Notícias

por tol publicado 17/12/2015 17h20, última modificação 05/01/2016 17h05
Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

por Paulo Torres — última modificação 18/09/2019 19h29

As contas municipais de Toledo no segundo quadrimestre de 2019 mostram gastos com pessoal em 49,59%, enquanto as despesas com educação ficaram em 22,07% contra uma exigência legal de 25% e os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto de 15%. Os dados foram expostos na Câmara nesta quarta-feira, dia 18, em audiência de prestação de contas à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento a partir das 14h. A audiência reuniu o prefeito Lucio de Marchi e o secretário da Fazenda Balnei Rotta, além dos vereadores da CFO Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário; e Vagner Delabio, membro.

Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento - Leia mais…

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego

por Paulo Torres — última modificação 18/09/2019 13h49

O boletim Toledo Legislativo n° 214 está on-line com informações da participação da Associação Toledana de Ginástica Rítmica, onde expôs antes da sessão de segunda, dia 16, o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. O presidente da Câmara, Antônio Zóio, disse que vai estudar o repasse de R$ 100 mil via devolução ao Poder Executivo. Na manhã de segunda-feira o presidente da Acamop, Gabriel Cadini, esteve em visita ao presidente da Câmara, Antônio Zóio, juntamente com seu vice-presidente, Ronaldo Pohl, e assessores. A sessão da Câmara teve ainda moções pelos 47 anos da Fanfarra de São Luiz do Oeste, ao Grupo Aconchego pelo trabalho de combate à depressão e aos 27 anos da Fanfarra de Novo Sobradinho, entre outras notícias.

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego - Leia mais…

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 18h12

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16 de setembro, o Requerimento nº 303, que propõe moção de aplausos à Fanfarra da Escola de Novo Sobradinho pelos 27 anos de existência. A homenagem da Câmara, dirigida a Clóvis Scarton, expressa “os aplausos desta Casa de Leis à Fanfarra da Escola de Novo Sobradinho, pelos vinte e sete (27) anos de existência”, comemorados no dia 7 de setembro.

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos - Leia mais…

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 18h09

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 304, que propõe moção de aplausos à Fanfarra das Escolas Municipal, Estadual e Comunidade de São Luiz do Oeste pelos 47 anos de atuação. O documento é dirigido ao professor Cristiano Kronbauer, maestro da Fanfarra de São Luiz do Oeste, que neste ano desfilou no Parque Ecológico Diva Paim Barth no dia 7 de setembro com 40 integrantes.

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos - Leia mais…

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 17h56

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16, o Requerimento nº 305, que propõe moção de apoio à inclusão da Guarda Municipal de Toledo e de todas as cidades brasileiras, na aposentadoria especial da PEC que modifica o sistema de previdência social. A moção apoia a inclusão da Guarda Municipal de Toledo e de todas as cidades brasileiras, na aposentadoria especial da PEC que modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias.

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial - Leia mais…

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 17h50

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 306, que propõe moção de aplausos à Equipe Toledana de Ginástica Acrobática, Campeã Nacional sub-16, categoria iniciantes. As disputas foram realizadas em São Bernardo do Campo, SP. O documento foi subscrito por 16 vereadoras e vereadores e foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16.

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional - Leia mais…

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 17h42

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 307, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal Miguel Dewes pela implementação do Projeto de Combate à Formiga Cortadeira. O projeto incluiu o curso de Manejo e Controle de Formiga Cortadeira, realizado na escola e aberto à comunidade. A manifestação da Câmara à escola do Distrito de Dez de Maio foi subscrita por 16 vereadoras e vereadores.

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras - Leia mais…

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 17h37

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16 de setembro, o Requerimento nº 308, que propõe moção de aplausos ao Aconchego: Grupo de Apoio aos Depressivos e seus Familiares. A manifestação da Câmara de Toledo foi justificada “pelo excelente e relevante trabalho realizado pelo Grupo de Apoio aos Depressivos e seus Familiares.

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão - Leia mais…

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 18/09/2019 19h25

O presidente da Acamop-Associação de Câmaras Municipais do Oeste do Paraná, Gabriel Cadini, esteve em visita à Câmara de Toledo na manhã de segunda-feira dia 16, sendo recebido pelo presidente toledano, Antônio Zóio. Acompanhado do vice-presidente, Ronaldo Pohl, e do assessor jurídico da Acamop, Antônio Marcos Espínola, Cadini expôs ao presidente da Câmara de Toledo as ações que vêm sendo desenvolvidas pela entidade e seu trabalho em prol do municipalismo e da valorização do Poder Legislativo.

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo - Leia mais…

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 13h09

A Câmara de Toledo abriu espaço nesta segunda-feira, dia 16, para a Associação Toledana de Ginástica Rítmica, a qual expôs o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. Usaram a tribuna antes da sessão o coordenador do projeto, Franz Menegasso, bem como a técnica Anita Klemann, os quais foram acompanhados no plenário pelo presidente da Associação Toledana de GR, Sérgio Constantino Cerem. A técnica Anita, que recupera-se de um acidente, disse que as meninas teriam o Sul Americano de GR, no Peru, mas não têm os recursos para participar e foi às lágrimas ao falar da situação.

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora - Leia mais…

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções

por Paulo Torres — última modificação 13/09/2019 17h25

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 213, que traz a aprovação em turno final da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, com a diretrizes para a elaboração da LOA-Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. O boletim traz ainda os 50 anos do CTG Galpão Gaúcho, além de moções de aplausos à Polícia Militar do Paraná pelos 165 anos e à aluna da Unioeste Amanda Hissamura Dias, que conquistou o 1ª lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia. Outra moção aplaude o investigador Edvaldo Torres, pelos 44 anos de serviços à segurança pública do Paraná, que incluíram a atuação como delegado nomeado em Ouro Verde e Toledo e a possível vaga na Câmara para o segundo suplente, Beto Scain, além de moção à pioneira Vilma Romilda Spohr Follman pelos seus 102 anos. Traz ainda reunião da CPI sobre as denúncias em torno da coleta de lixo e a moção pela corrida noturna organizada pelo 19° Batalhão, entre outras informações da semana na Câmara de Toledo.

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções - Leia mais…

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 18h13

O Tribunal de Contas do Paraná aprovou a prestação de contas da Câmara de Toledo, conforme o Processo n° 180950/2019. A decisão, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE no dia 9, foi tomada na apreciação das contas de 2018, no último dia 27 de agosto, pela Segunda Câmara do TCE, integrada pelos conselheiros Artagão de Mattos Leão, Ivan Lelis Bonilha e Ivens Zshoerper Linhares.

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo - Leia mais…

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 12h24

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu no Gabinete da Presidência do Poder Legislativo o presidente do Sincoeste-Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região, Leandro Ramos. A entidade prepara o evento que vai marcar as comemorações do Dia do Contador, no próximo dia 21 de setembro, no Toledão. Acompanhou a visita na manhã desta quinta-feira, dia 12, o diretor-geral da Câmara, Jadyr Donin, que é também contador.

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador - Leia mais…

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 13h02

Na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos à Polícia Militar do Paraná pela comemoração dos 165 anos de história. A história da corporação começa com a emancipação da Província do Paraná da Província de São Paulo e é entrelaçada a importantes episódios históricos. A manifestação do Poder Legislativo de Toledo à PM foi proposta por meio do Requerimento nº 297/2019.

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história - Leia mais…

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 12h42

Na segunda-feira (09), na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo pela realização da 1ª Corrida Noturna de Toledo. Participaram do evento disputado nas ruas e avenidas de Toledo 570 pessoas. A manifestação do Poder Legislativo foi proposta por meio do Requerimento nº 296/2019.

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna - Leia mais…

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 12h31

Na 30º sessão ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos a Amanda Hissamura Dias, estudante da Unioeste – Campus Toledo, pela conquista do 1ª lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Economia Paranaense. A moção à acadêmica vencedora do prêmio estadual foi proposta através do Requerimento nº 298/2019.

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná - Leia mais…

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 12h23

Na segunda feira (09), durante a 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao Investigador de Polícia, Edvaldo Torres, pelos 44 anos de serviços prestados à segurança pública do Paraná. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 295/2019, que destaca a trajetória de Torres, que foi delegado em Ouro Verde do Oeste e Toledo.

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços - Leia mais…

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 15h00

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realizou sua primeira reunião após a prorrogação dos seus trabalhos, atendendo requerimento do presidente, Marcos Zanetti, aprovado pela CPI em 14 de agosto e depois pelo plenário em sessão no dia 19. A reunião nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, contou com os vereadores presidente Marcos Zanetti, vice-presidente Airton Savello e membros Renato Reimann e Ademar Dorfschmidt, enquanto a relatora Janice Salvador não compareceu por ser jurada do 7° Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun.

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo - Leia mais…

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2019 18h43

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, o Requerimento n° 302, que requer informações sobre a instalação de guarda-volumes em estabelecimentos dotados de portas com detector de metais do Município de Toledo. O documento solicita informações sobre ações de fiscalização visando ao cumprimento da Lei “R” nº 129/2016, que prevê a instalação de guarda-volumes em estabelecimentos dotados de portas com detector de metais.

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos - Leia mais…

Moção aplaude pioneira de Novo Sarandi pelos seus 102 anos

Moção aplaude pioneira de Novo Sarandi pelos seus 102 anos

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2019 14h02

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, teve apresentado o Requerimento n° 301, que propõe moção de aplausos a Vilma Romilda Spohr Follman pelos seus 102 anos de vida. Gaúcha do interior de São Luiz Gonzaga, ela veio para Toledo há 58 anos, residindo na Linha Fazenda Branca, depois na Cerâmica Balcewicz, posteriormente em dois pontos distintos da Linha Gavião até mudar-se para a sede distrital de Novo Sarandi.

Moção aplaude pioneira de Novo Sarandi pelos seus 102 anos - Leia mais…

Moção aplaude sargento por 35 anos de PM e atuação em Vila Nova

Moção aplaude sargento por 35 anos de PM e atuação em Vila Nova

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2019 13h54

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, o Requerimento n° 300, que propõe moção de aplausos ao 2º sargento da Polícia Militar Antenor Costa Pereira pelos 35 anos serviços prestados à Polícia Militar. O sargento reside no Distrito de Vila Nova e desde 2012 comandava o Subdestacamento da PM do Distrito de Vila Nova/Sarandi onde permaneceu até encerrar sua atuação na Polícia Militar, no dia 2 de agosto passado.

Moção aplaude sargento por 35 anos de PM e atuação em Vila Nova - Leia mais…

Moção parabeniza CTG Galpão Gaúcho por seus 50 anos

Moção parabeniza CTG Galpão Gaúcho por seus 50 anos

por Paulo Torres — última modificação 10/09/2019 18h54

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9, teve apresentado o Requerimento n° 299, que propõe moção de aplausos ao CTG Galpão Gaúcho, de Linha Giacomini. A proposição destaca o cinquentenário da entidade do interior de Toledo, lembrando desde seu surgimento como o clube esportivo da comunidade até sua transformação em Centro de Tradições Gaúchas, em 1989.

Moção parabeniza CTG Galpão Gaúcho por seus 50 anos - Leia mais…

Ascânio usa tribuna e anuncia licença para dar vaga a Scain

Ascânio usa tribuna e anuncia licença para dar vaga a Scain

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2019 18h58

O suplente de vereador Ascânio Butzge usou a tribuna na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 9, quando anunciou que pretende licenciar-se por metade dos 30 dias de seu período. O gesto abriria vaga para o segundo suplente da coligação, Beto Scain, atendendo compromisso com o vereador Bisognin “em que abrirei mão de 15 dias deste mandato de 30 dias”, anunciou Ascânio Butzge. O primeiro suplente da coligação PMDB-PDT-PC do B, ex-vice-prefeito e diretor da Emdur, assumiu no dia 4, após Bisognin anunciar sua licença na sessão do dia 2 de setembro, segunda-feira.

Ascânio usa tribuna e anuncia licença para dar vaga a Scain - Leia mais…

Câmara de Toledo aprova a LDO 2020 por unanimidade

Câmara de Toledo aprova a LDO 2020 por unanimidade

por Paulo Torres — última modificação 10/09/2019 12h42

A Câmara de Toledo aprovou em turno final na sessão desta segunda-feira, dia 9 de setembro, a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, prevista no Projeto de Lei nº 101, do Poder Executivo, que “estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2020, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do Município de Toledo, para o exercício de 2020”. A votação conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, teve o voto favorável de todos os presentes, após ter havido aprovação unânime também no primeiro turno, dia 2 de setembro.

Câmara de Toledo aprova a LDO 2020 por unanimidade - Leia mais…

Câmara prepara série de audiências em setembro

Câmara prepara série de audiências em setembro

por Paulo Torres — última modificação 10/09/2019 14h00

A Câmara prepara uma série de audiências em setembro, sendo duas ordinárias e uma especial. As audiências iniciam dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h, quando a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento vai tratar da questão habitacional. No dia 25 a Câmara realiza audiência destinada a acompanhar a situação da área educacional, a cargo da CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Já no dia 27, às 14h, haverá a apresentação semestral da execução orçamentária e da gestão fiscal da Emdur, a cargo da CFO.

Câmara prepara série de audiências em setembro - Leia mais…

Boletim traz LDO 2020, posse de suplente e moções à Funet, anciã, padre, etc

Boletim traz LDO 2020, posse de suplente e moções à Funet, anciã, padre, etc

por Paulo Torres — última modificação 05/09/2019 18h18

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 212, que traz a apreciação em etapa final da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, uma das principais peças da administração de Toledo. A LDO de 2020 está prevista no Projeto de Lei nº 101, votado em primeiro turno no dia 2 e que deve ter votação final na sessão do dia 9. O boletim traz ainda o pedido de licença de Leoclides Bisognin, que abriu vaga para o primeiro suplente Ascânio Butzge, além da moção apresentada pelos 45 anos da Funet-Fundação Educacional de Toledo, que hoje conta com 860 alunos, entre outras informações.

Boletim traz LDO 2020, posse de suplente e moções à Funet, anciã, padre, etc - Leia mais…

Pároco e coordenador da Vila Operária recebem homenagens

Pároco e coordenador da Vila Operária recebem homenagens

por Paulo Torres — última modificação 09/09/2019 12h15

A Câmara de Toledo recebeu a visita na quinta-feira, dia 5, do padre Nelton Henkemeier, da Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Operária, o qual foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo, Antônio Zóio. O sacerdote veio acompanhado do coordenador da comunidade paroquial, Airton Heguedichi, e recebeu do presidente da Câmara o Requerimento n° 227/2019. O documento apresentado na sessão da Câmara de Toledo em 31 de julho, propôs uma moção de aplausos ao padre Nelton Henkemeier pelos 20 anos de atuação sacerdotal.

Pároco e coordenador da Vila Operária recebem homenagens - Leia mais…

Câmara faz moção à Funet por seus 45 anos de atuação

Câmara faz moção à Funet por seus 45 anos de atuação

por Paulo Torres — última modificação 04/09/2019 19h08

Na segunda-feira (02), na 23º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos à Fundação Educacional de Toledo - FUNET - pelos seus 45 anos de história. A homenagem foi proposta através do Requerimento nº 291/2019 e destaca que a instituição hoje conta com 860 alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, 180 professores e 20 servidores.

Câmara faz moção à Funet por seus 45 anos de atuação - Leia mais…

Moção a servidora da educação destaca anos de serviços

Moção a servidora da educação destaca anos de serviços

por Paulo Torres — última modificação 04/09/2019 19h01

Nesta segunda-feira (02), na 23º sessão ordinária, foi apresentada uma moção de aplausos a Dalva Rosa Tomas Pasquini, pelos 35 anos de serviços prestados à educação no Município de Toledo. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 290/2019. “A Câmara Municipal de Toledo, por seus representantes, em reconhecimento ao importante trabalho desempenhado por Dalva Rosa Tomas Pasquini, durante seus 35 anos de colaboração à educação municipal, lhe confere a presente Moção de Aplausos”, registra o documento.

Moção a servidora da educação destaca anos de serviços - Leia mais…

Mulher completa 100 anos e motiva moção da Câmara

Mulher completa 100 anos e motiva moção da Câmara

por Paulo Torres — última modificação 04/09/2019 18h54

Na segunda-feira (02), na 23º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos à Senhora Elsa Malvina Becker, pelos 100 anos de vida comemorados no dia 10 de junho. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 289/2019. Ela nasceu na cidade de Boa Vista, no Rio Grande do Sul, onde residiu até seus 5 anos de idade e teve 11 irmãos. Dona Elsa casou com Wilibaldo Becker e da união resultaram 13 filhos, 19 netos, 24 bisnetos e 2 tataranetos.

Mulher completa 100 anos e motiva moção da Câmara - Leia mais…

Ações do documento