Site Panorama Legislativo amplia transparência sobre Câmaras Municipais

por Paulo Torres publicado 01/09/2021 10h35, última modificação 06/09/2021 14h19
O DataSenado e o Interlegis lançaram o site Panorama do Legislativo Municipal, repositório digital com informações sobre as câmaras de vereadores de 5.568 municípios brasileiros. O site detalha o número, gênero e escolaridade dos vereadores e funcionários, além do Orçamento anual, de cada casa legislativa. No caso paranaense o site traz dados das 399 Câmaras Municipais, além da Assembleia Legislativa e do Estado do Paraná e da mesma forma em relação a Toledo.
Site Panorama Legislativo amplia transparência sobre Câmaras Municipais

Site Panorama Legislativo traz também informações e imagem da Câmara de Toledo

Panorama Legislativo.pngO DataSenado e o Interlegis lançaram o site Panorama do Legislativo Municipal, repositório digital com informações sobre as câmaras de vereadores de 5.568 municípios brasileiros. O site detalha o número, gênero e escolaridade dos vereadores e funcionários, além do Orçamento anual, de cada casa legislativa.

O lançamento oficial foi na última quinta-feira (26), durante a 20ª Marcha dos Vereadores, em Brasília, organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Os dados podem ser visualizados em formato de painéis e estão disponíveis para download, o que aumenta a transparência e facilita o acesso às informações por qualquer cidadão. É possível também comparar os números entre municípios e checar informações a partir do ano 2000.

Há também dados sobre cada um dos municípios, como população, expectativa de vida, produto interno bruto (PIB), PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH Municipal), medida composta de indicadores sobre longevidade, educação e renda, segundo a Agência Senado.

No caso paranaense o site traz dados das 399 Câmaras Municipais, além da Assembleia Legislativa e do Estado do Paraná. Da mesma forma em relação a Toledo o Panorama Legislativo apresenta dados do Município e também da Câmara de Vereadores.Panorama Paraná.png