Câmara suspende sessão para ouvir alunos e menina quer ser presidente

por Paulo Torres publicado 03/05/2023 14h50, última modificação 16/05/2023 14h09
A sessão da Câmara de Toledo de 2 de maio contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Professor Henrique Brod, do bairro Panorama, os quais interagiram com os vereadores juntamente com as professoras Nivalda Souza Menezes, Silvânia Dalberto Alves e Gizela Ramos dos Santos. O presidente Dudu Barbosa suspendeu a sessão na sua parte final para conversar com os estudantes, falando sobre o papel da Câmara de Toledo e concedendo a palavra a eles para fazerem 8 perguntas. Surgiram questões e dúvidas sobre os cuidados da cidade e melhorias, mas Isaque disse que Guilherme deveria ser governador, Gabriel quer ser vereador e a aluna Maria Helena disse que quer ser presidente do Brasil e perguntou como fazer isso. "Meu sonho é ser presidente e como faço para chegar lá?” disse ela. “Presidente da República?”, conferiu o presidente da Câmara de Toledo. “Huhum”, confirmou a estudante.
Câmara suspende sessão para ouvir alunos e menina quer ser presidente

Alunos da Henrique Brod na visita e Maria Helena (no destaque), que quer saber como ser presidente

A sessão da Câmara de Toledo de 2 de maio, terça-feira, contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Professor Henrique Brod, do bairro Panorama, os quais na visita da tarde interagiram com os vereadores juntamente com as professoras Nivalda Souza Menezes, Silvânia Dalberto Alves e Gizela Ramos dos Santos. O presidente Dudu Barbosa suspendeu a sessão na sua parte final, as Comunicações Parlamentares, para conversar com os estudantes, falando sobre o papel da Câmara de Toledo e concedendo a palavra a eles para fazerem 8 perguntas. Surgiram questões e dúvidas sobre os cuidados da cidade e melhorias, mas Isaque disse que Guilherme deveria ser governador, Gabriel quer ser vereador e a aluna Maria Helena disse que quer ser presidente do Brasil e perguntou como fazer isso.

Meu sonho é ser presidente e como faço para chegar lá?” disse ela. “Presidente da República?”, conferiu o presidente da Câmara de Toledo. “Huhum”, confirmou a estudante. Após a confirmação da estudante de que se referia à Presidência da República o presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, lhe recomendou muito estudo e respeito aos professores. “Primeira coisa, estudar, estudar, estudar, estudar, respeitar bem os professores, respeitar muito os professores. Todo professor pode ser professor sem ser presidente da República, nenhum presidente da República será presidente sem ter um professor na sua vida, então estudar, estudar de novo, estudar, estudar mais uma vez, respeitar os professores, ter muita disciplina, ter muita vontade de fazer o bem, de fazer o correto e fazer o justo e depois participar de um partido político e disputar as eleições”, disse o vereador presidente da Câmara de Toledo. “E parabéns por você pensar assim, desejo sucesso e que você não desista dos teus sonhos, nunca desista dos teus sonhos”, acrescentou o presidente Dudu Barbosa à aluna Maria Helena, da Escola Municipal Professor Henrique Brod.

Print Vitória Conhecendo Toledo.jpg

Agradecemos, em nome da direção e alunos, foi um momento muito importante, ainda mais eles podendo participar, ver que não é uma brincadeira , é uma coisa séria”, disse a professora Silvânia (abaixo, de azul) na abertura do espaço na sessão, acrescentando que assim fica muito mais fácil explicar a eles a Câmara de Toledo enquanto Poder Legislativo.

Outros alunos também fizeram perguntas, e Vitória (à esquerda) perguntou sobre a definição dos nomes dePrint Gabriel Conhecendo Toledo.jpg ruas, enquanto Gabriel (à direita) disse que gostaria de melhorar ruas, escolas, consertar as coisas que estão quebradas e deixar o mundo melhor e ser vereador, recebendo o comentário do vereador presidente de que está no caminho certo. Maria Eduarda perguntou como funciona o Poder Legislativo, recebendo a resposta de olhar a cartilha recebida na visita, enquanto Brian perguntou sobre o controle dos municípios e Isaque falou em seu nome e dos amigos Pedro e Guilherme, dizendo que os vereadores “têm que ajudar a gente” e que “o Guilherme pode ser governador”. Guilherme (abaixo) disse que “meu sonho é ser igual meu primo Bozó”, o Print Guilherme Conhecendo Toledo.jpgvereador Valdomiro Bozó, que revelou ser seu tio e foi convidado pelo presidente a responder ao estudante. “Para mim é gratificante você dizer isso,Print Prof Conhecendo Toledo.jpg eu e sua mãe somos nascidos em lugar bem humilde, em São Sebastião, pertence a Vera Cruz do Oeste, com certeza você vai muito além, pois quando criança não tive esta oportunidade que você tem, mas você já está no caminho e com certeza Deus proverá muito mais para você”, respondeu o vereador ao sobrinho aluno.

Em seguida as perguntas se encerraram e a sessão da Câmara de Toledo foi retomada. Antes, porém, os vereadores e vereadoras deram uma salva de palmas aos alunos.

Conhecendo Toledo

A retomada do Conhecendo Toledo envolve 1.600 alunos de 80 turmas do 4o ano, com as visitas às sedes dos poderes no Centro Cívico Tancredo Neves a partir do mês de abril. Inicialmente, em março, grupos de professores participaram da fase inicial em visitas à Câmara de Toledo e demais poderes nos dias 9 e 10 de março, quinta e sexta-feira,  preparando a retomada do Programa Conhecendo Toledo.

As visitas de alunos à Câmara de Toledo pelo Conhecendo Toledo devem ser realizadas pela manhã e à tarde nas terças e sextas-feiras.

Confira em vídeo a participação dos alunos na sessão da Câmara