Câmara homenageia família pioneira e 3° criança a nascer em Toledo

por Paulo Torres publicado 21/06/2022 10h20, última modificação 22/06/2022 09h19
A Câmara de Toledo entregou moção de aplausos a Claci Maria Martignoni, por sua atuação como professora e profissional, bem como a condição de terceira criança registrada no Município de Toledo. A homenagem foi entregue na segunda-feira, dia 20 de junho, antes da sessão ordinária. Claci Maria Martignoni nasceu nas proximidades do lago do Parque dos Pioneiros e foi batizada pelo saudoso padre Antonio Patuy. Após a família atuar na região da localidade de Ouro Preto ela veio para a sede, aos 12 anos, para estudar no Colégio Vicentino Incomar, seguindo depois seus estudos em Curitiba, onde graduou-se em Ciências Biológicas. Em seguida ela atuou em Paranaguá por 8 anos e depois retornou a Toledo, atuando como professora em escolas como o Incomar e no La Salle, entre outras.
Câmara homenageia família pioneira e 3° criança a nascer em Toledo

Vereadores e vereadoras com Claci e a moção de aplausos entregue pelo vereador Beto Scain

IMG_3021a.JPG

A Câmara de Toledo entregou moção de aplausos a Claci Maria Martignoni, por sua atuação como professora e profissional, bem como a condição de terceira criança registrada no Município de Toledo. A homenagem foi entregue na segunda-feira, dia 20, antes da sessão ordinária.

Claci Maria Martignoni nasceu nas proximidades do lago do Parque dos Pioneiros e foi batizada pelo saudoso padre Antonio Patuy. Após a família atuar na região da localidade de Ouro Preto ela veio com seus irmãos para a sede, aos 12 anos, para estudar no Colégio Vicentino Incomar em sua primeira sede, ainda de madeira, seguindo depois seus estudos em Curitiba, onde graduou-se em Ciências Biológicas. Em seguida ela atuou em Paranaguá por 8 anos e depois retornou a Toledo, atuando como professora na rede estadual e em escolas particulares como o Incomar e no La Salle, entre outras.

Os pioneiros José Miguel Martignoni e Sybilla Berta Martignoni tiveram três filhos, Araci, Claci e Valdir. Ao completar 69 anos, na última sexta-feira, dia 17 de junho, Claci Maria Martignoni é casada com Euclésio Belorini e prepara-se para comemorar o centenário de seu pai, José Miguel Martignoni, no mês de novembro. Seus pais são falecidos, José há onze anos e Sybilla há dois.

José Miguel Martignoni nasceu em São Luiz Gonzaga, RS, de onde veio para Toledo em 1951, trabalhar em uma das serrarias do desbravamento, retornando ao Rio Grande para casar com Sybilla.IMG_3018b.JPG Retornou a Toledo já casado com Sybilla Berta Martignoni, depois fixando-se em Ouro Preto em julho de 1953, quando Claci tinha apenas 45 dias de vida.

A jovem família fixou-se próximo ao rio, onde era vizinha dos índios, morando em casa feita com troncos e barro e coberta com palha, indo depois para Linha Buê-Caé. Mais tarde a região ganhou a família de Alberto e Júlia Mânica, com os filhos Lourdes, Carmem, Maria e Dorival, os quais visitavam indo pelo mato em um atalho e passando por uma ponte improvisada com um tronco de árvore. Para ir à cidade o caminho era percorrido em carro de bois e no isolamento da floresta Claci lembra da chegada de uma família guarani que lhe chamou a atenção por a mulher trazer uma criança em cesto e outra presa ao corpo por uma tira de tecido, além de duas outras no chão, enquanto o homem seguia com uma espingarda à distância.

Claci iniciou seus estudos em Ouro Preto com sete anos, a partir da criação da escola municipal da localidade, fundada na época, por seu pai. Teve como primeiros professores, Olivo Cielo e Rita Schoffen.

A homenagem a Claci Maria Martignoni foi proposta pelo vereador Beto Scain, o qual destacou a coragem da família pioneira de instalar-se em Toledo no início da década de 1950. Na entrega da homenagem a Claci ela veio à Câmara de Toledo acompanhada do esposo Euclésio Belorini e da irmã Araci Martignoni (foto ao lado). O vereador Beto Scain apontou na entrega da homenagem (foto de cima, à esquerda) as contribuições de Claci e sua família, especialmente na localidade de Ouro Preto, além de Claci atuar como professora e atualmente integrar o Observatório Social de Toledo e gerir a propriedade onde seu pai iniciou em Toledo, em 1953.