Câmara homenageia professora, pioneiras, veterinário e moradores falecidos

por Paulo Torres publicado 27/03/2023 16h30, última modificação 27/03/2023 16h30
A Câmara de Toledo homenageou com minuto de silêncio na segunda-feira, dia 27 de março, as pioneiras do interior Josefina Hermiliato e Maria Geremias, o veterinário Otávio Ruthes, João Simon, Gilberto José da Silva, Emília Maria Winter, Luzinete Conceição da Costa e a professora paulistana Elisabeth Tenreiro, morta em sala de aula. No atentado cometido na capital paulista por um aluno de 13 anos foi morta a professora e feridos dois alunos e as professoras Jane Gasperini, Rita de Cássia Reis e Ana Célia Rosa, as quais estavam estáveis à tarde, enquanto dos dois alunos feridos um estava estável e o outro em estado de choque.
Câmara homenageia professora, pioneiras, veterinário e moradores falecidos

Sessão fez silêncio pela morte de professora, pioneiras, veterinário e moradores falecidos

O vereador Leoclides Bisognin comunicou com muita tristeza a perda do veterinário Otávio Ruthes, esposo da Begair, colega de serviço público, além de João Simon, que atuou por 40 anos na Sadia, lembrando ainda a professora Elisabeth Tenreiro, assassinada pela manhã por um aluno de 13 anos a facada. “Infelizmente temos uma professora que morre assassinada por um aluno em sala de aula”, lamentou o vereador Bisognin.

O vereador Chumbinho Silva disse que trabalhou 35 anos com Begair Ruthes, além de ser amigo

do Léo, “irmão da Begair, que agora é viúva do Otávio”, lembrando que ele vinha sofrendo há algum tempo e que agora Otávio Ruthes teve seu merecido descanso.

O vereador Pedro Varela lembrou o falecimento de Maria Marta Geremias, da Comunidade Nossa Senhora do Rocio, onde era conhecida como Nona Geremias, manifestando condolências pela perda.

Já o vereador Professor Oséias manifestou pesar à Escola Estadual Thomazia Montoro, Vila Sônia, região Oeste de São Paulo, onde foi morta a professora Elisabeth Tenreiro, 71 anos, manifestando

sentimentos a toda a comunidade escolar pelo ocorrido pela manhã, onde também foram feridos dois alunos e três professoras. O vereador Professor Oséias também lamentou a perda de Gilberto José da Silva, pai de sua ex-aluna de Teologia Larissa, a qual havia lhe pedido ajuda para trazer o

pai doente de Arapongas para cá. O vereador Oséias disse porém que pela manhã ela informou que não houve tempo hábil para a transferência.

O vereador Valdir Rossetto registrou o falecimento de Josefina Hermiliato, 89 anos, e Maria Geremias, da mesma idade, apontando que eram ambas pioneiras do interior.

O vereador Genivaldo Jesus lembrou o falecimento de sua sogra Emília Maria Winter, dia 20, agradecendo a cada vereador que compareceu ao velório e sepultamento, além de manifestar condolências à sua esposa, cunhados e netos pela perda. O vereador Genivaldo também registrou o falecimento de Luzinete Conceição da Costa, ocorrido sábado pela manhã, no Coopagro, onde residia, manifestando condolências aos familiares e amigos.

Professora morta

Além da morte da professora Elisabeth Tenreiro, 71 anos, o atentado na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, feriu dois alunos e três professoras e foi cometido por um aluno do 8° ano, com 13 anos de idade, usando uma faca. Saíram feridas as professoras Jane Gasperini, Rita de Cássia Reis e Ana Célia Rosa, as quais estavam estáveis à tarde, enquanto dos dois alunos feridos um estava estável e o outro em estado de choque. O autor do atentado foi contido por uma professora com um mata-leão e entregue na chegada dos policiais chamados à escola. No início da manhã, antes do ataque, ele teria feito um post em rede social de que aguardava este momento “a vida inteira”.