mesmo ano, quando Toledo foi oficialmente elevado à condição de município.

O primeiro prefeito de Toledo foi o médico Ernesto Dall’Oglio e para preencher as nove cadeiras da Câmara Municipal foram eleitos os vereadores José Ayres da Silva, Clécio Zenni, Ondy Helio Niederauer, Leopoldo João Schimidt, Rubens Stresser, Alcebíades Motoristas.jpgFormighieri, Waldi Winter, Willibaldo Finkler e Güerino Antônio Viccari, este último sendo eleito o primeiro presidente da Câmara de Toledo.

A Câmara Municipal, juntamente com a Prefeitura, iniciou seu funcionamento em um prédio deToledo 1973 Almirante Tamandaré.jpg madeira anteriormente ocupado pelo escritório da firma Bue-Caé Industrial Agrícola Ltda, localizado na Rua Barão do Rio Branco. A locação fora cedida pela Colonizadora Maripá.

Nas primeiras legislaturas, até 1974, os vereadores não recebiam remuneração pela atividade parlamentar. Mais tarde, os que moravam fora da área urbana passaram a receber uma pequena quantia para passagem de ônibus e pernoite quando as sessões se prolongavam de sábado para domingo. Somente a partir do ano de 1975 os vereadores passaram a receber um salário proporcional as suas atividades.

Estruturação

Em relação ao número de vereadores, que atualmente deve ser proporcional ao número de habitantes do município, conforme os limites ditados pela Constituição, em seu artigo 29, inciso IV, da primeira à sétima legislatura (1952 a 1982) nove vereadores compunham a Câmara. Na oitava legislatura (1983 à 1988) o número de vereadores em Toledo passou para 13. Nas quatro legislaturas seguintes (de 1989 a 2004) 17 vereadores compunham o Poder Legislativo. No ano de 2005, na décima primeira legislatura, em observância à Resolução nº 21.702 do Tribunal Superior Eleitoral, de 2004, reduziu-se o número de Vereadores de 17 para 11. Já na décima quinta legislatura, conforme Emenda Constitucional nº 58/2009, em seu artigo 29, inciso IV, alínea "f", aumentou-se o número de vereadores para 19, de acordo com o critério populacional de mais de 120 mil habitantes, sendo este o número de vereadores até os dias de hoje.

A Câmara Municipal de Toledo, atualmente composta por seus 19 vereadores, possui um quadro reduzido de servidores que integram a estrutura organizacional composta pelos órgãos da direção, departamentos legislativo, administrativo e de comunicação social, procuradoria, assessorias, gabinete da presidência e serviços gerais, somando no total 42 servidores.


Cidadania Honorária

Quase no término do primeiro período legislativo, os vereadores instituíram a lei que criou o Título de Cidadão Honorário de Toledo, título este expedido até hoje pela Câmara Municipal. Ele constitui um reconhecimento às pessoas que tenham se destacado em suas vidas pessoais e profissionais, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do município ou que tiverem realizado relevantes serviços de reconhecimento público e/ou pelo seu desprendimento. Os primeiros homenageados foram Willy Barth e Egon Werner Bercht, por seus esforçados trabalhos no sentido de conseguir a emancipação de Toledo, desmembrando-se do Município de Foz do Iguaçu, e logo a seguir a conquista da Comarca.

Fundação de Toledo

Segundo registros precisos, foi em 27 de março de 1946 que os primeiros desbravadores chegaram em Toledo e instalaram-se em um acampamento, iniciando a construção das primeiras casas. A identificação oficial de "Toledo" deu-se posteriormente, numa opção entre Toledo, Cristo Rei e Brasiléia.

Registros de 1905 e 1906 atribuem vínculo da denominação do arroio Toledo ao nome de "Pouso Toledo", acampamento constituído  ao longo de uma picada utilizada para transporte de produtos, especialmente da erva-mate,recolhida de forma extrativista na floresta e comercializada por estrangeiros que possuíam glebas na região Oeste do Estado do Paraná, onde o Município está inserido.

A história registrou como primeiras famílias de colonizadores as de Ruaro e Dalcanale, as quais se incumbiram de arregimentar outras famílias gaúchas para incrementar a colonização de Toledo, que se tornou município sem antes ser distrito, desmembrando-se de Foz do Iguaçu pela Lei Estadual n° 790, de 14/11/1951, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e instalado oficialmente em 14/12/1952, após proclamado resultado do pleito eleitoral de 09/11/1952, que elegeu os primeiros representantes da população para governar o novo município.

Em 09/06/1954 foi instalada a Comarca de Toledo e, em 20/06/1959, foi criada a Diocese de Toledo. O município tem área de 1.205.501 km² e população de 138 mil habitantes, distribuídos entre sua sede e seus oito distritos. Sua economia é baseada na agropecuária, agroindústria e na pequena e média indústria, além do setor farmacêutico.

Desenvolvimento regional

Nos anos 50, a região oeste paranaense passou a ser integrada pelos municípios de Foz do Iguaçu - mais antigo, tendo sido desmembrado de Guarapuava em 1914 -, Guaraniaçu, Guaíra, Cascavel e Toledo. Os municípios detinham extensos territórios, caminhos mal traçados, comunicações deficitárias e acessos precários a outros centros políticos. Com seu crescimento Toledo foi desmembrado de Foz em 1951, sendo instalado em 1952 e dando  origem a novas cidades, surgindo os municípios de Marechal Cândido Rondon (1960), Palotina (1960), Assis Chateaubriand (1966), Nova Santa Rosa (1976), Ouro Verde do Oeste (1989) e São Pedro do Iguaçu (1990).Toledo 1973 Tiradentes a.jpg