Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

por Paulo Torres publicado 18/09/2019 16h25, última modificação 23/09/2019 15h43
As contas municipais de Toledo no segundo quadrimestre de 2019 mostram gastos com pessoal em 49,59%, enquanto as despesas com educação ficaram em 22,07% contra uma exigência legal de 25% e os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto de 15%. Os dados foram expostos na Câmara nesta quarta-feira, dia 18, em audiência de prestação de contas à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento a partir das 14h. A audiência reuniu o prefeito Lucio de Marchi e o secretário da Fazenda Balnei Rotta, além dos vereadores da CFO Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário; e Vagner Delabio, membro.
Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

Prefeito e vereadores da CFO durante a audiência na tarde de quarta-feira

IMG_7754a.JPGAs contas municipais de Toledo no segundo quadrimestre de 2019 mostram queda no percentual de gastos com pessoal para 49,59%, enquanto as despesas com educação ficaram em 22,07% contra uma exigência legal de 25% e os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto em lei de 15%. Os dados foram expostos na Câmara de Toledo nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, em audiência de prestação de contas do Poder Executivo à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento a partir das 14h. A audiência reuniu o prefeito Lucio de Marchi e o secretário da Fazenda Balnei Rotta, além dos vereadores da CFO Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário; e Vagner Delabio, membro, enquanto o membro Albino Corazza teve outro compromisso. Também acompanharam a audiência os vereadores Airton Savello, Janice Salvador, Leandro Moura, Marli do Esporte e Walmor Lodi e o diretor-geral Jadyr Donin, enquanto pelo Executivo expuseram os números o contador Milton Endler e a controladora interna Cleusa Schmee Ullmann.

O prefeito Lucio de Marchi expôs na Câmara de Toledo receitas de R$ 370,2 milhões até o segundo quadrimestre, com Receitas Correntes Líquidas de R$ 442,5 milhões e R$ 219,4 milhões de gastos com pessoal. O prefeito disse aos vereadores que atribui o ajuste das contas após atingirem o percentual de 53,45% de gastos com pessoal ao TAC firmado com o Ministério Público quanto às horas-extras, além do acúmulo de secretarias por secretários como Marisa Cardoso com 3 pastas e o vice-prefeito Tita Furlan com2 pastas, lembrando ainda funções não preenchidas, que na saúde atingiram 70 funções, destacando que o ajusta da despesa com pessoal permitiu pagar progressões e uma pendência acumulada de R$ 1 milhão desde 2014.

Lucio destacou que Toledo vem crescendo bem acima do Paraná e do Brasil e isto atrai população e gera demandas por escolas e CMEIs, apontando que chamou 200 professores, além de servidores da saúde e gestão. O prefeito também disse que a despesa com pessoal cresce mesmo sem inflação, relacionando ainda uma série de obras e projeto, inclusive o que classificou como o maior programa de recapeamento asfáltico da história de Toledo, contemplando bairros e também o interior através das rodovias rurais. As obras incluem reformas de unidades de saúde, nova base do SAMU junto ao Centro de Fisioterapia e Reabilitação na Grande Pioneiro e ampliações nas UBSs do São Francisco, Bressan, São Luiz do Oeste e Maracanã, entre outras, além de escolas e CMEIs no Filadélfia, Concórdia, Amélio Dal Bosco e São Dimas, em Bom Princípio, além de estar sendo novamente licitada para conclusão a Escola do Porto Alegre, entre outras reformas e novas obras. O prefeito anunciou ainda aos vereadores que no Parque Ecológico a Usina do Conhecimento deve ser reformada até o fim do ano, além de ampliado o Aeroporto de Toledo e reformado o Centro de Eventos, além de aplicados R$ 2,2 milhões no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, além de espaços esportivos com grama sintética e “arenas” em bairros e no interior, entre outras obras.

Confira em vídeo a audiência de prestação de contas na CFO