Educação abre série de audiências com nova titular e planos

por Paulo Torres publicado 20/05/2022 16h15, última modificação 20/05/2022 16h17
A Câmara de Toledo iniciou na sexta-feira, dia 20, uma série de audiências de prestação de contas com a CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebendo a prestação de contas da Secretaria da Educação, liderada pela nova titular da pasta, Marli Gonçalves Costa. A CEC é integrada pelos vereadores Professor Oséias, presidente; Marcelo Marques, vice-presidente; Elton Welter, secretário; e os membros Beto Scain e Valdir Rossetto e a audiência reuniu ainda os vereadores Chumbinho Silva, Jozimar Polasso e Olinda Fiorentin. Pela Secretaria da Educação participaram a nova secretária e os titulares do Departamento de Ensino, Dirce Maria Steffens Kulzer; Departamento da Educação Infantil, Rosemeri Maria Hentz Soares e Departamento de Administração Escolar, Ruan Diego Rodrigues Moreira, além de Alexssandro Morgenroth, do NITE-Núcleo de Inovação e Tecnologia da Educação. A secretária abordou os problemas com o ensino integral, defendeu a reestruturação da pasta e destacou a educação, lembrando os grandes educadores que lideraram a pasta.
Educação abre série de audiências com nova titular e planos

Audiência contou com a nova secretária da pasta, que apresentou sua equipe e planos

IMG_2776a.JPGA Câmara de Toledo iniciou na sexta-feira, dia 20 de maio, uma série de audiências de prestação de contas em diversos setores da administração toledana, atendendo o que prevêem leis federais e municipais quanto à transparência, publicidade e responsabilidade fiscal. A primeira audiência, no dia 20, às 14h, a cargo da CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebeu a prestação de contas da Secretaria Municipal da Educação, atendendo o que determina a Lei "R", n° 122/2015, a cargo da equipe liderada pela nova titular da pasta, Marli Gonçalves Costa. A CEC é integrada pelos vereadores Professor Oséias, presidente; Marcelo Marques, vice-presidente; Elton Welter, secretário; e os membros Beto Scain e Valdir Rossetto e a audiência reuniu ainda os vereadores Chumbinho Silva, Jozimar Polasso e Olinda Fiorentin, além do presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, e Leandro Crestani, do Fórum da Educação e Eliana de Fátima Buzin, do Conselho de Educação. Pela Secretaria da Educação participaram (veja foto ao lado) a nova secretária e os titulares do Departamento de Ensino, Dirce Maria Steffens Kulzer; Departamento da Educação Infantil, Rosemeri Maria Hentz Soares e Departamento de Administração Escolar, Ruan Diego Rodrigues Moreira, entre outros membros da equipe, entre os remanescentes e os novos convocados, além de Alexssandro Morgenroth, do NITE-Núcleo de Inovação e Tecnologia da Educação.

A audiência contou com apresentação da nova titular da pasta, a professora Marli Gonçalves Costa, a qual apresentou sua equipe e alguns dos seus planos. A nova secretária também criticou a estruturação da pasta por dificultar a gestão, apontando que a atual estrutura é de 2005 e da forma como funciona ela vê um problema e faz ofício e nunca mais consegue ver o documento para acompanhar o assunto. “Não pode ser assim, temos que achar uma forma de resolver isso”, disse a ex-vereadora, que assumiu no início do mês. Ela agradeceu as felicitações e manifestações por sua posse e comentou as primeiras medidas, que incluíram colocar à disposição 22 pessoas. Ela disse que pode até arrumar inimigos com isso, mas era necessário e após arrumar a pasta muitos retornarão, mas não adianta uma estrutura “de caixinhas”. “Sem professor na sala de aula não adianta pintar a sala de ouro, não se susbstitui o profissional de educação”, disse ela, anunciando que pretende ter um mapeamento para saber quem está em cada sala. A nova secretária disse que a situação ainda é difícil, mas não é nem metade do que pegou há duas semanas atrás. Marli disse que havia casos de atestados que se sucediam há três anos, mas isto dá espaço para se chamar um profissional.

Marli Costa disse que o ensino integral é o grande desafio a ser enfrentado e pretende agir para que ele “aconteça e aconteça com qualidade”. Marli defendeu a reestruturação da Secretaria da Educação, atualmente contando com quatro departamentos e que considera “ridícula”, apontando que não é de agora, mas vem de anos. A audiência expôs uma estrutura de 36 escolas e 30 CMEIs-Centros Municipais de Educação Infantil, contando com 1.743 servidores, sendo 1.464 professores e 279 servidores do quadro geral.

A secretária Marli Gonçalves Costa também lembrou que assumiu uma coordenação quando Ivone Kloh era a secretária, uma das grandes titulares que a pasta teve, na gestão de Albino Corazza, lembrando os ex-secretários e secretárias, como Maria Eva, Ildo Bombardelli, Hermília Machiavelli, Janice Salvador e Tânia de Grandi. A nova secretária disse que o desafio é muito grande, defendendo que a política partidária não pode determinar na educação, mas sim o conhecimento e o trabalho, afirmando ainda que “quem está no chão das salas sente as carências e recebe as cobranças”, lembrando ainda o dia do pedagogo e seu papel.

A nova secretária falou ainda da situação do ensino integral na Escola Municipal

Carlos João Treis. A nova secretária defendeu o ensino integral, apesar dos problemas que estão ocorrendo. “Não tem porque não está dando certo sumir dali, temos que resolver”, afirmou a secretária da Educação Marli Gonçalves Costa.

Confira a íntegra da audiência da CEC sobre a Educação de Toledo