Câmara entrega homenagens de 2020 dia 19 novembro, sexta

por Paulo Torres publicado 18/11/2021 15h45, última modificação 19/11/2021 16h36
A Câmara de Toledo entrega as homenagens de 2020 no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Câmara de Toledo, contemplando três dos escolhidos e um representante do quarto homenageado, o deputado estadual Rubens Recalcatti, que faleceu após considerado curado da Covid-19. Os homenageados pela Câmara são o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth.
Câmara entrega homenagens de 2020 dia 19 novembro, sexta

Regina Ikeda (esq.), Angelo Costamilan, Delegado Recalcatti e Osmar Pereira tiveram homenagens aprovadas pela Câmara de Toledo

 

A Câmara de Toledo entrega as homenagens de 2020 no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Câmara de Toledo, contemplando três dos escolhidos e um representante do quarto homenageado, o deputado estadual Rubens Recalcatti, que faleceu após considerado curado da Covid-19. Os homenageados pela Câmara são o empresário Ângelo Costamilan e o delegado aposentado e deputado estadual falecido Rubens Recalcatti com o Título de Cidadania Honorária e o empresário Osmar Pereira e a servidora aposentada Regina Ikeda Angnes com a Medalha Willy Barth.

As homenagens do ano passado seriam entregues em 18 de dezembro passado, mas foram adiadas diante do agravamento do quadro da pandemia da Covid-19 em Toledo, na região e no Paraná, incluindo homenageados, sendo que no dia 14 de dezembro o município estava em bandeira roxa, com risco muito alto de infecção. O deputado Rubens Recalcatti foi acometido pelo vírus SARS-Cov-2, enquanto outro homenageado aguardava resultado de exame e um terceiro enfrentava problemas de imunidade. Em dezembro, Recalcatti não apresentou sintomas da Covid-19 e realizou em casa o tratamento. Posteriormente, em 9 de abril, o deputado Recalcatti sofreu infarto fulminante em sua casa em Curitiba.

A Câmara de Toledo aprovou a realização de homenagens por ocasião dos 68 anos de emancipação do Município de Toledo, transcorridos no dia 14 de dezembro passado, a quatro personalidades. No dia da decisão da Câmara de Toledo de adiamento da entrega de homenagens o municipio tinha tido mais três mortes pelo coronavírus SARS-Cov-2, elevando o total de óbitos a 85, entrando na bandeira roxa.

Atualmente Toledo contabiliza 468 mortes pelo coronavírus até a quinta-feira, dia 18 de novembro, mas com bandeira amarela devido à melhora dos indicadores, como a elevação da taxa de vacinados e a ofertas de leitos de UTI, com risco baixo de infecção, enquanto em dezembro a bandeira era roxa, com perigo muito alto de contaminação, com número de vacinados reduzido.

Rubens Recalcatti

Rubens Recalcatti1.jpgRubens Recalcatti, catarinense nascido em 23 de outubro de 1948 em Videira, veio para o Paraná com seus pais Jacob e Maria Rayser Recalcatti, fixando-se em Francisco Beltrão, no Sudoeste, onde Jacob atuou como delegado leigo na cidade e em seguida em Capitão Leônidas Marques e Toledo. De família numerosa, Rubens Recalcatti tem boa parte de seus 8 irmãos de sangue (Jacir, Oracides, os gêmeos Rubens e Rogerio, Sergio, João Carlos, Juarez e Lucimar) e quatro adotivos ainda residindo em Toledo e seu irmão Sérgio foi vereador toledano na X Legislatura- 1993-96.

O deputado estadual pelo Paraná Rubens Recalcatti (PSD), conhecido como Delegado Recalcatti, tomou posse como deputado estadual do Paraná em 2 de maio de 2017. Eleito suplente em outubro de 2014, com 40.358 votos, ficou em quarto lugar na chapa do Partido Social Democrático (PSD), tendo ocupado a vaga deixada pelo atual prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, também do PSD. Foi reeleito deputado estadual pelo PSD, em 07 de outubro de 2018, com 35.348 votos.

Delegado de carreira, concursado em 1994, Recalcatti era irmão do ex-vereador Sérgio Recalcatti, falecido de Covid-19 neste ano. Rubens Recalcatti atuou durante 23 anos em diversos municípios do Paraná, como União da Vitória e Araucária, e em várias Delegacias de Curitiba. Entre elas, as de Furtos e Roubos e de Homicídios. Conduziu diversas investigações de grande repercussão na sociedade paranaense, destacando-se como policial de linha de frente e muito ativo nas lides do ofício.

Ingressou na Polícia Civil em 1979, como agente investigador, carreira em que atuou durante 16 anos. Formado em Estudos Sociais pela PUC e em Direito pela UniCuritiba. É coautor do livro “Sequestro – Modus Operandi e Estudos de Casos” (Editora Nova Letra/2004), que assinou com  a advogada e escritora Noely Manfredini, falecida em 2012. Concorreu pela primeira vez a deputado estadual em 2010, pelo PV.

 

Osmar Pereira

osmar1.jpegJá Osmar Pereira tornou-se conhecido por sua atuação empresarial à frente do Grupo Pereira fundado em 1993 e com sede em Toledo, sendo atualmente composto das empresas
Laticínios Pereira - dona das marcas Unibaby e Dinelly e primeira do grupo, fundada em 1993 -, além da Transportadora Sferriê, encarregada do transporte e logística dos produtos industrializados pelo grupo e Indústria de Bebidas Sobradinho, criada em 2010 para gerenciar o envasamento e a comercialização da Água Mineral Sferriê e de bebidas não-alcoólicas do Grupo Pereira. Hoje produz energético, hidrotônicos, isotônicos, sucos e águas com sabor, além da linha premium da água Sferriê, para o mercado de alto padrão.

Morador do interior de Toledo, no Distrito de Novo Sobradinho, Pereira começou sua atividade empresarial vendendo leite para sete famílias locais em uma bicicleta, quando tinha 19 anos.
Com o crescimento da clientela comprou um carro, mas começaram os primeiros problemas, com a falta de pagamento em dia. Mudando um pouco a atuação seguiu sugestões e passou a vender para supermercados depois de comprar um pasteurizador e um envasador para poder vender leite embalado em panificadoras da cidade. Após experimentos veio o iogurte e seguindo na experimentação surgiu o iogurte de amora com alecrim, com sabor inusitado que chamou a atenção de grandes redes varejistas. Hoje as marcas de iogurte Unibaby e Dinelly estão no Paraná e em seis estados e a empresa também realiza o beneficiamento de marcas das redes Pão de Açúcar e Walmart.
A outra empresa do grupo de Osmar Pereira, a Bebidas Sobradinho, surgiu da perfuração de um poço artesiano após problemas com uma mina d’´água do terreno onde fica a empresa, em Novo Sobradinho. Depois de ouvir que não precisaria perfurar muito e ter chegado aos 200 metros de profundidade a água não apareceu. Ele porém resolveu insistir e aos 236 metros a água apareceu, mas não era uma água comum. Após vários testes em Toledo, Curitiba e no Rio de Janeiro para descobrir o que tinha de diferente naquela água, temendo ser salobra, os laboratórios apontaram que a água achada em Novo Sobradinho por Osmar Pereira era especial: rica em vanádio, mineral que ajuda a prevenir doenças e combate a acidez estomacal e ainda com o raro pH 10, que, em uma escala de zero a 14, a coloca na casa das águas alcalinas, também com propriedades terapêuticas. A Água Mineral Sferriê, com portaria de lavra desde 2010 - expedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia -, já chama a atenção e interesse até de outros países e uma delegação da Arábia Saudita veio a Toledo para conhecer a fonte.

 

Regina Ikeda Angnes

Regina Ikeda_ldo_carlos_rodrigues_02_0.jpgRegina Nanami Ikeda Angnes é toledana, nascida em 1966 do casamento de Ikeda Massatomo e Reiko Sugeno Massatomo. Após estudar no Colégio Vicentino Incomar nos primeiros anos escolares, fez o ginásio no Colégio Estadual Dario Vellozo e depois o curso técnico em contabilidade no Colégio La Salle. Regina ingressou no serviço público municipal em 1985, seguindo o exemplo do pai, que foi servidor público por 34 anos e se aposentou em 1997. Após graduar-se pela Unioeste em Ciências Econômicas em 1989, Regina Ikeda ainda realizou pós-graduação em planejamento municipal e políticas públicas pela Unioeste Toledo.

No serviço público toledano começou no setor de empenho, no departamento de contabilidade na Secretaria de Finanças, durante a primeira administração do prefeito Albino Corazza Neto. Na administração do prefeito Luiz Alberto de Araújo foi nomeada diretora do Departamento de Orçamento e depois, na administração do prefeito Derli Donin, foi diretora do Departamento de Projetos, da Secretaria de Planejamento. Nas gestões do prefeito José Carlos Schiavinato e na administração do prefeito Beto Lunitti foi diretora do Departamento de Orçamento, vinculado à Secretaria de Planejamento. Já em 2018, por alguns meses, antes do afastamento por problemas de saúde, foi diretora do Departamento de Orçamento na administração do prefeito Lucio de Marchi.
Aposentou-se por idade e tempo de contribuição em 13 de abril de 2018, com quase 33 anos de serviço somente na Prefeitura de Toledo, no cargo de analista em administração e planejamento.

Casada com Neivo Angnes, Regina teve as filhas Bárbara Ikeda Angnes e Valentina Ikeda Angnes.

 

Angelo Costamilan

Angelo Costamilan.jpegAngelo Caetano Costamilan nasceu em Caxias do Sul, RS, em 31 de maio de 1943 e ainda lá iniciou sua vida escolar no Colégio do Carmo, onde realizou o curso de técnico em contabilidade. Depois cursou o superior de Ciências Econômicas na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Veio para Toledo em 15 de agosto de 1968, a convite de Luiz Dalcanale Filho e de Diva Paim Barth para atuar na colonizadora responsável pelo projeto na Fazenda Britânia, uma área de 120.000 alqueires onde inicialmente fixaram-se colonos vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir de 1946. Angelo Costamilan veio exercer a função de diretor da Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S.A. – Maripá, função que vem desempenhando desde janeiro de 1969 até os dias atuais. Sob a direção de Angelo Costamilan, a Maripá ampliou a sua área de atuação, passando a desempenhar atividades na agricultura, pecuária, indústria e comércio. Nas suas novas ações se destacaram o funcionamento de um dos primeiros supermercados de Toledo – o Supermercado Maripá, a participação temporária no Frigorífico Rondon S.A., da vizinha cidade de Marechal Rondon, e a exportação de madeira, através dos portos Britânia, no Rio Paraná, e Porto Meira, no Rio Iguaçu. Após Angelo assumir a direção da empresa, a Maripá recebeu, em 1971, o título de propriedade de suas áreas ratificado pelo Incra-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o que garantiu segurança e tranquilidade a todos os adquirentes de imóveis, mantendo até hoje as atividades com imóveis urbanos e rurais.

Além da atuação profissional, Angelo Costamilan teve participação efetiva em diversas entidades e atividades sociais e comunitárias de Toledo, sendo membro fundador da Fundação Educacional de Toledo (Funet) e colaborador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae), que sua esposa Ana Beatriz Barth Costamilan, falecida em 8 de outubro de 2018, presidiu a entidade por diversos anos.

Homenagens 2021

A Câmara de Toledo também definiu a data das homenagens de 2021, que serão entregues no dia 10 de dezembro, às 19h, em sua sede, no Edifício Vereador Güerino Viccari. Os vereadores aprovaram a concessão do Título de Cidadania Honorária do Município de Toledo ao empresário Erich Baumgart, previsto no Projeto de Lei n° 88, do Poder Executivo. Anteriormente a Câmara aprovou projeto que concede o Título de Cidadania Honorária ao empresário Sauli Rosa, além da concessão da Medalha Willy Barth ao frei Amarildo Cupertino. Por último foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução n° 7, que concede a Medalha Willy Barth a Valdir Antônio Eckstein.