Indicação sugere homenagear Duílio Genari com nome em próprio público

por Paulo Torres publicado 22/03/2023 10h40, última modificação 28/03/2023 15h42
Foi apresentada na Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, dia 20, a Indicação n° 247, subscrita por 18 vereadores, sugerindo ao Poder Executivo a “denominação de logradouro ou próprio público municipal em nome de Duílio Genari”. O documento destaca a trajetória do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Toledo de 1975 a 76, além de prefeito e deputado estadual por diversos mandatos, falecido no dia 2 de março. Duílio Genari ingressou na vida pública integrando como vereador a VI Legislatura de Toledo (1973-1976), assumindo como presidente do Poder Legislativo em 7 de março de 1975 por dois anos (1975-1976).
Indicação sugere homenagear Duílio Genari com nome em próprio público

Indicação sugerindo ao Poder Executivo homenagem ao ex-presidente da Câmara foi proposta na segunda, dia 20

Duílio Genari ingressou na vida pública integrando como vereador a VI Legislatura de Toledo (1973-1976), assumindo a condução da Mesa Diretora como presidente do Poder Legislativo em 7 de março de 1975 por dois anos (1975-1976).

É importante e valoroso o reconhecimento de quem contribuiu com a história do município de Toledo”, aponta o documento sobre Duílio, homenageado com o Título de Cidadania Honorária de Toledo, concedido em 12 de novembro de 1992, através da Lei “R” n° 64, “pelos relevantes serviços prestados ao povo toledano”.

A Indicação n° 247 aponta que “Duílio Genari não deixa dúvidas quanto à sua contribuição e trabalho prestados durante décadas”. Gaúcho de Veranópolis (RS), Duílio veio para Toledo com 15 anos, acompanhando sua família que veio residir no oeste paranaense. Foi casado com Azelia Dalla Costa Genari, com que teve teve três filhos.

Após o período inicial na política atuando na Câmara Municipal e chegando a presidente do Poder Legislativo, em 15 de novembro de 1976 Duílio Genari se elegeu prefeito de Toledo, sendo gestor do município de 31 de janeiro de 1977 a 15 de maio de 1982, quando deixou o cargo para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 1986, candidatou-se novamente a deputado estadual, mas ficou na primeira suplência, assumindo porém a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto. Naquele ano, disputou a eleição a deputado novamente, desta vez pelo PFL, e foi eleito com 11.317 votos. A primeira reeleição a deputado viria quatro anos mais tarde, pelo PP, somando 29.781 votos. No final de 1995, filiou-se ao PPB (Partido Progressista Brasileiro), e ocupou o cargo de líder da bancada em 1996. Em 1998, conquistou seu quarto mandato com 34.213 votos. Já nas eleições 2002 teve desempenho eleitoral suficiente e manteve sua cadeira no Legislativo com o apoio de 33.385 eleitores. Na sua última eleição, em 2006, aumentou sua representatividade, recebendo  36.999 votos e conquistando seu sexto mandato, para o período 2007-2010.

Destacou-se como parlamentar regionalista, sempre preocupado com tudo que diz respeito ao bem coletivo. Foi reconhecido por seu trabalho na Assembleia Legislativa, sendo escolhido cidadão honorário em Toledo, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iguatu, Maripá, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes e Tupãssi. Na Legislatura encerrada 31 de janeiro de 2011, foi presidente da Comissão de Tomadas de Contas e vice-presidente da Comissão de Fiscalização”, aponta a Indicação n° 247, lembrando que Duílio participou de diversas outras comissões e despediu-se da Assembleia do Paraná em 31/12/2014.

Considerando sua história de vida, história política e todas as suas contribuições com o município de Toledo, além de manter viva a memória e o legado desta grande figura pública, solicito ao Poder Executivo para o atendimento da presente indicação, com a finalidade de homenagear e valorizar tais feitos”, conclui a Indicação n° 247, subscrita por 18 vereadores.