Audiência debate proposta de concessão do Hospital Regional

por Paulo Torres publicado 02/05/2022 10h55, última modificação 03/05/2022 14h30
A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 57, do Poder Executivo, que “autoriza o Executivo municipal a celebrar contrato de concessão de uso do Hospital Regional de Toledo”. A proposição foi encaminhada à Câmara em 5 de abril e prevê que o Hospital Regional seria concedido a terceiro como “concessão onerosa”. Na sexta-feira, dia 29, a Comissão Especial realizou audiência pública para instruir sua tramitação, reunindo parte dos vereadores da Comissão Especial – Marcelo Marques, presidente e os membros Gabriel Baierle e Chumbinho Silva, já que os demais cumpriam compromissos fora do município. Também participaram o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o chefe do Gabinete do Prefeito, Márcio Pena Borges; a secretária da Saúde, médica Gabriela Kucharski; o indicado à chefia da 20a Regional de Saúde, médico Fernando Pedrotti e o assessor jurídico Alexandre Gregório da Silva; e a presidente do Conselho Municipal, de Saúde, Daniela Aparecida Pollis Brandini, assessores, servidores e estagiários, entre outros.
Audiência debate proposta de concessão do Hospital Regional

Audiência dia 29 discutiu proposição que prevê a concessão do Hospital Regional de Toledo

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 57, do Poder Executivo, que “autoriza o Executivo municipal a celebrar contrato de concessão de uso do Hospital Regional de Toledo”. A proposição foi encaminhada à Câmara em de abril e prevê que o Hospital Regional seria concedido a terceiro como “concessão onerosa”. A proposição foi enviada no dia 5 de abril pelo prefeito Beto Lunitti e recebeu a forma do Projeto de Lei n° 57, sendo lida na sessão do dia 11 e em seguida despachado pelo presidente Leoclides Bisognin para apreciação através de Comissão Especial. Na sexta-feira, dia 29 de abril, a Comissão Especial integrada pelos vereadores Beto Scain (Bloco por uma Toledo Melhor); Chumbinho Silva (PP); Gabriel Baierle (Bloco Agronegócio, Desenvolvimento e Inovação); Marcelo Marques (Bloco União por Toledo) e Valdir Rossetto (Bloco Agronegócio, Desenvolvimento e Inovação) realizou audiência pública para instruir a tramitação do Projeto de Lei n° 57.

A audiência, a partir das 14h, reuniu os vereadores da Comissão Especial – Marcelo Marques, presidente e os membros Gabriel Baierle e Chumbinho Silva, já que os demais cumpriam compromissos fora do município. Também participaram o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o chefe do Gabinete do Prefeito, Márcio Pena Borges; a secretária da Saúde, médica Gabriela Kucharski; o indicado à chefia da 20a Regional de Saúde, médico Fernando Pedrotti e o assessor jurídico Alexandre Gregório da Silva; e a presidente do Conselho Municipal ,de Saúde, Daniela Aparecida Pollis Brandini, assessores, servidores e estagiários, entre outros participantes, além de o vereador Jozimar Polasso acompanhou o início em função de outro compromisso. Na audiência o presidente da Comissão Especial, Marcelo Marques, eleito no dia 19 de abril e que autonomeou-se relator do PL 57, destacou a audiência como o momento da comunidade participar, afirmando que discussão em sessão não é momento e defendendo a realização da audiência, apontando que entre os membros da Comissão Especial a questão foi discutida e os vereadores entenderam que era importante ouvir a comunidade.

Márcio Pena Borges disse que o Hospital Regional é uma necessidade da comunidade local e regional, pois ainda que seja local tem alcance regional, embora leve o CNPJ da Prefeitura de Toledo. Pena afirmou que o HR é uma luta de quase 20 anos, primeiro para que abra, segundo para que seja regional de fato, sendo uma necessidade que existe e tende a crescer. “Queremos abrir o quanto antes da melhor forma possível”, congratulando-se com os vereadores pela audiência para ouvir a população, embora atrase a tramitação. O chefe do Gabinete do Prefeito disse que as obras físicas estão na fase final e isso foi visível para quem visitou ou esteve lá, como os vereadores da Comissão Especial do Projeto de Lei n° 57.

Também o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt usou a palavra, lembrando sua atuação como vereador na Câmara de Toledo e a discussão há longo tempo do Hospital Regional, destacando que quando se dá um passo para avançar é preciso comemorar. Ademar lembrou a discussão na Câmara do projeto de criação do cargo de engenheiro para acompanhamento da obra, que o então prefeito José Carlos Schiavinato considerava importante e os desencontros em torno da obra física e as marcas que deixaram, destacando que o importante é que agora estamos avançando para uma conclusão. “A sociedade precisar parar de olhar para aquela obra como uma obra fria simplesmente”, disse Ademar Dorfschmidt, defendendo que a instituição filantrópica é a melhor saída. Lembrou que as tratativas com o governo federal não avançaram, bem como com o governo estadual, defendendo sobre os problemas apontados com as instituições filantrópicas que precisamos buscar um caminho e existem instituições como a Uopeccan, mesmo o Bom Jesus, existente há 55 anos e que hoje é instituição filantrópica, que conseguiu com muito orgulho, apontando que se não conseguisse não teríamos instituição de referência, como hoje é o Hospital Moacir Micheletto, o Hospital Angelina Caron, que são filantrópicos.

Também Ruth Winterkorn, do Observatório Social, usou a palavra e disse que na pandemia Toledo teve gente não tendo onde ser tratada enquanto o Hospital Regional estava lá, destacando a importância de sua utilização. O chefe da 20a Regional Fernando Pedrotti afirmou o apoio do Governo Estado e destacou a disponibilização de AIHs-Autorizações de Internamento Hospitalar e a disponibilização das vagas do HR na Central Estadual de Vagas para todos os municípios e “de certo modo” para todo o Paraná. Pedrotti comparou com uma pedra jogada num lago, onde os círculos vão progressivamente se ampliando, como ocorre com a oferta das vagas, chegando a todo o Paraná.

O presidente da comissão Especial do PL 57 e relator da proposição, Marcelo Marques, disse que pretende concluir sua relatoria na próxima semana “porque a saúde tem pressa”, permitindo assim que a proposição siga sua tramitação.

 Confira a íntegra da audiência do Projeto de Lei n° 57 no vídeo