Costamilan agradece na entrega do Título de Cidadania Honorária

por Paulo Torres publicado 24/11/2021 12h56, última modificação 24/11/2021 12h56
A Câmara de Toledo entregou no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, em sessão solene, as homenagens de 2020 às personalidades que se destacaram no desenvolvimento social e econômico do município. As homenagens seriam entregues em dezembro passado, mas foram suspensas devido à pandemia e contemplaram o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth. Após a entrega das homenagens às quatro personalidades distinguidas pela Câmara de Toledo elas agradeceram e Angelo Caetano Costamilan, homenageado com o Título de Cidadania Honorária, usou a palavra e agradeceu após receber a distinção ao lado da filha Maria Isabel Barth Costamilan, lembrando os 75 anos da criação da Maripá, Willy Barth, os sócios e administradores da colonizadora e os que o incentivaram a vir para Toledo.
Costamilan agradece na entrega do Título de Cidadania Honorária

Angelo Costamilan com a filha Maria Isabel Barth Costamilan, vereadores, presidente da Câmara e ex-prefeito na entrega da homenagem

A Câmara de Toledo entregou no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, em sessão solene, as homenagens de 2020 às personalidades que se destacaram no desenvolvimento social e econômico do município. As homenagens seriam entregues em dezembro passado, mas foram suspensas devido à pandemia e contemplaram o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth. Rubens Recalcatti, que adoecera de Covid-19 em dezembro, faleceu em abril e foi representado por seu filho Filipe Augusto Rayser Recalcatti. A sessão solene reuniu ainda o ex-prefeito Lucio de Marchi, que indicou dois dos homenageados, além da ex-vereadora Marli do Esporte, que indicou o deputado.

Após a entrega das homenagens às quatro personalidades distinguidas pela Câmara de Toledo elas agradeceram e Angelo Caetano Costamilan, homenageado com o Título de Cidadania Honorária, usou a palavra e agradeceu após receber a distinção ao lado da filha Maria Isabel Barth Costamilan. Costamilan em sua manifestação disse estar tomado pela moção e que seu agradecimento “vem lá de trás, quando a empresa adquiriu esta área”, lembrando a compra da área da Fazenda Britânia em 1946 e as figuras de Zulmiro Ruaro e Alfredo Paschoal Ruaro. Angelo Caetano Costamilan também lembrou seu futuro sogro Willy Barth, relatando que o conheceu quando Willy Barth veio ver “quem ia passear com suas filhas no seu Aero Willys verde”.

Angelo Costamilan também lembrou os 75 anos da compra da Maderas del Alto Parana, que é a Fazenda Britânia, além de sócios e administradores da Maripá-Madeireira e Colonizadora Rio Paraná, Luiz Alberto Dalcanale e Rômulo Martinelli, além de amigos que o encorajaram a vir, destacando que a Maripá procurou cumprir com suas obrigações e afirmando sua opção por Toledo. Após afirmar que “aprendi muito com Toledo, escolhi esta terra para viver com minha família”, ele lembrou mais adiante a esposa Ana Beatriz Barth Costamilan, “minha companheira de lutas”, falecida em 8 de outubro de 2018, afirmando ainda sobre Toledo que nela ficará “até meu ponto final”

Homenagens e pandemia

As homenagens do ano passado seriam entregues em 18 de dezembro passado, mas foram adiadas diante do agravamento da pandemia em Toledo, na região e no Paraná, incluindo homenageados, sendo que no dia 14 de dezembro o município estava em bandeira roxa, com risco muito alto de infecção e 85 mortos. A pandemia acabou ganhando espaço também na homenagem, onde foram lembrados quatro ex-vereadores falecidos pela pandemia, além do deputado federal José Carlos Schiavinato, sua esposa Marlene e seu filho Rafael Schiavinato. O deputado e ex-prefeito faleceu em 13 de abril, após a morte de sua esposa e ex-secretária municipal Marlene em 12 de março e que foi seguida da morte de seu filho Rafael, ex-diretor da Emdur, em 21 de setembro. Os ex-vereadores homenageados com minuto de silêncio foram Sylvio Sebastiani, que integrou a II Legislatura e faleceu em Curitiba no último dia 28, aos 92 anos, além dos ex-vereadores mortos pela pandemia José Maria Lima, o popular Zé Borracha, que integrou a XI Legislatura (1997-2000) e faleceu em 17 de março; Jorge Kingiro Okano, médico que detinha a cidadania honorária de Toledo e integrou a Mesa da Câmara de 1995 a 96, falecido em 5 de abril; Winfried Mossinger, que integrou três legislaturas da Câmara de Toledo e foi segundo vice-presidente de 2001 a 2002 e presidente do legislativo de 2005 a 2006 e faleceu em 29 de abril e ainda Sérgio Recalcatti, que integrou a X Legislatura, de 1993 a 96, além de ter atuado no Poder Executivo e faleceu em consequência de complicações da Covid-19 em 22 de agosto. Também foram lembrados na homenagem os mais de 460 mortos pela Covid-19 em Toledo e mais de 610 mil no Brasil.

Confira a íntegra do agradecimento de Angelo Caetano Costamilan