Frei Amarildo agradece na Câmara Medalha Willy Barth

por Paulo Torres publicado 15/12/2021 16h35, última modificação 20/12/2021 12h01
A Câmara de Toledo entregou na sexta-feira, dia 10 de dezembro, as homenagens municipais de 2021, dentro da programação dos 69 anos de emancipação de Toledo. Frei Amarildo em seu agradecimento lembrou o Seminário Nossa Senhora de Fátima em 1992, quando lá entrou, destacando que deu trabalho aos professores e que sentia paz e tranquilidade ao agradecer, dizendo falar em nome de todos os religiosos da cidade. Frei Amarildo disse sobre o trabalho social em Toledo ser difícil entender a beleza atordoante dos movimentos do bem, destacando também sua chegada, quando encontrou pessoas de coração grande, homens evangelizadores destemidos. Após cinco anos em Toledo seguiu para Ponta Grossa, onde estudou teologia e filosofia em intensa formação religiosa, moral e ética, sendo ordenado padre. Os vereadores aprovaram a concessão do Título de Cidadania Honorária do Município de Toledo ao empresário Erich Baumgart e ao empresário Sauli Rosa, além da concessão da Medalha Willy Barth ao frei Amarildo Cupertino e a Valdir Antônio Eckstein.
Frei Amarildo agradece na Câmara Medalha Willy Barth

Frei Amarildo durante o agradecimento pela homenagem na Câmara de Toledo

A Câmara de Toledo entregou na sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, as homenagens  municipais de 2021, dentro da programação dos 69 anos de emancipação do Município de ToledoFrei Amarildo em seu agradecimento lembrou o Seminário Nossa Senhora de Fátima em 1992, quando lá entrou, destacando que deu trabalho aos professores e que sentia paz e tranquilidade ao agradecer, dizendo falar em nome de todos os religiosos da cidade. Frei Amarildo disse sobre o trabalho social em Toledo ser difícil entender a beleza atordoante dos movimentos do bem, destacando também sua chegada, quando encontrou pessoas de coração grande, homens evangelizadores destemidos. Após cinco anos em Toledo seguiu para Ponta Grossa, onde estudou teologia e filosofia em intensa formação religiosa, moral e ética, sendo ordenado padre.

Frei Amarildo Cupertino Pereira, nasceu em Assis Chateaubriand e ingressou na vida religiosa ainda menino, no ano de 1992, no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Toledo, motivado pelas missões dos freis capuchinhos. De uma família muito pobre, Amarildo tinha uma preocupação de como ser padre e se precisaria pagar pelos estudos, pensamento este que lhe causou revolta e um afastamento, fazendo com que deixasse até de ir à igreja. Iniciou sua vida profissional aos 9 anos de idade trabalhando na roça. Aos 11 anos foi trabalhar em um mercado e aos 12 anos em um escritório de contabilidade. Neste período longe da igreja começou a viver outras experiências e ter companhias que prejudicaram a sua adolescência. Depois de sofrer com escolhas erradas, inclusive ameaças de morte, por volta dos 15 anos precisou repensar toda a sua vida, e acabou encontrando um frei franciscano de Toledo que o levou novamente a se identificar e querer ser um sacerdote como ele.

Com 16 anos Frei Amarildo ingressou em uma longa e complicada vida no seminário, onde com um temperamento forte e colérico foi mandado embora por 3 vezes, sempre retornando. Fez seus estudos em Toledo, Londrina e Ponta Grossa e depois de ordenado foi morar em Santa Maria das Barreiras, no Estado do Pará. Enfrentando todas as adversidades de locomoção e risco de vida pelas causas defendidas, principalmente pelas disputas de terras que marcavam aquela região, foi transferido para Santana do Araguaia, onde ficou responsável pela missão por 8 anos como pároco e superior/guardião na região. Então foi transferido para Toledo, como reitor no Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde após realizar um trabalho muito forte e positivo em duas rádios no Pará, decidiu dar início à divulgação de suas pregações nas redes sociais.

Paralelamente a este trabalho, frei Amarildo realizava missas de cura e libertação na última quarta-feira de cada mês em missas que chegaram a reunir cerca de 3 mil fiéis, mas o projeto foi interrompido com a pandemia devido à segurança sanitária. Como alternativa fez gravações voltadas às famílias e no ano de 2019 a primeira gravação alcançou 28 mil visualizações, com o frei decidindo realizar mais vezes este trabalho. O impacto inicial não foi suficiente para manter o grande alcance nas publicações que se seguiram, porém, o frei não se deu por vencido, e iniciou as transmissões de pregações ao vivo, no formato "live". O novo formato impulsionou o engajamento e o frei passou então a fazer lives diárias de manhã nas redes Facebook e Instagram e o alcance do programa matutino "Oração da Manhã" atingia uma média de 1500 expectadores simultaneamente.

Percebendo que ainda havia espaço para expandir, muito em vista do isolamento das pessoas na pandemia, o frei passou a realizar lives diárias, com a condução de um terço e orações também à noite. Neste novo programa e horário, algumas lives atingiram 170 mil visualizações, com alcance de até 700 mil pessoas, fato foi recebido pelo frei com grande surpresa, pois não havia custo envolvido, a estrutura era mínima e o formato bastante simples.

Frei Amarildo percebeu que havia criado uma espécie de rede de comunidade on-line, gerando um vínculo com o expectador, que passou a acompanhar o frei diariamente nas redes e a cidade de Toledo ganhou visibilidade em vista do trabalho realizado pelo frei.

Veja em vídeo a integra da Sessão Solene de Entrega de Honrarias de 10-12-21

Confira a íntegra do agradecimento do Frei Amarildo