Tribuna Livre expõe Apac de Toledo, que está em fase final

por Paulo Torres publicado 17/08/2021 11h25, última modificação 24/08/2021 11h40
A Tribuna Livre da Câmara de Toledo foi usada na sessão de segunda-feira, dia 16, pela Apac-Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a qual expôs a situação da obra que atenderá apenados toledanos e deve ser concluída neste ano. A exposição foi feita pelo presidente da Apac, Edson Carollo, e o engenheiro responsável pela obra, Ernani Magnabosco, quando Carollo agradeceu os apoios e lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo do projeto, iniciado ainda na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti, citando participantes, além do apoio que resultou na obra. Magnabosco também agradeceu aos vereadores, apontando que “a Câmara de Vereadores sempre foi parceira e vir aqui é gratidão”.
Tribuna Livre expõe Apac de Toledo, que está em fase final

Membros da Apac e Conselho da Comunidade com os vereadores e vereadoras na sessão

IMG_8195a.JPGA Tribuna Livre da Câmara de Toledo foi usada na sessão de segunda-feira, dia 16 de agosto, pela Apac-Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a qual expôs a situação da obra que atenderá apenados toledanos e que deve ser concluída neste ano e iniciar atendimento. A exposição foi feita pelo presidente da Apac, Edson Carollo, e o engenheiro responsável pela obra, Ernani Magnabosco, quando Carollo agradeceu os apoios e lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo do desenvolvimento do projeto, iniciado em seus primeiros passos ainda na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti, citando participantes como a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal e os empresários Ramassés Mascarello e Balnei Rotta, do Conselho da Comunidade, além do apoio que resultou na obra, afirmando que sem a comunidade, sem a Justiça do Trabalho, associações de bairros, Depen, imprensa, empresas e outros a caminhada não seria um sucesso, agradecendo as muitas doações recebidas nestes quatro anos, inclusive móveis e equipamentos. O engenheiro Ernani Magnabosco em sua fala também agradeceu aos vereadores o apoio ao projeto, apontando que “a Câmara de Vereadores sempre foi parceira e vir aqui é gratidão”.

Edson Carollo disse aos vereadores que a Apac planeja o início das atividades em novembro ou dezembro eApac print.png recentemente receberam da Fraternidade das Apacs sugestões no âmbito da segurança e realiza no dia 18, às 18:30h, a terceira etapa do Seminário Apac, para o qual convidaram o prefeito Beto Lunitti; o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; o Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade, entre outros.

Estrutura e atividades

Já o engenheiro Ernani Magnabosco falou aos vereadores que a obra está 98% pronta e expôs a estrutura montada na unidade (imagem ao lado), que vai atender 40 recuperandos e atuar apenas com o regime fechado. O método Apac propõe uma alternativa ao modelo tradicional de execução penal. Nas unidades em que o método é aplicado há a busca da ressocialização efetiva das pessoas condenadas, por meio de trabalho e estudo em tempo integral, com a aplicação de uma disciplina rígida, segundo sítio eletrônico da instituição. Em Toledo a Apac vai atuar apenas com o sistema fechado e para isso conta com seis celas com treliches, além de cozinha e panificadora, pois o método propõe que o recuperando prepare sua comida, seu alimento, faça o seu pão, aponta Ernani Magnabosco, relatando ainda que Apac também pode ser lido como “Amando o próximo amarás a Cristo”.

O pátio interno é um dos espaços mais importantes, pois viabiliza um dos pilares do método, que é o trabalho, sete dias por semana, segundo o engenheiro. A Apac de Toledo conta com 1.310 m2 e de uma estimativa de investimento de R$ 1,050 milhão inicial custará R$ 3,6 milhões, com um custo de R$ 1.221,00 por metro quadrado, quando uma construção normal custaria R$ 3 mil por m2, disse o engenheiro Ernani aos vereadores. As atividades serão desenvolvidas das 6h às 22h, quando os recuperandos são recolhidos às celas. O trabalho físico diário porém encerra às 18h, quando os recuperandos passam para atividades espirituais e outras que integram o trabalho para sua recuperação. Os recuperandos são selecionados e o perfil exclui o crime organizado, exigindo a participação da família no processo.

A estrutura de segurança conta, além das celas, com um muro, “muito grande, mas que era necessário”, relatou o engenheiro aos vereadores na Tribuna Livre. Além do muro e das celas a Apac também conta com um sistema de 24 câmeras que funcionam 24 horas por dia nas várias dependências.IMG_8199a.JPG

Confira a APAC na Tribuna Livre da Câmara de Toledo em vídeo