Filipe agradece na Câmara homenagem ao delegado Rubens Recalcatti

por Paulo Torres publicado 24/11/2021 15h10, última modificação 25/11/2021 12h59
A Câmara de Toledo entregou no dia 19 de novembro, sexta-feira, as homenagens de 2020 às personalidades que se destacaram no desenvolvimento social e econômico do município. As homenagens seriam entregues em dezembro passado, mas foram suspensas devido à pandemia e contemplaram o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth. Rubens Recalcatti, que adoecera de Covid-19 em dezembro, faleceu em abril e foi representado por seu filho Filipe Augusto Rayser Recalcatti. A sessão solene às 19h, reuniu ainda o ex-prefeito Lucio de Marchi, que indicou dois dos homenageados, além da ex-vereadora Marli do Esporte, que indicou o deputado ao vereador Albino Corazza, que a propôs.
Filipe agradece na Câmara homenagem ao delegado Rubens Recalcatti

Filipe, esposa Regiane e tia Lucimar recebem a homenagem de vereadoras e ex-vereadora Marli

A Câmara de Toledo entregou no dia 19 de novembro, sexta-feira, as homenagens de 2020 às personalidades que se destacaram no desenvolvimento social e econômico do município. As homenagens seriam entregues em dezembro passado, mas foram suspensas devido à pandemia e contemplaram o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth. Rubens Recalcatti, que adoecera de Covid-19 em dezembro, faleceu em abril e foi representado por seu filho Filipe Augusto Rayser Recalcatti. A sessão solene às 19h, reuniu ainda o ex-prefeito Lucio de Marchi, que indicou dois dos homenageados, além da ex-vereadora Marli do Esporte, que indicou o deputado.

Após a entrega das homenagens às quatro personalidades distinguidas pela Câmara de Toledo elas agradeceram e Filipe Recalcatti agradeceu após receber a distinção ao seu pai, Rubens Recalcatti. Ele usou a palavra após receber a homenagem ao lado da tia, Lucimar Recalcatti, e da esposa Regiane dos Anjos Lopes. Filipe disse que a felicidade do pai era estar trabalhando e que o delegado Rubens Recalcatti foi sempre homem de honra e dedicado ao trabalho.

Rubens Recalcatti tem boa parte de seus 8 irmãos de sangue (Jacir, Oracides, os gêmeos Rubens e Rogerio, Sergio, João Carlos, Juarez e Lucimar e os quatro adotivos - Lídia, Eva, Valdir e Francisca -, ainda residindo em Toledo. Seu irmão Sérgio Recalcatti foi vereador toledano na X Legislatura- 1993-96.

Homenagens de 2020, pandemia e falecidos

As homenagens do ano passado seriam entregues em 18 de dezembro passado, mas foram adiadas diante do agravamento da pandemia em Toledo, na região e no Paraná, incluindo homenageados, sendo que no dia 14 de dezembro o município estava em bandeira roxa, com risco muito alto de infecção e 85 mortos. A pandemia acabou ganhando espaço também na homenagem, onde foram lembrados quatro ex-vereadores falecidos pela pandemia, além do deputado federal José Carlos Schiavinato, sua esposa Marlene e seu filho Rafael Schiavinato. O deputado e ex-prefeito faleceu em 13 de abril, após a morte de sua esposa e ex-secretária municipal Marlene em 12 de março e que foi seguida da morte de seu filho Rafael, ex-diretor da Emdur, em 21 de setembro. Os ex-vereadores homenageados com minuto de silêncio foram Sylvio Sebastiani, que integrou a II Legislatura e faleceu em Curitiba no último dia 28, aos 92 anos, além dos ex-vereadores mortos pela pandemia José Maria Lima, o popular Zé Borracha, que integrou a XI Legislatura (1997-2000) e faleceu em 17 de março; Jorge Kingiro Okano, médico que detinha a cidadania honorária de Toledo e integrou a Mesa da Câmara de 1995 a 96, falecido em 5 de abril; Winfried Mossinger, que integrou três legislaturas da Câmara de Toledo e foi segundo vice-presidente de 2001 a 2002 e presidente do legislativo de 2005 a 2006 e faleceu em 29 de abril e ainda Sérgio Recalcatti, que integrou a X Legislatura, de 1993 a 96, além de ter atuado no Poder Executivo e faleceu em consequência de complicações da Covid-19 em 22 de agosto. Também foram lembrados na homenagem os mais de 460 mortos pela Covid-19 em Toledo e mais de 610 mil no Brasil.

Filipe Recalcatti agradece em nome do pai, Rubens Recalcatti