3° Café Rosa na Câmara defende radioterapia via SUS em Toledo

por Paulo Torres publicado 23/10/2019 11h35, última modificação 24/10/2019 12h55
A Câmara de Toledo sediou na quarta-feira, dia 23, o 3o Café Rosa, que reuniu vereadoras, servidoras, estagiárias e o grupo Amigas do Bem Viver, para marcar a conscientização contra o câncer. A programação integra o Outubro Rosa e no evento o Amigas do Bem Viver defendeu o oferecimento em Toledo do tratamento de radioterapia pelo SUS. O grupo aponta que atualmente ele só é oferecido em Toledo via convênio e o deslocamento até Cascavel para quem está debilitado na luta contra a doença é desgastante. Para o Amigas do Bem Viver é uma luta a mais para quem já está enfrentando o desconforto da doença, como uma senhora de 80 anos que sofre esta situação.
3° Café Rosa na Câmara defende radioterapia via SUS em Toledo

Café Rosa reuniu vereadoras, assessoras e estagiárias na Câmara de Toledo

A Câmara de Toledo sediou na quarta-feira, dia 23 de outubro, o 3o Café Rosa, que reuniu vereadoras, servidoras, estagiárias e o grupo Amigas do Bem Viver, além de vereadores, servidores e estagiários, a partir das 8:30h, para marcar a conscientização contra o câncer. A programação integra o Outubro Rosa e no evento na Sala de Reuniões da Câmara o Amigas do Bem Viver defendeu o oferecimento em Toledo do tratamento de radioterapia pelo SUS. O grupo Amigas do Bem Viver aponta que atualmente ele só é oferecido em Toledo via convênio e o deslocamento até Cascavel para quem está debilitado na luta contra a doença é desgastante. Para o Amigas do Bem Viver o deslocamento de van é uma luta a mais para quem já está enfrentando o desconforto da doença, defendendo que até mesmo a quimioterapia seja buscada para ser disponibilizada em Toledo via SUS.

O evento contou com o presidente da Câmara, Antônio Zóio, as vereadoras Olinda Fiorentin – que organiza o Café Rosa -, e Marly Zanete, além dos vereadores Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Leandro Moura e Valtencir Careca, servidores e estagiários. Após a abertura pela organizadora Olinda Fiorentin, agradecendo a presença de todos na terceira edição do evento e a manifestação do Amigas do Bem Viver, a vereadora Marly Zanete falou do câncer a partir de sua experiência de agente de saúde, apontando que no Distrito de Novo Sarandi, onde reside, cinco mulheres estão enfrentando a doença e comentando que este número de casos numa comunidade relativamente pequena mostra o quanto é necessário dar atenção à prevenção.

O vereador Ademar Dorfschmidt deu seu testemunho pessoal, apontando que os homens também precisam deixar de lado a postura da maioria de relevar questões de cuidados pessoais. Ele relatou que sentiu uma ardência numa coxa à noite e ao verificar descobriu um nódulos grande e outro nas costas, marcando sua primeira cirurgia na vida. Ele acabou exigindo ficar acordado e ao final da cirurgia, que lhe rendeu 14 pontos nas costas e 16 na coxa, a equipe não se afastava e o médico lhe falou que a cicatriz ficaria bonita mas o nódulo na coxa fora detectado como câncer. Ele disse que o fato lhe levou a uma reflexão sobre a vida e é preciso ser forte num momento destes, mas após uma cirurgia grande fez a tomografia e ela apontou que o câncer fora totalmente retirado.

As integrantes do Amigas do Bem Viver Leila Dullius e Terezinha Aparecida Ferreira da Fonseca também falaram sobre a prevenção e o enfrentamento da doença, defendendo o apoio aos pacientes, assim como o vereador Ademar, que alertou para o cuidado no abordar a pessoa, evitando ficar cobrando em que fase está o tratamento, por exemplo. “É preciso dar sustentação a estas pessoas com muito carinho”, apontou, defendendo que apoiar é também viver a vida normalmente com as pessoas atingidas. Terezinha defendeu o oferecimento da radioterapia em Toledo. “Algumas guerreiras estão muito debilitadas e estão fazendo o tratamento lá”, apontou ela, relatando o caso de uma senhora de 80 anos que hoje vive este problema de ir, fazer radioterapia em Cascavel e voltar. Terezinha e Leila não estimam quantos pacientes enfrentam o câncer em Toledo hoje, mas defendem que o oferecimento da radioterapia aqui facilitaria bastante seu atendimento. “Tem muita gente em tratamento contra o câncer em Toledo”, afirmam.IMG_8058a.JPG