Sessão faz silêncio por tragédia e falecidos no fim de semana

por Paulo Torres publicado 02/05/2022 15h20, última modificação 03/05/2022 11h34
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 2 de maio, homenageou com minuto de silêncio as vítimas do acidente que envolveu um micro-ônibus da Prefeitura de Pato Bragado e um segundo veículo por volta das 5:30h da manhã e causou a morte de 7 vítimas na hora, além do empresário Carlos Alberto de Carli, falecido no final de semana em acidente náutico no Sudoeste. A homenagem incluiu ainda a pioneira Ema Stédile Simionatto, Maria Fátima Pinto e Dirceu Oliveira, além de 7 vítimas fatais de acidente entre Pato Bragado e Marechal Rondon com micro-ônibus da Prefeitura de Pato Bragado que vinha para Toledo com 20 pacientes.
Sessão faz silêncio por tragédia e falecidos no fim de semana

Vereadores e vereadoras e público fizeram minuto de silêncio pelos acidentados e demais falecidos

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 2 de maio, homenageou com minuto de silêncio as vítimas do acidente que envolveu um micro-ônibus da Prefeitura de Pato Bragado e um segundo veículo por volta das 5:30h da manhã e causou a morte de 7 vítimas, sendo 5 na hora, além do empresário Carlos Alberto de Carli, falecido no final de semana em acidente náutico no Sudoeste. A homenagem incluiu ainda a pioneira Ema Stédile Simionatto, Maria Fátima Pinto e Dirceu Oliveira.

Ao abrir o espaço de homenagens o presidente Leoclides Bisognin registrou o trágico acidente náutico que vitimou 8 pessoas de Pato Bragado, afirmando que “começamos muito mal o mês de maio, não vamos dizer quem é o culpado, mas são 8 famílias destruídas pela imprudência de uma pessoa”. Em seguida o presidente abriu o espaço de homenagens na sessão, com os demais vereadores propondo nomes na homenagem.

O vereador Elton Welter registrou o falecimento de Ema Simionatto Stédile, que completaria 100 anos em 2022, era moradora da avenida Maripá e mãe da falecida Otília, de Lorena, Belmiro e da Marisa Stédile e tantos outros filhos que gerou em Toledo e que são belo exemplo de trabalhadores.

O vereador Jozimar Polasso solicitou homenagem às famílias das vítimas do acidente em Pato Bragado e ao empresário, além de Dirceu Oliveira, da Boa Esperança, e também Fátima Pinto, vítima de câncer na última sexta-feira.

Já o vereador Beto Scain solidarizou-se com a família de Carlos de Carli, um jovem que sofreu um acidente e perdeu a vida.

O vereador Chumbinho também expressou sentimentos à família de Carli, registrando que Carlos era seu amigo da adolescência, da época de Xaxim, tanto ele como a esposa. Chumbinho relatou que desde o início se envolveu com o acidente no sábado porque sua filha estava no apartamento com moço que ficou e a filha acabou dando suporte, relatando que ao receber foto custou a acreditar que num lugar tão bonito ocorra um fato como este.

O vereador Dudu Barbosa registrou o falecimento de sua tia Maria Fátima Pinto, que era catequista, professora, mãe e mulher, relatando que não pode se fazer presente por viagem mas que ela era muito amada na sua família.

O vereador Damião Santos se solidarizou com a família de Carli e as famílias de Pato Bragado, registrando que se perdeu um grande empresário, além de uma grande perda para Pato Bragado.

O vereador Valdir Rossetto em seguida relatou que Carlos de Carli era pioneiro de Xaxim e o acidente foi lamentável, estendendo seus sentimentos a toda a família e registrando que lamenta o ocorrido.

Carlos Alberto de Carli, 52 anos, faleceu em acidente com uma lancha na noite de sábado no chamado alagado do Rio Iguaçu, enquanto Loreci Elsner de Carli foi socorrida com suspeita de fratura em uma das pernas e outras pessoas que estavam na lancha tiveram ferimentos médios.

Já o acidente entre Pato Bragado e Marechal Rondon envolveu um micro-ônibus da Secretaria da Saúde que trazia pacientes para exames em Toledo e uma carreta carregada de milho na chamada “curva do Rodeio”. Após choque lateral o coletivo desceu um barranco, enquanto a carreta deixou o local e acabou localizada mais tarde pela Polícia Rodoviária Estadual. Segundo informações extra-oficiais, coletivo era conduzido por César Schaefer, o “Tcheco”, que morreu na hora, além dos pacientes João Szczuk, Ivone Gentilini, Nelson Ditz, Claci Inês Specht Werlang e Lurdes Monteiro e sua filha Fabiane Monteiro. Outras 13 vítimas foram socorridas à UPA de Marechal Rondon.

Luto oficial

O prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, decretou luto oficial no município e a Secretaria de Saúde emitiu nota a respeito, a qual segue abaixo.

“A Administração de Pato Bragado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que em relação ao acidente com o ônibus de transporte de passageiros, ocorrido no início da manhã desta segunda-feira (02) que no transporte coletivo estavam 20 pessoas com o motorista, sendo que 13 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon. Destes, dois estão em estado mais grave e estão sendo transferidos de helicóptero e ambulância. Sete pessoas foram à óbito.

Equipes de Pato Bragado estão na UPA auxiliando nos atendimentos aos bragadenses e também às famílias das vítimas.

A Secretaria de Saúde mantém contato com os familiares das vítimas na Unidade Básica de Saúde Albino Edvino Fritzen, repassando mais informações e esclarecimentos e, acima de tudo, prestando todo apoio necessário.

Portanto, as famílias não precisam de deslocar a Marechal, podem comparecer à UBS local para receberem todas as informações e acompanhamento necessários.”