Câmara recebe proposta de LOA 2023 de R$ 878,6 milhões

por Paulo Torres publicado 30/09/2022 15h15, última modificação 30/09/2022 15h53
O Município de Toledo projeta receitas e prevê despesas de R$ 878,6 milhões para o próximo exercício, com cerca de R$ 200 milhões previstos para a educação e R$ 172 milhões para a saúde. A informação foi dada pelo prefeito Beto Lunitti na Câmara de Toledo, onde fez a entrega na sexta-feira, 30 de setembro, da proposta da LOA-Lei Orçamentária Anual ao presidente do Poder Legislativo, Leoclides Bisognin. “Terra que tem harmonia tem prosperidade e por conseguinte a satisfação da população”, comentou o prefeito ao entregar a proposta juntamente com o secretário do Planejamento Neuroci Frizzo e sua equipe e o secretário da Fazenda, Jadyr Donin, durante a audiência de prestação de contas da educação. Bisognin repassou imediatamente o projeto ao presidente em exercício da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, o vice-presidente Dudu Barbosa, acompanhado do membro Beto Scain. Regimentalmente a CFO é encarregada da apreciação da proposta orçamentária, definindo o relator e o cronograma de apreciação, com audiência para ouvir a população, além do prazo para emendas.
Câmara recebe proposta de LOA 2023 de R$ 878,6 milhões

Presidente da Câmara Leoclides Bisognin e presidente em exercício da CFO Dudu Barbosa receberam proposta da LOA 2023 do prefeito Beto Lunitti

O Município de Toledo projeta receitas e prevê despesas de R$ 878,6 milhões para o próximo exercício, com cerca de R$ 200 milhões previstos para a educação e R$ 172 milhões para a saúde. A informação foi dada pelo prefeito Beto Lunitti na Câmara de Toledo, onde fez a entrega na sexta-feira, 30 de setembro, da proposta da LOA-Lei Orçamentária Anual ao presidente do Poder Legislativo, Leoclides Bisognin. “Terra que tem harmonia tem prosperidade e por conseguinte a satisfação da população”, comentou o prefeito ao entregar a proposta juntamente com o secretário do Planejamento Neuroci Frizzo e sua equipe e o secretário da Fazenda, Jadyr Donin. Bisognin repassou imediatamente o projeto ao presidente em exercício da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, o vice-presidente Dudu Barbosa, acompanhado do membro Beto Scain. Regimentalmente a CFO é encarregada da apreciação da proposta orçamentária, definindo o relator e o cronograma de apreciação, com audiência para ouvir a população, além do prazo para emendas dos vereadores e da sociedade organizada.

A proposta da LOA 2023 prevê despesas e estima receitas de R$ 878.617.194,53, superando a LOA 2022, prevista na Lei “R” n° 96, que estima receitas e fixa despesas de R$ 728.605.247,56. Na entrega da proposta à Câmara o prefeito voltou a lembrar a importância do Censo que está sendo feito pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, lembrando que 12 habitantes significam R$ 30 milhões a R$ 35 milhões por ano para Toledo em retorno do FPM-Fundo de Participação dos Municípios. Pediu ainda um olhar efetivo do Poder Legislativo, em consonância com a sociedade, para a proposta orçamentária e convidou a todos para acompanhar a próxima etapa da PPP-Parceria Público-Privada da iluminação pública, que foi antecipada em 45 dias e se dará no próximo dia 5 de outubro.

Composição da CFO

A CFO é integrada pelos vereadores Jozimar Polasso, presidente, que está licenciado e deu lugar ao vereador Rodrigo Sales; Dudu Barbosa, vice-presidente; Gabriel Baierle, secretário; e membros Beto Scain e Elton Welter, sendo que este também está licenciado, estando em seu lugar o vereador Roberto Souza. Além do presidente da Câmara Leoclides Bisognin e dos membros da CFO Dudu Barbosa e Beto Scain participaram também do recebimento do projeto os vereadores Eliane Bombardelli, Rodrigo Sales, Enfermeiro Alex e Chumbinho Silva.