Notícias2

por Interlegis — publicado 03/12/2014 09h30, última modificação 17/02/2016 14h10
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Boletim traz proibição de narguilé, alunos na Câmara, moção pelo Pan e outras

Boletim traz proibição de narguilé, alunos na Câmara, moção pelo Pan e outras

por Paulo Torres — última modificação 23/08/2019 16h03

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 210, que traz entre as informações da semana na Câmara de Toledo a votação que aprovou o Projeto de Lei nº 68, que “proíbe o uso e a venda de “narguilé" e seus insumos em espaços públicos”. O boletim traz ainda a visita na sessão de alunos do quarto ano do colégio Alfa Premium. A sessão recebeu o Requerimento nº 263, o qual propõe Moção de Aplausos a Lucas Lóh pela medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru. Outra moção é dirigida ao Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (GPAN) da UTFPR campus Toledo, pelo desenvolvimento de projeto para reciclagem de resíduos de vidraçarias, além de moções a atletas pelas conquistas nos Jogos Escolares, Mundial de Jiu-Jitsu, policiais e aos 50 anos de atuação da maçonaria em Toledo .

Boletim traz proibição de narguilé, alunos na Câmara, moção pelo Pan e outras - Leia mais…

Grupo da UTFPR motiva moção por projeto com vidros

Grupo da UTFPR motiva moção por projeto com vidros

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 15h23

Na segunda-feira (21), foi realizada a 27º sessão ordinária da Câmara de Toledo, onde foi apresentada uma moção de aplausos à equipe integrante do Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (GPAN) da UTFPR campus Toledo. A homenagem foi proposta pelo desenvolvimento do projeto “Reaproveitamento de Resíduos Vítreos de Aterros Sanitários: solução ambiental e geração de renda”, por meio do Requerimento n° 269/2019.

Grupo da UTFPR motiva moção por projeto com vidros - Leia mais…

Professora de bocha adaptada recebe moção por projeto

Professora de bocha adaptada recebe moção por projeto

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 15h12

Na segunda-feira (21), foi realizada a 27º sessão ordinária da Câmara de Toledo, onde foi apresentada uma moção de aplausos, por meio do Requerimento n° 270/2019, à professora Fabia Freire. A distinção foi justificada pela inclusão e o incentivo da modalidade esportiva da Bocha Adaptada no Município de Toledo. A professora buscava um esporte que possibilitasse o trabalho com as pessoas com deficiência severa e teve contato com a Bocha Adaptada em 2012, na cidade de São Paulo.

Professora de bocha adaptada recebe moção por projeto - Leia mais…

Vereadores fazem moção para campeã de badminton

Vereadores fazem moção para campeã de badminton

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 14h56

Na 27º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda feira (21), foi apresentada uma moção de aplausos à atleta de Badminton Natasha Tauane. A distinção, proposta através do Requerimento n° 271/2019, foi justificada pela sua classificação em 1º lugar na categoria Sub 15, nos Jogos Escolares, disputados em Apucarana com atletas de todo o Paraná.

Vereadores fazem moção para campeã de badminton - Leia mais…

Vereadores parabenizam atleta de badminton de Toledo

Vereadores parabenizam atleta de badminton de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 14h37

A 27º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda feira (21), teve apresentada uma moção de aplausos à atleta de Badminton Tainara Sehn, através do Requerimento n° 272/2019. A homenagem foi proposta pela sua classificação em 3º lugar na dupla e o 2º lugar na sua categoria Sub 15, nos Jogos Escolares do ano de 2019.

Vereadores parabenizam atleta de badminton de Toledo - Leia mais…

Loja maçônica recebe moção pelos 50 anos de atuação

Loja maçônica recebe moção pelos 50 anos de atuação

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 14h27

Na 27a sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda-feira (21), foi apresentada uma moção de aplausos à Loja Maçônica Estrela do Oeste I nº 24, pelos 50 anos de atuação. A homenagem à entidade foi proposta através do Requerimento 273/2019 e é dirigida ao mestre maçom, Mauro Aris. A Loja Maçônica Estrela do Oeste I nº 24, foi a primeira loja maçônica fundada em Toledo, no ano de 1966, com as primeiras reuniões acontecendo no porão de uma casa da família Winnikes.

Loja maçônica recebe moção pelos 50 anos de atuação - Leia mais…

Moção aplaude atletas por conquistas no Mundial de Jiu-Jitsu

Moção aplaude atletas por conquistas no Mundial de Jiu-Jitsu

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 14h13

Na segunda feira (21), na 27º sessão ordinária, foi apresentada uma moção de aplausos aos atletas Sidney José dos Santos, Rafael Lima Queiroz e Adril Levy Santana pelos resultados no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu e na Copa Força Verde da Polícia Ambiental, em Umuarama. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento n° 268/2019.

Moção aplaude atletas por conquistas no Mundial de Jiu-Jitsu - Leia mais…

Moção parabeniza policial por 10 anos de Polícia Civil

Moção parabeniza policial por 10 anos de Polícia Civil

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 10h06

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 19, teve apresentado o Requerimento nº 265, o qual propõe Moção de Aplausos ao investigador da Polícia Civil Willian Stédile Stalmann. A homenagem da Câmara de Toledo ao policial civil foi proposta pelos 10 anos de serviços prestados pelo policial à sua corporação.

Moção parabeniza policial por 10 anos de Polícia Civil - Leia mais…

Moção aplaude ´Parangolé´ e o Balanço Geral por 9 anos

Moção aplaude ´Parangolé´ e o Balanço Geral por 9 anos

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 09h58

Foi apresentado na Câmara de Toledo o Requerimento nº 264, o qual propõe moção de aplausos ao Programa Balanço Geral e ao apresentador Nery de Mello, o “Parangolé”. O programa é veiculado na RIC TV e o documento apresentado na sessão de segunda-feira, dia 19 de agosto, justifica a homenagem “pelos serviços sociais prestados à comunidade”.

Moção aplaude ´Parangolé´ e o Balanço Geral por 9 anos - Leia mais…

Moção aplaude toledano pela medalha no Pan do Peru

Moção aplaude toledano pela medalha no Pan do Peru

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 09h23

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 19, teve apresentado o Requerimento nº 263, o qual propõe Moção de Aplausos a Lucas Lóh pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos. Nas disputas em Lima, Peru, o toledano integrou a Seleção Brasileira de Vôlei, a qual conquistou o terceiro lugar, trazendo a medalha de bronze. Em sua carreira Lucas já atuou em várias equipes brasileiras e também da Polônia e Turquia e atualmente faz parte do clube Sesi/SP.

Moção aplaude toledano pela medalha no Pan do Peru - Leia mais…

Policial recebe moção por 16 anos de atuação em Toledo

Policial recebe moção por 16 anos de atuação em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 21/08/2019 15h54

Foi apresentado na Câmara de Toledo o Requerimento nº 266, o qual propõe moção de aplausos à investigadora da Polícia Civil Ana Verginia Brinker. A proposição apresentada na sessão de segunda-feira, dia 19 de agosto, foi proposta pelos 16 anos de serviços prestados à corporação pela policial toledana.

Policial recebe moção por 16 anos de atuação em Toledo - Leia mais…

Policial é homenageada pela atuação na Delegacia da Mulher

Policial é homenageada pela atuação na Delegacia da Mulher

por Paulo Torres — última modificação 21/08/2019 15h50

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 19, teve apresentado o Requerimento nº 267, o qual propõe Moção de Aplausos à investigadora da Polícia Civil Anne Louise Dantas de Oliveira. A homenagem do Poder Legislativo foi proposta pelos 5 anos de serviços prestados à corporação policial paranaense.

Policial é homenageada pela atuação na Delegacia da Mulher - Leia mais…

Câmara de Toledo proíbe narguilé em espaços públicos

Câmara de Toledo proíbe narguilé em espaços públicos

por Paulo Torres — última modificação 21/08/2019 09h48

A Câmara de Toledo aprovou na sessão de segunda-feira, dia 19, o Projeto de Lei nº 68, do vereador Airton Savello, que “proíbe o uso e a venda de “narguilé" e seus insumos em espaços públicos”. A decisão foi tomada em turno final, confirmando a votação realizada em 12 de agosto, quando os vereadores aprovaram a medida em primeiro turno. A proposição prevê o uso de "narguilé" somente por maiores de 18 anos, “em tabacarias e locais congêneres, providos de ambientes específicos para o consumo”, distantes mais de 300 metros dos espaços públicos.

Câmara de Toledo proíbe narguilé em espaços públicos - Leia mais…

Alunos do Alfa Premium acompanham sessão da Câmara

Alunos do Alfa Premium acompanham sessão da Câmara

por Paulo Torres — última modificação 22/08/2019 10h19

A sessão ordinária da Câmara de Toledo nesta segunda-feira, dia 19, foi acompanhada por cerca de 40 estudantes e suas professoras. Os alunos do colégio Alfa Premium integram as turmas do 4° Ano Regular e 4° Ano Bilíngue da escola e vieram à Câmara de Toledo acompanhados de suas professoras. Os estudantes foram saudados pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, o qual solicitou aos vereadores presentes na abertura da sessão que se apresentassem, além de enumerar em seguida os demais integrantes do Poder Legislativo

Alunos do Alfa Premium acompanham sessão da Câmara - Leia mais…

Câmara recebe convite para Circuito Agro em Toledo

Câmara recebe convite para Circuito Agro em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 19/08/2019 10h28

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu em seu gabinete o gerente geral do Banco do Brasil em Toledo, Edson Luiz Cordeiro, e o gerente de Serviços, Ricardo Luiz Bremm, os quais lhe entregaram convite para participar do Circuito de Negócios Agro. O 2° Circuito Agro está sendo desenvolvido pelo Banco do Brasil em 60 municípios brasileiros que se destacam no setor e em Toledo será realizado no dia 23 de agosto, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Câmara recebe convite para Circuito Agro em Toledo - Leia mais…

Boletim traz Ratinho na Câmara, CPI, 44° Festin e moções

Boletim traz Ratinho na Câmara, CPI, 44° Festin e moções

por Paulo Torres — última modificação 16/08/2019 14h37

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 209, que traz a solenidade que liberou recursos de R$ 23 milhões no dia 9, na Câmara Municipal. O evento reuniu de forma inédita na história de Toledo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior na sede do Poder Legislativo, além de secretários estaduais, deputados e prefeitos. O boletim traz ainda o retorno dos trabalhos da CPI da coleta de lixo pela Transportec, que reuniu-se na quarta-feira e aprovou a prorrogação do seu prazo final. O boletim traz também moções de aplausos aos vencedores do 44° Festin Cesar Bohrer como compositor, Ivonete Gonçalves de Souza na categoria Popular, José Antonio Ferrari Borges na Infantil e Samuel Eduardo dos Santos na Juvenil, além dos organizadores. A sessão de 12 de agosto teve apresentadas ainda moções à comunidade ucraniana pelos 60 anos da chegada das primeiras famílias a Toledo e à judoca Elise Martins pela classificação ao Campeonato Brasileiro, entre outras.

Boletim traz Ratinho na Câmara, CPI, 44° Festin e moções - Leia mais…

Cantor e compositor rebe moção por vitória no 44° Festin

Cantor e compositor rebe moção por vitória no 44° Festin

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 15h48

Na 26º sessão ordinária, realizada na segunda feira (12), foi apresentada uma moção de aplausos ao compositor Cesar Roberto Bohrer, pela conquista do 1º lugar na Categoria Composição Popular e Sertaneja, no 44º Festin – Festival de Inverno, com a canção “Meu Velho Pai”. Cesar Roberto Bohrer, apesar de ter apenas 30 anos, é um artista muito conhecido em Toledo e região, tendo vencido seu primeiro festival com apenas três anos de idade, no então Distrito de Ouro Verde do Oeste.

Cantor e compositor rebe moção por vitória no 44° Festin - Leia mais…

Moção aplaude árbitra de futsal de Toledo por sua atuação

Moção aplaude árbitra de futsal de Toledo por sua atuação

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 15h36

Na 26º sessão ordinária, realizada na segunda feira (12), foi apresentada uma moção de aplausos a Aline Turmina pelo seu desempenho como árbitra de Futsal. Aline foi atleta de Futsal durante 10 anos, atuando por diversas equipes do Paraná, e por motivos pessoais e relacionados a lesões decidiu parar em 2012, mas como por muito tempo teve seu pai e tio atuando como juízes de futebol, decidiu fazer o curso para também tornar-se árbitra.

Moção aplaude árbitra de futsal de Toledo por sua atuação - Leia mais…

Vereadores propõem moção a atleta de judô de Toledo

Vereadores propõem moção a atleta de judô de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 15h25

Na 26º sessão ordinária, realizada na segunda feira (12), foi apresentada uma moção de aplausos a Elise Martins, atleta de Judô, pela classificação para disputar o Campeonato Brasileiro. Elise iniciou na modalidade na Casa de Maria e após outros torneios conquistou no ano passado a Copa Paraná. Após conquistar o Campeonato Paranaense de Judô Sub 15, em Londrina, a atleta conquistou também o direito de competir no Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de agosto.

Vereadores propõem moção a atleta de judô de Toledo - Leia mais…

Banda Enigma 77 recebe moção por premiação no 44º Festin

Banda Enigma 77 recebe moção por premiação no 44º Festin

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 15h11

Na segunda-feira (12), foi realizada a 26º sessão ordinária da Câmara de Toledo, onde foi apresentada uma moção de aplausos à Banda Enigma 77, pelo 1º lugar no 44º Festin (Festival de Inverno) de Toledo, Categoria Composição de Bandas. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento 253/2019 e a Banda Enigma 77 foi criada no ano de 2007. Ela foi fundada por Cesar Armani e Fabio Giordani e atualmente é composta pelos dois mais Kelvis Magalhães e André Zavatti.

Banda Enigma 77 recebe moção por premiação no 44º Festin - Leia mais…

Organização recebe moção por 44ª edição do Festin

Organização recebe moção por 44ª edição do Festin

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h53

Na segunda-feira (12), foi realizada a 26ª sessão ordinária foi apresentada uma moção de aplausos a Sandro Flores e Thiaize Ribeiro, vencedores do 44º Festin-Toledo, na Categoria Adulto Sertanejo, por meio do Requerimento n° 254/2019. A 44ª edição do Festival de Inverso de Toledo - Festin, foi realizada durante quatro dias e contou com a participação de 54 cantores.

Organização recebe moção por 44ª edição do Festin - Leia mais…

Moção homenageia oficina por 17 anos de atuação em Toledo

Moção homenageia oficina por 17 anos de atuação em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h44

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, teve apresentado o Requerimento nº 248, o qual propõe moção de Aplausos à Mecânica do Cido por sua trajetória. O documento destaca os “17 anos de excelente trabalho desenvolvido” pelo estabelecimento no município.

Moção homenageia oficina por 17 anos de atuação em Toledo - Leia mais…

Moção aplaude campeão juvenil do 44º Festival de Inverno de Toledo

Moção aplaude campeão juvenil do 44º Festival de Inverno de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h33

O Requerimento nº 247, apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, homenageia o jovem Samuel Eduardo dos Santos. A manifestação da Câmara de Toledo foi proposta por Samuel Eduardo dos Santos ter conquistado o 1° lugar na categoria Juvenil do 44º Festin – Festival de Inverno de Toledo.

Moção aplaude campeão juvenil do 44º Festival de Inverno de Toledo - Leia mais…

Vereadores aplaudem vencedor do 44º Festin na categoria Infantil

Vereadores aplaudem vencedor do 44º Festin na categoria Infantil

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h31

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, teve apresentado o Requerimento nº 246, o qual propõe moção de Aplausos a José Antonio Ferrari Borges pela conquista no 1° lugar na categoria Infantil do 44º Festin – Festival de Inverno de Toledo. A proposta de homenagem da Câmara de Toledo foi subscrita por onze vereadores.

Vereadores aplaudem vencedor do 44º Festin na categoria Infantil - Leia mais…

Moção parabeniza vencedora do 44º Festin na categoria Popular

Moção parabeniza vencedora do 44º Festin na categoria Popular

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h27

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, teve apresentado o Requerimento nº 245, o qual propõe moção de Aplausos a Ivonete Gonçalves de Souza, pela conquista do 1° lugar na categoria Popular no 44º Festin – Festival de Inverno de Toledo. A proposição foi subscrita por onze vereadores .

Moção parabeniza vencedora do 44º Festin na categoria Popular - Leia mais…

Moção homenageia 60 anos da comunidade ucraniana toledana

Moção homenageia 60 anos da comunidade ucraniana toledana

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2019 14h14

O Requerimento nº 249, apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de agosto, homenageia a comunidade ucraniana pela comemoração dos 60 anos da chegada das primeiras famílias ao município de Toledo. A proposição foi subscrita por 17 vereadores e destaca a trajetória destes imigrantes desde sua chegada a Toledo, no ano de 1959. As primeiras famílias ucranianas se instalaram na comunidade de Ouro Preto.

Moção homenageia 60 anos da comunidade ucraniana toledana - Leia mais…

CPI da coleta de lixo aprova mais prazo para ouvir Transportec

CPI da coleta de lixo aprova mais prazo para ouvir Transportec

por Paulo Torres — última modificação 19/08/2019 10h31

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realizou reunião nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, às 9h, quando aprovou requerimento pela prorrogação dos trabalhos por 60 dias. A proposição do vereador Marcos Zanetti foi justificada em função da troca de relator e das dificuldades para efetivar a oitiva de representante da Transportec e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes – Airton Savello, Janice Salvador, Marcos Zanetti e Renato Reimann.

CPI da coleta de lixo aprova mais prazo para ouvir Transportec - Leia mais…

Presidente da Câmara avalia evento com Ratinho Júnior e recursos para Toledo

Presidente da Câmara avalia evento com Ratinho Júnior e recursos para Toledo

por Paulo Torres — última modificação 13/08/2019 11h42

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, avaliou como muito positivo o resultado da vinda do governador Ratinho Júnior a Toledo na sexta-feira, dia 9, quando liberou mais de R$ 20 milhões em recursos para a região, sendo R$ 12 milhões para Toledo. Em evento inédito na história da Câmara de Toledo o governo estadual reuniu mais de 20 prefeitos para a assinatura das liberações, entre eles o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, além dos secretários chefe da Casa Civil, Guto Silva; do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega e o deputado estadual Marcel Micheleto, prefeitos e vereadores, entre outros.

Presidente da Câmara avalia evento com Ratinho Júnior e recursos para Toledo - Leia mais…

Evento na Câmara libera R$ 23 mi, sendo R$ 12,2 mi para Toledo

Evento na Câmara libera R$ 23 mi, sendo R$ 12,2 mi para Toledo

por Paulo Torres — última modificação 14/08/2019 15h39

Solenidade na sexta-feira, dia 9 de agosto, na Câmara Municipal, liberou através da Sedu-Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Fundepar- Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional recursos de R$ 12,2 milhões para Toledo num total de cerca de R$ 23 milhões para mais de 20 municípios da região. Os recursos para Toledo contemplam uma nova escola no bairro Pinheirinho no valor de cerca de R$ 8 milhões e R$ 2,2 milhões para a reforma do Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, além de R$ 2 milhões que serão investidos pela Sanepar no bairro Panorama. O evento reuniu deputados, prefeitos, secretários estaduais e municipais e o governador Ratinho Júnior, que em discurso disse que Toledo é uma cidade diferenciada e que deve ser exemplo para outros municípios.

Evento na Câmara libera R$ 23 mi, sendo R$ 12,2 mi para Toledo - Leia mais…

Boletim traz governador Ratinho na Câmara, CPI, licença do vice e moções

Boletim traz governador Ratinho na Câmara, CPI, licença do vice e moções

por Paulo Torres — última modificação 09/08/2019 16h06

O boletim Toledo Legislativo n° 208 traz a visita do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, à região Oeste, onde assina e homologa na Câmara de Toledo convênios de cerca de R$ 10,9 milhões com mais de 20 municípios. O boletim traz ainda a apresentação na Câmara do projeto de implantação em Toledo da Força Verde Mirim, um projeto sócio-educativo de caráter ambiental que oferece no contraturno escolar atividades com temas como separação de lixo, compostagem e outros. O Toledo Legislativo n° 208 traz ainda a CPI sobre as denúncias na coleta do lixo pela empresa Transportec, que ouviu na quarta-feira, dia 7, o secretário de Meio Ambiente, Neudi Mosconi. Outro tema do boletim são as moções de homenagem aprovadas no retorno das sessões ordinárias no dia 5 de agosto.

Boletim traz governador Ratinho na Câmara, CPI, licença do vice e moções - Leia mais…

Ações do documento