Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

por Paulo Torres publicado 17/09/2019 14h42, última modificação 17/09/2019 14h42
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 307, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal Miguel Dewes pela implementação do Projeto de Combate à Formiga Cortadeira. O projeto incluiu o curso de Manejo e Controle de Formiga Cortadeira, realizado na escola e aberto à comunidade. A manifestação da Câmara à escola do Distrito de Dez de Maio foi subscrita por 16 vereadoras e vereadores.
Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

Requerimento de aplausos à escola foi apresentado na sessão de segunda-feira

 

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 307, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal Miguel Dewes pela implementação do Projeto de Combate à Formiga Cortadeira. A manifestação da Câmara à escola do Distrito de Dez de Maio foi subscrita por 16 vereadoras e vereadores.

O documento da Câmara é dirigido à senhora Dirce Maria Steffens Kulzer, diretora da Escola Municipal Miguel Dewes, do Distrito de Dez de Maio, “manifestando os Aplausos desta Casa de Leis, pela implementação do Projeto de Combate à Formiga Cortadeira”. Ele lembra que no ano de 1950 foi construída a primeira Escola – Capela em Dez de Maio. Em 1956, o governo estadual destinou verbas para a construção de uma escola com área administrativa e salas para as aulas, sendo denominada Grupo Escolar Municipal Miguel Dewes.

Atualmente a escola conta com diversos projetos, como o Projeto para Combater Formiga Cortadeira. O projeto incluiu o curso de Manejo e Controle de Formiga Cortadeira, realizado nas dependências da escola e aberto à participação da comunidade em geral. O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma da Biolabore/Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, Delma Terezinha Ristof Fontanesi.

Segundo a diretora da Escola, o projeto foi iniciado a partir de uma pesquisa feita sobre um problema que afetasse a todos. Por essa coleta de dados foram desenvolvidas ações para a minimização desse problema. A diretora Kulzer ressalta que durante a pesquisa foi contatado pelos alunos que as formigas cortadeiras trazem um prejuízo em hortas, jardins e plantações. Além disso cada dia é mais difícil controlar, por causa da grande infestação. Contudo, a pesquisa demonstrou que é um problema local de todo o distrito. Assim, o Projeto da Escola Municipal Miguel Dewes teve o intuito de elaborar ações e estratégias para que a comunidade consiga vencer os danos causados por esses insetos.

O Requerimento nº 307 é subscrito pelos parlamentares Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Ascânio Butzge, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Pedro Varela, Vagner Delabio e Walmor Lodi.