Moção homenageia 60 anos da comunidade ucraniana toledana

por Paulo Torres publicado 15/08/2019 14h14, última modificação 15/08/2019 14h14
O Requerimento nº 249, apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, homenageia a comunidade ucraniana pela comemoração dos 60 anos da chegada das primeiras famílias ao município de Toledo. A proposição foi subscrita por 17 vereadores e destaca a trajetória destes imigrantes desde sua chegada a Toledo, no ano de 1959. As primeiras famílias ucranianas se instalaram na comunidade de Ouro Preto.
Moção homenageia 60 anos da comunidade ucraniana toledana

Proposição foi apresentada na sessão ordinária da Câmara segunda-feira

O documento da Câmara de Toledo é dirigido a Mário Koval, presidente da Comunidade Ucraniana de Toledo, na Comunidade Ouro Preto, “expressando os Aplausos deste Legislativo pelos 60 anos da chegada das primeiras famílias ucranianas a este município”. A data foi festejada no dia 20 de julho,

quando a associação ucraniana comemorou seu sexagésimo aniversário com um grande jantar, onde foi ofertada para a comunidade a culinária ucraniana.

As primeiras famílias ucranianas se instalaram na comunidade de Ouro Preto, distrito de Toledo, no ano de 1959, aponta o Requerimento249. “A comunidade Ucraniana de Toledo foi fundada no ano de 1972, constituída inicialmente por 7 famílias, sendo que atualmente ultrapassa o número de 100 famílias”, relata o documento. “Essa comunidade, atualmente presidida pelo Sr. Mário Koval, tem como objetivo vivenciar a religiosidade do rito ucraniano católico; divulgar e ampliar o artesanato, pinturas, danças e músicas folclóricas ucranianas, bem como demais manifestações culturais”, destaca o documento da Câmara de Toledo.

As famílias ucranianas ajudaram a fomentar a agricultura e o agronegócio, fazendo com que o município se tornasse uma potência a nível estadual, tendo reconhecimento no trabalho, na educação e na cultura de seu povo”, aponta a manifestação da Câmara de Toledo.

O Requerimento249 é subscrito pelos vereadores Genivaldo Paes, Ademar Dorfschmidt, Antonio Zóio, Corazza Neto,Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Walmor Lodi.