Diretor expõe ações da Unioeste na Tribuna Livre

por Paulo Torres publicado 09/10/2017 16h15, última modificação 11/10/2017 11h45
O diretor do campus da Unioeste em Toledo, Remi Schorn, usou a Tribuna Livre nesta segunda-feira, dia 9, para falar da importância da instituição. O diretor expôs dados sobre a universidade em Toledo, lembrando ter sido a primeira de um setor que hoje conta com dez instituições no município. Os cursos da Unioeste em Toledo atendem 1,3 mil estudantes na graduação e mais de 400 na pós-graduação e no conjunto a Unioeste transfere R$ 300 milhões, sendo que parte considerável deste valor para o campus de Toledo.
Diretor expõe ações da Unioeste na Tribuna Livre

Diretor da Unioeste em Toledo usou a Tribuna Livre na sessão da Câmara

IMG_0274a.jpgO diretor do campus da Unioeste em Toledo, Remi Schorn, usou a Tribuna Livre na sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 9, para falar da importância da instituição. O diretor expôs dados sobre a universidade em Toledo, lembrando ter sido a primeira de um setor que hoje conta com dez instituições no município. O diretor destacou que a Unioeste em 2017 gerou e captou um total de R$ 59 milhões no campus de Toledo, sendo R$ 46,58 milhões da folha de pagamento e o restante via convênios, bolsas de graduação, mestrado e doutorado. O diretor destacou ainda que se considerado o fator de multiplicação de renda de 1,84% os recursos que a instituição movimenta se elevam a R$ 108,87 milhões. O diretor da Unioeste em Toledo destacou que somente os recursos de bolsas de R$ 749,6 mil superam os recursos de custeio, que são de R$ 728,9 mil.

O professor Remi Schorn disse que a Unioeste é uma instituição extremamente jovem, mas conta com uma pesquisa e extensão relevantes e significativas para o conjunto da comunidade. Segundo o diretor a Unioeste atende 94 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná e é um patrimônio material e imaterial da comunidade e está sendo feita a edificação da instituição com a construção de prédios e também com a contratação de pessoas.

O diretor da Unioeste Remi Schorn disse que a primeira instituição universitária foi constituída no Marrocos por uma mulher e a primeira universidade livre e autônoma foi constituída em Bolonha, Itália. No Brasil o primeiro curso superior surgiu em 1808 na Bahia, sendo que a primeira universidade federal surgiu em 1930. O diretor Remi Schorn disse que a universidade deve ser livre e autônoma para propor sua pesquisa e avançar seus estudos com ferramentas próprias. Para ele a pesquisa e a extensão devem ser relevantes e significativas para o conjunto da comunidade.

Hoje a Unioeste conta em Toledo com 10 cursos de graduação – Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia Licenciatura Matutino, Filosofia Licenciatura Noturno, Química Bacharelado, Química Licenciatura, Serviço Social e Secretariado Executivo, além de 10 cursos de mestrado e quatro de doutorado. Os cursos atendem 1,3 mil estudantes na graduação e mais de 400 na pós-graduação em Toledo e no conjunto a Unioeste transfere R$ 300 milhões, sendo que parte considerável deste valor vem para o campus de Toledo.