Câmara entrega moções a PMs por ato de bravura e salvamento de jovem

por Paulo Torres publicado 20/05/2022 11h10, última modificação 20/05/2022 11h24
Um ato na Câmara de Toledo na sexta-feira, dia 20, entregou aos policiais Anderson Casanova e Marcos Gouveia de Oliveira moções de aplausos “pelo seu ato de bravura e bons serviços prestados em prol da sociedade toledana”. A homenagem reuniu o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, o comandante interino do 19° Batalhão, capitão Jimmy Cajuy Carlesso, o vereador Genivaldo Paes, que propôs as moções de aplausos, além dos vereadores Elton Welter, Jozimar Polasso, Pedro Varela, Professor Oséias e Valdomiro Bozó, e também familiares, servidores e assessores. Os policiais foram acionados quando uma jovem foi dominada por um andarilho com uma faca que a feriu várias vezes e ameaçava sua vida, conseguindo desarmá-lo com um tiro e resgatar a vítima. O vereador Genivaldo Paes destacou ser este um dia de agradecer, apontando que em cada momento os policiais enfrentam em seu trabalho pela segurança pública uma ocorrência diferente, destacando as dificuldades envolvidas nesta intervenção dos policiais e o fato de que muitos deles têm em casa filhos e esposa que esperam seu retorno. O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, apontou que os policiais em seu trabalho pela segurança colocam suas vidas em risco quase que diariamente, apontando que por ações como esta a Polícia Militar do Paraná é uma das melhores do Brasil e motivo de muito orgulho.
Câmara entrega moções a PMs por ato de bravura e salvamento de jovem

Presidente da Câmara, vereador Genivaldo e demais vereadores com o capitão Cajuy e policiais Anderson Casanova e Marcos Gouveia de Oliveira

IMG_2740a.JPGUm ato no Gabinete da Presidência da Câmara de Toledo na manhã de sexta-feira, dia 20 de maio, às 9h, entregou aos policiais Anderson Casanova e Marcos Gouveia de Oliveira moções de aplausos “pelo seu ato de bravura e bons serviços prestados em prol da sociedade toledana”. A homenagem reuniu o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, o comandante interino do 19° Batalhão, capitão Jimmy Cajuy Carlesso, o vereador Genivaldo Paes, que propôs as moções de aplausos, além dos vereadores Elton Welter, Jozimar Polasso, Pedro Varela, Professor Oséias e Valdomiro Bozó, e também familiares, servidores e assessores.

O capitão Cajuy, que representou o coronel Renato Marchetti, comandante do 19° BPM, que estava emIMG_2759a.JPG compromisso na região, destacou que os policiais geralmente são acionados e chegam depois de fatos graves e presenciam apenas a dor da vítima, mas neste episódio chegaram antes da tragédia e conseguiram evitá-la. “Isto deixa a gente muito orgulhoso”, afirmou o capitão do 19° Batalhão da PM do Paraná. Ele destacou ainda as dificuldades envolvidas na ação na varanda escura da residência. “Não pensem que é algo simples, é tudo numa fração de segundos, um tiro muito difícil”, assinalou, lembrando o espaço apertado e a escuridão no local, além das presenças do agressor armado e da vítima. “A gente não faz nada esperando reconhecimento, IMG_2752a.JPGmas quando vem é muito bem vindo”, destacou o capitão Cajuy, informando que a vítima teve alta do hospital e passa bem.

A situação que mobilizou a Polícia Militar ocorreu na noite de 12 de maio, na Rua Caetano Severino Perin, onde um andarilho armado de uma faca dominou uma jovem que chegava em casa após o cinema. Populares acionaram a PM, que o encontrou gritando muito e descontrolado após derrubar a vítima ao solo enquanto lhe golpeava e ameaçava de morte. Os policiais conseguiram atingir com um tiro o braço do homem que segurava a arma, com a bala atingindo ainda seu tórax. A vítima foi socorrida em estado grave e hospitalizada com vários ferimentos, assim como o agressor, que acabou falecendo no hospital. Na quarta-feira, dia 18, policiais militares visitaram a vítima e lhe entregaram flores e ela se recupera em casa.