Autoridades destacam democracia e liberdade na posse da Câmara Mirim

por Paulo Torres publicado 22/09/2022 14h30, última modificação 26/09/2022 11h34
A Câmara de Toledo empossou na quarta-feira, dia 21, os 19 vereadores e vereadoras mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem nas duas escolas toledanas participantes, o Colégio Estadual Antônio José Reis, do Jardim Panorama, e Colégio Estadual Novo Horizonte, do bairro Coopagro. A sessão de posse reuniu o prefeito Beto Lunitti; o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; a juíza da Justiça Eleitoral, Luciana Lopes do Amaral Beal; o promotor José Roberto Moreira, o chefe do 27° Núcleo de Educação, José Carlos Guimarães, e o comandante do 19° Batalhão da PM, coronel Renato Marchetti, além dos vereadores Leoclides Bisognin, Eliane Bombardelli, Dudu Barbosa, Pedro Varela, Gabriel Baierle, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Beto Scain, Geraldo Weisheimer e Enfermeiro Alex. As autoridades destacaram aos vereadores mirins a democracia e a liberdade, além do respeito na vida política.
Autoridades destacam democracia e liberdade na posse da Câmara Mirim

Guimarães, do Núcleo de Educação; Marchetti, do 19° BPM; a juíza Luciana; o presidente Bisognin; prefeito Beto e o promotor José Roberto na posse da Câmara Mirim

 

 

IMG_4099a.JPGTexto: Paulo Torres

Fotos: Léo Gehlen e Mayara Schaffner

O presidente da Câmara, Leoclides Bisognin (foto abaixo), agradeceu à Justiça Eleitoral, Secretaria da2Bisognin.JPG Educação e colégios Novo Horizonte e Antônio José Reis, “por estarem desenvolvendo este projeto fantástico”, destacando que “tenho alguns aninhos e não tive a oportunidade que estes estudantes estão tendo”, apontando que através dela “puderam ficar sabendo como é difícil chegar dentro desta casa, como é difícil chegar para seu amigo e pedir o voto”. Bisognin lembrou que ao procurar os conhecidos o candidato ouve centenas e centenas de vezes questionamentos sobre sua intenção ao buscar o voto. “Que bom que vocês estão aqui, tiveram a coragem de se envolver”, apontou, destacando ainda ser bom que começou nos colégios cívico-militares mas apontando aos que indagam que se o projeto começa com duas escolas, pode ser ampliado para “mais dez, mais 15, mais 20, que bom que se deu início, nós temos que começar”, apontou o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin.

José Carlos Guimarães.JPGO chefe do 27° Núcleo de Educação, José Carlos Queiroz,  (foto ao lado) parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa e proposta do vereador mirim, destacando ser um projeto para despertar lideranças, com os alunos disputando espaço, colocando propostas, sendo uma iniciativa muito importante, pois a sociedade está carente de lideranças. Disse ter certeza que no futuro vamos ter grandes líderes deste Projeto Vereador Mirim, que vão se interessar pela política, pelas causas sociais, defendendo ampliar a proposta às demais escolas.

Já o tenente coronel Renato Marchetti, do 19°BPM,  (foto à direita) parabenizou todas as partes envolvidas no projeto, deu parabéns aos adolescentesRenato Marchetti.JPG participantes que se propuseram a ser candidatos, pedir votos, sentir o que os vereadores, nossos deputados, sentem enquanto políticos e representantes do povo, lembrando a Constituição que diz que todo poder emana do povo e destacando que só respeitamos o outro a partir do momento que o conhecemos e que agora os vereadores mirins podem conhecer a Câmara. “Quem sabe (vamos ter ) algum destes jovens nos representando em Toledo, nos representando como vereador, prefeito, deputado, senador, e porque não, como um presidente ou uma presidente da nação, porque não? O sol nasce para todos”, disse o comandante do 19° BPM.

Lembranças e democracia

O promotor José Roberto Moreira  (foto ao lado) disse de suas lembranças da Câmara, onde teve alguns tribunais do júri quando o Fórum estava em reforma e esteve visitando alguns vereadores, conversando com assessores. “Tenho muito respeito pela Câmara e acho que todos deveriam frequentar”, disse o promotor, lembrando que hoje é possível fazer isso pela internet, graças à tecnologia e falou de democracia. O promotor lembrou palestra que fez no Colégio Novo Horizonte e disse que olhamos o regime democrático e a maioria tem uma perspectiva de que democracia é algo pronto, um conceitoJosé Roberto Moreira.JPG fechado, entretanto não percebemos que há um processo histórico e a democracia se aproxima mais de um valor que deve ser alcançado. José Roberto Moreira apontou porém que muito provavelmente este valor nunca será alcançado em sua plenitude, mas nos aproximamos mais ou nos afastamos dele e numa pesquisa de países vamos encontrar alguns mais democráticos e outros menos democráticos e muitos muito distante e alguns ali na região fronteiriça do conceito, sendo que ter IMG_4098a.JPGeleição é um critério mas não é dominante, pois alguém pode se perpetuar no poder. “Devemos ter noção de que sempre teremos que lidar com isso”, disse ele, apontando porém que “dos regimes que conheço nenhum favorece, se aproxima mais à liberdade do que o regime democrático”, apontando que nele é possível ter seu Instagram, Facebook, fazer uma passeata, “até pleitear a revogação dele, é possível isso”. Apontou porém que fora da democracia é o autoritarismo, o poder que tende a cercear a liberdade das pessoas, de manifestação, de pensamento e às vezes até a vida, bastando olharmos a história, apontando a importância de valorizar estes conceitos. “Um povo que não está apegado à liberdade renuncia fácil a ela, já um povo mais apegado a ela dificilmente abrirá mão dela, quando tratamos disso nas escolas estamos favorecendo o apego à democracia e à liberdade”, apontou José Roberto Moreira.

Tensão na democracia

O prefeito Beto Lunitti  (foto ao lado) parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa, apontando que estamosBeto Lunitti.JPG passando por momento de tensão na democracia brasileira, o qual merece profunda reflexão. “Não fosse a atuação do Supremo Tribunal Federal de uma forma muito intensa talvez nós pudéssemos ter reduzido a nota de democracia e de liberdade, como coloca o promotor”, apontou o prefeito toledano. Beto Lunitti lembrou que estamos na Semana Farroupilha e que a bandeira farrapa traz os lemas de liberdade, igualdade e humanidade, apontando que este é um grande desafio aos jovens, que têm tarefas importantes para a sociedade e para dar as repostas que o projeto pede, o que nos leva à política. O prefeito lembrou os frades menores do Jardim Porto Alegre, onde se criou, e o Frei Alceu Richetti, que dizia que eles e os demais jovens poderiam ser pedreiros, carpinteiros, motoristas e outros profissionais, exíguos e os melhores, mas também há uma ferramenta social que faz a transformação que é a mais bela de todas, que é a política e os vereadores mirins aparentemente foram tensionados no colégio por esta iniciativa da Justiça. O prefeito destacou o projeto, apontando que com iniciativas como esta teremos novamente estadistas na Presidência da República, em especial, nas prefeituras, nas assembleias, nos governos dos estados, na Câmara Federal e Senado. “Estadistas têm na sua essência o respeito a opiniões, ele sabe como se portar, e o estadista é um observador da liturgia do cargo que exerce”, apontou o prefeito Beto Lunitti, fazendo ainda um alerta aos vereadores mirins. “Preparem-se, porque vocês serão consultados por partidos políticos para se filiarem e irem à disputa real daqui a quatro, cinco anos”, disse o prefeito, defendendo esta opção. “A política, quando feita de forma séria, pode ajudar muito, quando feita a politicagem, ela atrapalha e atrapalha muito”, afirmou o prefeito Beto Lunitti aos vereadores mirins empossados.

A juíza da Justiça Eleitoral Luciana Lopes do Amaral Beal  (foto abaixo) destacou a grandeza do Projeto Parlamento Jovem, apontando que pelo seu alcance terá resultados que talvez não possamos vê-los de imediato, mas certamente serão extremamente visíveis e produtivos no futuro.

Cidadania e liberdade

Luciana Lopes do Amaral Beal.JPGJá faz muito tempo que nós que integramos os poderes constituídos precisamos sair de nossos prédios e ir aos nossos jovens, que são o futuro do país”, disse a juíza, destacando que em Toledo foi usado material real da Justiça Eleitoral nos dois colégios participantes do Projeto Parlamento Jovem, apontando uma grande parceria com professores e diretores do Novo Horizonte e Antônio José Reis, que compreenderam e abraçaram o projeto, com o Núcleo de Educação, e o executaram de forma brilhante. Luciana relatou que na tarde da eleição nas escolas percebeu o entusiasmo de cada um, não só pela novidade, mas também o entusiasmo da proximidade com o trabalho da Justiça Eleitoral, a urna, caderno de votação, as mídias com os candidatos e o voto de todos os estudantes. Nesse sentido ela relatou que indagou a estudantes que iriam votar no amigo ou nas propostas e alguns falaram no amigo, mas faz parte da democracia e da nossa liberdade. Para a juíza eleitoral é o desafio dos vereadores mirins passar a integrar esta Casa de Leis e estarem

inseridos nas escolas e na comunidade, identificar o eventuais problemas ou o que pode ser melhorado ou modificado. Ela apontou porém que ele não é só trazer problemas mas também apresentar ideias no campo da resolução do problema ou da melhoria, destacando que “esta Casa hoje ganha um time de peso, os nossos jovens vereadores

mirins”, apontando a eles que aprendam o Regimento Interno da Câmara e como funciona na vida real, fazendo o que fizeram na escola. A juíza relatou que às 9h realizou a lacração das urnas, sendo 370 urnas em Toledo a serem preparadas para o dia 2 de outubro em 66 de locais de votação, com 334 seções eleitorais, mobilizando um grande time de 1.300 mesários e mesárias. “Na escola é um pouco menor no quantitativo, mas não menos trabalhoso”, apontou a juíza Luciana, parabenizando os vereadores e vereadoras mirins e afirmando ter certeza que para se eleger souberam fazer boas propostas, tiveram criatividade e sobretudo respeito pelas amigas, pelos amigos, pelos professores, pela coordenação, pelos diretores, de cada uma destas escolas, porque respeito é o que precisamos. “Para que tudo vá bem é preciso ter amor ao que fazemos e é preciso saber respeitar o pensamento divergente e acolher aquele que está ao nosso lado e precisa muitas vezes de um abraço, de uma palavra amiga e precisa também da nossa solidariedade”, apontou a juíza eleitoral Luciana Lopes do Amaral Beal. Ela destacou ainda a transparência dos trabalhos e a segurança das eleições para propiciar ao eleitor e eleitora a segurança de exercer no dia 2 o seu voto e entregar à nação os resultados. “Fazer prevalecer a vontade do eleitor na urna, isto é democracia, isto é exercício da cidadania, isto é liberdade”, finalizou a juíza eleitoral Luciana Lopes do Amaral Beal.IMG_4082a.JPG