Presidente lamenta morte de vereador pioneiro

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h30, última modificação 27/07/2020 10h15
O presidente da Câmara Municipal, Adelar Holsbach, manifestou seu pesar pelo falecimento em Toledo na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, de Ondy Hélio Niederauer, integrante da primeira legislatura de Toledo. O vereador disse ser uma grande perda para Toledo e região pela atuação de Ondy e contribuição nos diversos campos onde atuou. Pioneiro, contador, historiador e escritor, Ondy Niederauer, 88 anos, foi homenageado pela Câmara em 2002 com a Cidadania Honorária, pela sua atuação política e profissional na organização do Município, especialmente no período de desbravamento, além de ser o último integrante da primeira legislatura de Toledo desde o falecimento de Rubens Stresser, em 25 de julho.
Presidente lamenta morte de vereador pioneiro

Ondy Niederauer discursa na Câmara no ano 2000, no encerramento da XI Legislatura, observado pelos então vereadores Vitório Boeff (in memoriam), Paulo Gaspar, Rubens Bragagnollo, Lucio de Marchi e Beto Lunitti

O presidente da Câmara Municipal, Adelar Holsbach, manifestou seu pesar pelo falecimento em Toledo nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, de Ondy Niederauer, integrante da primeira legislatura de Toledo. O vereador disse ser uma grande perda para Toledo e região pela atuação de Ondy Niederauer e contribuição nos diversos campos onde atuou.
Pioneiro, contador, historiador e escritor, Ondy Hélio Niederauer, 88 anos, foi homenageado pela Câmara Municipal em 2002 com a Cidadania Honorária de Toledo, através de projeto de Tita Furlan, pela sua atuação política e profissional na organização do Município, especialmente no período de pioneirismo. O ex-vereador também era o último integrante da primeira legislatura de Toledo desde o falecimento de seu ex-colega de Câmara Municipal e amigo, o agrônomo
Rubens Stresser, em 25 de julho passado, em Curitiba.
Nascido em 5 de julho de 1923, em Santa Maria, RS, Ondy casou-se com Alella Werkauser em 1945. Da união vieram os filhos Lory, técnica em contabilidade; George, economista e Paulo Victor, engenheiro civil e o casal adotou Zilma A. Bueno. Ondy formou-se contador em Porto Alegre em 1944, vindo para Toledo em 1950 contratado pela Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná-Maripá para atuar na área de 36 Km ao longo do Rio Paraná por 72 Km a leste e oeste que a empresa adquirira, chamada Fazenda Britânia. Atuou na empresa até 1960, quando passou a trabalhar com escritório próprio de contabilidade e perícias, além de também trabalhar com seguros.
Em 1951 fundou com outros membros a Igreja Evangélica Luterana, subordinada ao sínodo rio-grandense, lavrando seus estatutos e registros, num trabalho que levaria a diversos clubes e entidades criados nos anos que se seguiram. Ainda em 1951 participou da campanha para emancipar a Vila de Toledo de Foz do Iguaçu, sendo eleito vereador na primeira legislatura (1953-56) ao lado de outros oito candidatos.

Em 1953 participou do lançamento do primeiro jornal local, “ O Oeste”, colaborando com notas e crônicas semanais e em 1954 cria, organiza e administra a primeira biblioteca de Toledo. Em 1974, com a fundação do Conselho Municipal de Cultura, passou a ser membro até 1992, quando o organismo foi extinto.
Em 1979 funda com amigos o Museu da Imagem e do Som de Toledo, cujo acervo foi depois doado ao Museu Willy Barth quando de sua criação, passando a colaborar com o órgão na equipe de pesquisas e apoio até a sua desativação, em 1992.
Em sua atuação como radioamador desde os anos 60 prestou diversos serviços à comunidade então sem outros meios de comunicação com o País. Este trabalho também o levou a estabelecer contatos e visitar o Japão em 1983 por 25 dias, palestrando sobre a colonização do Oeste do Paraná na ilha de Okinawa, na Casa do Estudante da América Latina. Em 1984 visitou a Alemanha e a Áustria, também a convite de radioamadores locais.
Por sua trajetória e atuação na área cultural, em 24 de junho de 2004 Ondy Hélio Niederauer teve seu nome atribuído ao Centro Cultural construído na Grande Pioneiro.