GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

por Paulo Torres publicado 16/09/2019 15h40, última modificação 25/11/2019 12h22
A Câmara de Toledo abriu espaço nesta segunda-feira, dia 16, para a Associação Toledana de Ginástica Rítmica, a qual expôs o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. Usaram a tribuna antes da sessão o coordenador do projeto, Franz Menegasso, bem como a técnica Anita Klemann, os quais foram acompanhados no plenário pelo presidente da Associação Toledana de GR, Sérgio Constantino Cerem. A técnica Anita, que recupera-se de um acidente, disse que as meninas teriam o Sul Americano de GR, no Peru, mas não têm os recursos para participar e foi às lágrimas ao falar da situação.
GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

Técnica Anita usa a tribuna observada por vereadores e integrantes do projeto da GR

A Câmara de Toledo abriu espaço nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, para manifestação da Associação Toledana de Ginástica Rítmica, a qual expôs o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. Usaram a tribuna antes da sessão para expor a situação o coordenador do projeto, Franz Menegasso, bem como a técnica Anita Klemann, os quais foram acompanhados no plenário pelo presidente da Associação Toledana de GR, Sérgio Constantino Cerem, bem como pais de atletas. A técnica Anita, que recupera-se de um acidente de trânsito, disse que as meninas teriam o Sul Americano de GR, em Lima, no Peru, mas não têm os recursos para participar e foi às lágrimas ao falar da situação que ameaça a existência do projeto. “Desculpem, eu estou muito triste com isto”, disse a técnica Anita Klemann, que recebeu a Medalha Willy Barth da Câmara de Toledo em 10 de dezembro de 2010, numa das várias manifestações e homenagens em torno da GR ao longo de vários anos.

Nossas crianças merecem o apoio de vocês”, disse Anita Klemann antes da sessão da Câmara, apontando como crítico o atual momento, já que os professores poderão ser dispensados de outubro a fevereiro. “Ou vestimos a camisa da GR ou o projeto morre”, disse a técnica. A falta de recursos iniciou com a saída de empresa que dava o suporte principal e a atual situação pode fazer com que também o Sesi/Fiep deixem o projeto, o que inviabilizaria a participação de 300 meninas no projeto de GR. Atualmente a GR de Toledo envolve 500 meninas de 5 a 23 anos de idade.

O coordenador Franz Menegasso disse que o Sul Americano de GR é um evento fora do orçamento e os recursos do Ministério do Esporte seguem até outubro, mas depois disso seria necessário o engajamento de toda a sociedade de Toledo para manter o projeto e que o engajamento do país das atletas já cresceu muito diante da situação.

Após o uso da tribuna vários vereadores mantiveram contato com os representantes da GR de Toledo e na abertura da sessão o presidente da Câmara, Antônio Zóio, disse que fez contato com vereadores e a Mesa vai fazer um estudo com a assessoria para um repasse de R$ 100 mil à GR, através da devolução de recursos ao Poder Executivo.IMG_7718a.JPG

Confira o vídeo da Tribuna Livre sobre a crise na GR