Vereadores propõem moção a atleta de judô de Toledo

por Paulo Torres publicado 15/08/2019 15h25, última modificação 15/08/2019 15h25
Na 26º sessão ordinária, realizada na segunda feira (12), foi apresentada uma moção de aplausos a Elise Martins, atleta de Judô, pela classificação para disputar o Campeonato Brasileiro. Elise iniciou na modalidade na Casa de Maria e após outros torneios conquistou no ano passado a Copa Paraná. Após conquistar o Campeonato Paranaense de Judô Sub 15, em Londrina, a atleta conquistou também o direito de competir no Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de agosto.
Vereadores propõem moção a atleta de judô de Toledo

Moção foi apresentada na Câmara de Toledo na sessão do dia 12

Na 26º sessão ordinária, realizada na segunda feira (12), foi apresentada uma moção de aplausos a Elise Martins, atleta de Judô, pela classificação para disputar o Campeonato Brasileiro. A proposta foi apresentada através do Requerimento 252/2019.

Em 1915 houve a primeira exposição do Judô no Brasil, na cidade de Porto Alegre, onde recebeu o apelido de Conde Koma, por causa da sua elegância e semblante triste. Com o sucesso contínuo dessa arte, brasileiros acabaram entrando para o time oriental e o Judô transformou-se em um dos esportes mais praticados no Brasil.

Em 2013, teve-se o início desta prática esportiva na Casa de Maria, que teve como parceira a Secretaria de Esportes de Toledo, onde foi obtida por uma iniciativa da vereadora Marli do Esporte, que era secretária de Esportes na época, e de Maria Inês Mânica, coordenadora da Casa de Maria, aponta o documento.

A Casa de Maria funciona por oficinas, assim, a atleta Elise Martins demonstrou interesse e matriculou-se. Em pouco tempo de treinamento, o professor notou suas habilidades e dedicação. Desde o início a atleta destacou-se também em torneios regionais e campeonatos estaduais, conquistando no ano passado a Copa Paraná, uma competição extremamente difícil e de alto nível.

Por conquistar o Campeonato Paranaense de Judô na categoria Sub 15, ocorrido em Londrina, a atleta Martins conquistou também o direito de competir no Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de agosto.

O documento foi assinado pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.