Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Saúde é primeira a ter data de audiência na Câmara para prestação de contas

Saúde é primeira a ter data de audiência na Câmara para prestação de contas

por Paulo Torres — última modificação 08/02/2023 16h26

Com a definição da composição das Comissões Permanentes da Câmara de Toledo, iniciada no dia 2 de fevereiro com a escolha dos membros pelos líderes e vereadores, entram na reta final os preparativos para as audiências de prestações de contas setoriais no Poder Legislativo. O primeiro setor a definir data foi a saúde, que realiza audiência no dia 24 de fevereiro, às 14h, atendendo norma federal. Em fevereiro a Câmara deve realizar ainda audiências de prestação de contas do Município de Toledo, a cargo da CFO, além dos Esportes e Lazer, na mesma data, além da educação toledana e da Emdur, no dia 16 de março.

Saúde é primeira a ter data de audiência na Câmara para prestação de contas - Leia mais…

Comissões já definem direções e audiência no dia 15

Comissões já definem direções e audiência no dia 15

por Paulo Torres — última modificação 08/02/2023 11h10

A Câmara de Toledo iniciou as definições dos cargos nas Comissões Permanentes, preenchidas no dia 2 de fevereiro, em reuniões dos líderes de bancadas, vereadores, assessores e servidores. Nesta terça-feira, dia 7, a CCJ-Comissão de Constituição e Justiça, antiga CLR-Comissão de Legislação e Redação, escolheu como presidente o vereador Gabriel Baierle, enquanto a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento elegeu como presidente Leoclides Bisognin, além do vice-presidente Gabriel Baierle. Em seguida o presidente Bisognin nomeou como secretário da CFO o vereador Valdomiro Bozó. À tarde reuniu-se também a CDS-Comissão do Desenvolvimento Sustentável, onde Valdomiro Bozó acabou recebendo apoio da maioria e foi eleito após Careca disponibilizar seu nome a vice-presidente e também ser eleito por unanimidade. O vereador Elton Welter não participou da reunião da CDS.

Comissões já definem direções e audiência no dia 15 - Leia mais…

Sessão homenageia ex-vereador Germano Schweger e outros falecidos

Sessão homenageia ex-vereador Germano Schweger e outros falecidos

por Paulo Torres — última modificação 07/02/2023 15h01

A sessão inaugural da Câmara de Toledo realizou homenagem ao ex-vereador Germano Ferdinando Borovicz Schweger, que integrou a VII Legislatura da Câmara de Toledo, tendo sido eleito em 1976 e exercido o mandato por seis anos. A perda do ex-vereador foi registrada na abertura da sessão pelo presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, que em seguida abriu o espaço aos demais vereadores. Também foram registradas as perdas Celso Baldi, na última sexta-feira, dia 4, de Vanda Maria Monteiro da Silva, esposa do coronel Oscar Monteiro, do Senhor Pedro, que vivia numa chacrinha nos fundos da Escola Agrícola, do agrônomo gaúcho Gaspar Rosso, que virou desbravador no Maranhão, do popular Pedro Chorão, que foi árbitro da Liga de Futebol Amador e de Romildes Salomão, mãe do servidor Jandilson Salomão.

Sessão homenageia ex-vereador Germano Schweger e outros falecidos - Leia mais…

Câmara abre ano com exposição sobre HR, habitação, saúde e educação

Câmara abre ano com exposição sobre HR, habitação, saúde e educação

por Paulo Torres — última modificação 07/02/2023 17h06

O futuro do Hospital Regional deve ter um passo decisivo no dia 22 de fevereiro, quando será aberto o edital para os interessados em administrar o órgão através de cessão onerosa, disse o prefeito Beto Lunitti aos vereadores na sessão inaugural do ano legislativo de Toledo. Falando aos vereadores na primeira sessão ordinária do ano, conforme prevê a Lei Orgânica, o chefe do Poder Executivo expôs as ações previstas e providências que considera necessárias, destacando a visita realizada às instalações do Hospital Regional com vereadores, Observatório Social e outros convidados. Na explanação também foi bordada a invasão de casas em construção e obras previstas, como a UPA Pediátrica, UBS da Pioneiro, trevo na Carlos Sbaraini e estradas do interior.

Câmara abre ano com exposição sobre HR, habitação, saúde e educação - Leia mais…

Câmara de Toledo abre ano legislativo dia 6 com exposição do prefeito

Câmara de Toledo abre ano legislativo dia 6 com exposição do prefeito

por Paulo Torres — última modificação 03/02/2023 11h07

A Câmara de Toledo abre na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o ano legislativo de 2023, com a realização da primeira sessão ordinária do ano, às 14h. A abertura do ano legislativo de Toledo deve contar com a presença do prefeito Beto Lunitti, além dos 19 vereadores que integram a legislatura. A vinda do prefeito ao Poder Legislativo atende o que estabelece a Lei Orgânica de Toledo em seu artigo 55, inciso X, que fixa entre as atribuições do prefeito “remeter mensagem e plano de governo à Câmara por ocasião da abertura de cada sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providências que julgar necessárias”. Como representante do Poder Executivo o prefeito deve expor aos 19 vereadores, como representantes da população, a situação do Município de Toledo, além de solicitar eventuais ações em que necessite de providências junto ao Poder Legislativo.

Câmara de Toledo abre ano legislativo dia 6 com exposição do prefeito - Leia mais…

Câmara de Toledo define Comissões Permanentes e Conselho de Ética e Decoro

Câmara de Toledo define Comissões Permanentes e Conselho de Ética e Decoro

por Paulo Torres — última modificação 07/02/2023 12h31

A Câmara de Toledo definiu a nova composição das suas Comissões Permanentes para o biênio final da atual legislatura, após a renovação da Mesa Diretora. Em reunião na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a partir das 10:10h, líderes de bancadas, vereadores, assessores e servidores fizeram a distribuição das 30 vagas nas seis Comissões Permanentes e ainda as dez vagas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, de acordo com a proporcionalidade das bancadas e as indicações dos líderes partidários. Atualmente a Câmara de Toledo conta com as bancadas do BADI-Bloco Agronegócio, Desenvolvimento e Inovação, BUT-Bloco Unidos por Toledo, Partido Progressista, BPUTM-Bloco por Uma Toledo Melhor e PT-Partido dos Trabalhadores.

Câmara de Toledo define Comissões Permanentes e Conselho de Ética e Decoro - Leia mais…

Presidente Dudu Barbosa lamenta morte de ex-vereador Germano Schweger

Presidente Dudu Barbosa lamenta morte de ex-vereador Germano Schweger

por Paulo Torres — última modificação 02/02/2023 15h01

O presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, lamentou o falecimento do ex-vereador toledano Germano Ferdinando Borovicz Schweger. Germano integrou a VII Legislatura da Câmara de Toledo, tendo sido eleito em 1976 pela comunidade da região de São Pedro, então integrante do município. O presidente Dudu Barbosa destacou a contribuição de Germano Schweger a Toledo e manifestou pesar e condolências à família pela perda em razão de doença. Germano Schweger foi um dos pioneiros da região do hoje município de São Pedro do Iguaçu, sendo eleito vereador por São Pedro quando ainda integrava Toledo e faleceu aos 74 anos.

Presidente Dudu Barbosa lamenta morte de ex-vereador Germano Schweger - Leia mais…

Nova Mesa Diretora assume condução da Câmara de Toledo

Nova Mesa Diretora assume condução da Câmara de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 31/01/2023 12h27

A nova composição da Mesa Diretora, encarregada do Poder Legislativo na segunda metade da atual legislatura, tomou posse no dia 2 de janeiro, segunda-feira, em sessão às 10h que contou com as presenças do prefeito Beto Lunitti e do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, entre outras autoridades e lideranças. A Mesa Diretora teve sua eleição em sessão de instalação, no dia 15 de dezembro, tendo sido eleito como novo presidente Dudu Barbosa, sendo escolhido como vice-presidente Geraldo Weisheimer e como segundo vice-presidente Valtencir Careca. Como primeiro secretário foi escolhido Valdomiro Bozó e como segundo secretário foi eleito Genivaldo Jesus.

Nova Mesa Diretora assume condução da Câmara de Toledo - Leia mais…

Moção da Câmara parabeniza realização da 21a Meia Maratona

Moção da Câmara parabeniza realização da 21a Meia Maratona

por Paulo Torres — última modificação 20/12/2022 15h58

A Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 19 de dezembro, homenageou com moção de aplausos o Rotary Club de Toledo pela realização da 21a Meia Maratona. A prova foi realizada em Toledo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no dia 23 de outubro, a partir das 7:30h, e a homenagem da Câmara trouxe à entrega o pioneiro das corridas de rua em Toledo, médico Torao Takada, e o diretor do Rotary, Fabrício Rios. A entrega foi realizada pelo vereador Leoclides Bisognin, autor da proposição e presidente da Câmara, o qual falou destacou o papel do médico Torao nas corridas de rua em Toledo, apontando que ele já é cidadão honorário e mereceria uma estátua por tudo que realizou por esta modalidade.

Moção da Câmara parabeniza realização da 21a Meia Maratona - Leia mais…

Moção parabeniza Sociedade Rural pela realização da Expo Toledo 2022

Moção parabeniza Sociedade Rural pela realização da Expo Toledo 2022

por Paulo Torres — última modificação 20/12/2022 15h48

A Câmara de Toledo entregou na segunda-feira, dia 19 de dezembro, antes da sessão ordinária, homenagem à Sociedade Rural de Toledo com moção de aplausos pela realização da Expo Toledo. O evento foi realizado de 1o a 4 de dezembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O documento da Câmara parabeniza a entidade “pela organização e o grande sucesso da Expo-Toledo 2022”. A moção de aplausos foi subscrita por todos os vereadores.

Moção parabeniza Sociedade Rural pela realização da Expo Toledo 2022 - Leia mais…

Toledo Legislativo n° 239 traz Mesa Diretora, LOA histórica, Fepart e outras

Toledo Legislativo n° 239 traz Mesa Diretora, LOA histórica, Fepart e outras

por Paulo Torres — última modificação 30/01/2023 11h48

Está no ar o boletim Toledo Legislativo n° 239, com informações das atividades da Câmara de Toledo. A edição traz a eleição da nova composição da Mesa Diretora, encarregada do Poder Legislativo na segunda metade da atual legislatura. A edição traz também a aprovação da LOA-Lei Orçamentária Anual para 2023, a maior da história de Toledo, com projeção de receitas e despesas de R$ 878,6 milhões para o próximo exercício no Município de Toledo, com cerca de R$ 171,4 milhões para a educação e R$ 197,7 milhões para a saúde. O boletim traz ainda as homenagens dos 70 anos de emancipação do Município de Toledo, quando foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário Joaquim Iwasaki e Otacílio Ananias Moreno e com a Medalha Willy Barth Sérgio Campagnolo e Lineu Schenknecht. O Toledo Legislativo n° 239 traz ainda homenagens ao radialista Milton Martins, à Miss Paraná Globo, Laura Beal Catuzzo, além do CTG Estância da Liberdade, entre outras informações.

Toledo Legislativo n° 239 traz Mesa Diretora, LOA histórica, Fepart e outras - Leia mais…

Sessão homenageia Kaefer, Lahm, Binsfield, Fernandes, Abib, Lam e ´Zé Carlos´

Sessão homenageia Kaefer, Lahm, Binsfield, Fernandes, Abib, Lam e ´Zé Carlos´

por Paulo Torres — última modificação 19/12/2022 17h16

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 19 de dezembro, homenageou com minuto de silêncio Lúcio Kaefer, Noeli Maria Binsfield, Nelson Lahm, Reginaldo Fernandes, Monsenhor Jonas Abib, Jeferson Lam e José Carlos. Ao abrir o espaço de homenagens o presidente Leoclides Bisognin registrou o falecimento de Lúcio Kaefer, no domingo, dia 18, registrando que ele era pioneiro de Dez de Maio e tinha 94 anos, relatando ainda os falecimentos de Noeli Maria Binsfield, mãe do Alberto, servidor da Câmara, além de Nelson Adolfo Lahm, irmão do João Lahm, aos 69 anos, e ainda de Reginaldo Fernandes, aos 32 anos, registrando que foi “por acidente, o que é muito mais triste ainda”.

Sessão homenageia Kaefer, Lahm, Binsfield, Fernandes, Abib, Lam e ´Zé Carlos´ - Leia mais…

Câmara aprova em turno final maior orçamento da história: R$ 878,6 mi

Câmara aprova em turno final maior orçamento da história: R$ 878,6 mi

por Paulo Torres — última modificação 20/12/2022 12h25

A Câmara de Toledo apreciou em turno final na sessão de segunda-feira, dia 19, a LOA-Lei Orçamentária Anual para 2023. A LOA do próximo exercício está prevista no Projeto de Lei n° 161 e é a maior da história toledana. A proposta da LOA 2023 projeta receitas e prevê despesas de R$ 878,6 milhões para o próximo exercício no Município de Toledo, com cerca de R$ 171,4 milhões previstos para a educação e R$ 197,7 milhões para a saúde. A proposição foi entregue à Câmara em 30 de setembro, ao presidente do Poder Legislativo, Leoclides Bisognin, além dos vereadores da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento Beto Scain e Dudu Barbosa pelo prefeito Beto Lunitti, acompanhado do então secretário do Planejamento Neuroci Frizzo e do então secretário da Fazenda, Jadyr Donin, além de servidores da pasta e os então vereadores em exercício Eliane Bombardelli, Rodrigo Sales, Enfermeiro Alex e Chumbinho Silva. A proposta da LOA 2023 prevê despesas e estima receitas de R$ 878.617.194,53, superando a LOA 2022, que estima receitas e fixa despesas de R$ 728.605.247,56, num aumento de R$ 150.011.946,97 nos recursos previstos para 2023.

Câmara aprova em turno final maior orçamento da história: R$ 878,6 mi - Leia mais…

Câmara de Toledo elege Mesa Diretora para o biênio 2023-24

Câmara de Toledo elege Mesa Diretora para o biênio 2023-24

por Paulo Torres — última modificação 19/12/2022 15h58

A Câmara de Toledo elegeu a nova composição da Mesa Diretora, encarregada do Poder Legislativo na segunda metade da atual legislatura. A sessão de instalação, presidida pelo atual presidente, Leoclides Bisognin, foi realizada na quinta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 10h. Foi eleito como novo presidente o vereador Dudu Barbosa, que recebeu 11 votos, sendo escolhido como vice-presidente Geraldo Weisheimer, com 12 votos, enquanto como segundo vice-presidente foi escolhido Valtencir Careca, que recebeu 19 votos. Na eleição a primeiro secretário foi escolhido Valdomiro Bozó, com 11 votos, enquanto como segundo secretário foi eleito Genivaldo Jesus, com 12 votos. A posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Toledo será realizada no dia 2 de janeiro de 2023.

Câmara de Toledo elege Mesa Diretora para o biênio 2023-24 - Leia mais…

Moções destacam atletas da Aceffut na Taça Paraná e NFP

Moções destacam atletas da Aceffut na Taça Paraná e NFP

por Paulo Torres — última modificação 13/12/2022 11h34

A Câmara de Toledo realizou a entrega na segunda-feira, dia 12 de dezembro, de moções de aplausos a atletas e representantes da ACEFFUT-Associação Cultural, Esportiva, de Futsal e Futebol de Toledo pelas conquistas obtidas na Taça Paraná e NFP-Novo Futsal do Paraná. As conquistas foram destacadas em uma série de moções de louvor propostas pelo vereador Jozimar Polasso aos atletas da entidade e entregues a eles e seus familiares, além do professor Joel Giovanoni, antes da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12.

Moções destacam atletas da Aceffut na Taça Paraná e NFP - Leia mais…

Sessão registra mortes de enfermeira e de paciente de câncer

Sessão registra mortes de enfermeira e de paciente de câncer

por Paulo Torres — última modificação 12/12/2022 16h27

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 12 de dezembro, registrou os falecimentos da enfermeira Luciana Pereira Pires e de Alcindo Silva. O vereador Genivaldo Jesus voltou a falar sobre os casos de suicídio em Toledo, especialmente os enforcamentos, como o ocorrido no sábado, dia 10, cobrando que seja dada atenção administração municipal à saúde mental da população. O vereador registrou o falecimento da enfermeira Luciana Pereira Pires na manhã de sábado, defendendo que a atenção à saúde mental contemple não apenas os adultos, mas que seja realizada desde a escola, contemplando também as crianças. “Temos que cuidar porque não está sendo fácil”, afirmou o vereador Genivaldo Jesus, pedindo ao prefeito Beto Lunitti e sua secretaria que dê uma atenção especial a estes casos que estão acontecendo em Toledo.

Sessão registra mortes de enfermeira e de paciente de câncer - Leia mais…

Câmara homenageia quatro personalidades nos 70 anos de Toledo

Câmara homenageia quatro personalidades nos 70 anos de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 16/12/2022 10h00

A Câmara de Toledo homenageou em sessão solene na sexta-feira, dia 9 de dezembro, quatro personalidades dentro das comemorações oficiais por ocasião do transcurso dos 70 anos de emancipação do Município de Toledo, em 14 de dezembro próximo. Foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo Joaquim Katsuyuki Iwasaki e Otacílio Ananias Moreno e com a Medalha Willy Barth Sérgio Avelino Campagnolo e Lineu Schenknecht. A solenidade reuniu dezenas de autoridades, lideranças, familiares e populares na Câmara de Toledo na noite de sexta-feira, entre elas o prefeito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, além de médicos e empresários, entre outros.

Câmara homenageia quatro personalidades nos 70 anos de Toledo - Leia mais…

Transparência: Câmara de Toledo tem  ITP de 95,95% do TCE-PR

Transparência: Câmara de Toledo tem ITP de 95,95% do TCE-PR

por Paulo Torres — última modificação 13/12/2022 09h59

A Câmara de Vereadores de Toledo foi classificada com índice ITP de 95,95% pelo Tribunal de Contas do Paraná, ficando na posição 37 entre as 399 Câmaras Municipais do Estado. O ITP é o Índice de Transparência da Administração Pública e foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR em 2018 com base na Resolução nº 09/2018 da Atricon-Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O índice obtido pela Câmara de Toledo é o mesmo das Câmaras de Castro, Pranchita, Salgado Filho e São Pedro do Iguaçu e supera o da Câmara de Guarapuava, que ficou com ITP de 95,50%. "Somos a terceira Câmara entre as de municípios com mais de 140 mil habitantes, isto quer dizer que nossa Câmara está muito bem em todos aqueles dados solicitados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná”, comentou o presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, sobre o resultado do ITP-Índice de Transparência da Administração Pública.

Transparência: Câmara de Toledo tem ITP de 95,95% do TCE-PR - Leia mais…

Moção homenageia Milton Martins por décadas de rádio e eventos

Moção homenageia Milton Martins por décadas de rádio e eventos

por Paulo Torres — última modificação 06/12/2022 17h05

A Câmara de Toledo homenageou na terça-feira, dia 6 de dezembro, o radialista Milton Martins, da Rádio Guaçu de Toledo, pelos anos de dedicação em Toledo na área de rádio e eventos. A homenagem foi proposta pelo vereador Jozimar Polasso, o qual fez a entrega a Milton Martins antes da sessão, juntamente com os demais vereadores presentes.

Moção homenageia Milton Martins por décadas de rádio e eventos - Leia mais…

Sessão homenageia vencedores do 31° Fepart por CTG de Toledo

Sessão homenageia vencedores do 31° Fepart por CTG de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 13/12/2022 11h45

A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 6 de dezembro, reuniu representantes do CTG-Centro de Tradições Gaúchas Estância da Liberdade premiados no 31° Fepart-Festival Paranaense de Arte e Tradição, realizado de 2 a 4 de dezembro, em Pato Branco, no CTG Tarca Nativista, pela entidade e o MTG Paraná-Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná. Participaram na Câmara de Toledo os premiados no 31° Fepart Ana Júlia Cardoso e Gilmar Dallavalle, os quais receberam moções de aplausos da Câmara de Toledo, propostas pelo vereador Jairo Cerbarro, o qual fez a entrega ao lado dos demais vereadores, que apoiaram a homenagem.

Sessão homenageia vencedores do 31° Fepart por CTG de Toledo - Leia mais…

Câmara aprova quiosques em parques e praças e aprecia reajuste de bolsas

Câmara aprova quiosques em parques e praças e aprecia reajuste de bolsas

por Paulo Torres — última modificação 01/12/2022 12h33

A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 29 de novembro, aprovou cinco projetos, sendo um em turno final de votação, o Projeto de Lei nº 144, do Poder Executivo, que autoriza a outorga da concessão administrativa de uso de áreas em parques, praças e outros logradouros públicos para quiosques comerciais ou atividades de lazer e entretenimento. A sessão também aprovou, em primeira votação, outras quatro proposições, todas do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 147 “altera o Código Tributário do Município de Toledo”, enquanto o Projeto de Lei nº 170 “altera a legislação sobre pagamento de bolsa-auxílio no Programa “Florir Toledo” e o Projeto de Lei nº 171, “altera a legislação que autoriza o Executivo municipal a pagar bolsa-auxílio para o desenvolvimento do Programa “Projovem Adolescente”, reajustando os benefícios em 53,84%. Já o Projeto de Lei nº 183 “autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2022” no valor de R$ 2,9 milhões.

Câmara aprova quiosques em parques e praças e aprecia reajuste de bolsas - Leia mais…

Sessão homenageia vítimas da BR-376, doadores e falecidos em Toledo

Sessão homenageia vítimas da BR-376, doadores e falecidos em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 30/11/2022 12h53

A Câmara de Toledo homenageou na sessão realizada na terça-feira, dia 29 de novembro, as vítimas da tragédia ocorrida na BR-376, na divisa do Paraná com Santa Catarina, além dos toledanos Raul Jarabiza, Laís Becker Fisher de Oliveira, Fábio Knorst, Tereza da Silva, José Divino de Jesus Sobral e José de Oliveira, falecidos nos últimos dias. A homenagem às vítimas do deslizamento causado pelas chuvas na Serra do Mar, na divisa do Paraná com Santa Catarina, foi proposta pelo vereador Damião Santos, que lamentou a tragédia, onde mais de 20 veículos foram atingidos. O vereador Valdir Rossetto registrou o falecimento do filho de Gerson Knorst, Fábio, por leucemia, lembrando que no dia 25 de novembro comemorou-se o dia do doador de sangue e de medula, importante para enfrentar este tipo de câncer.

Sessão homenageia vítimas da BR-376, doadores e falecidos em Toledo - Leia mais…

Moção destaca conquista de toledano na Olimpíada Paranaense de Matemática

Moção destaca conquista de toledano na Olimpíada Paranaense de Matemática

por Paulo Torres — última modificação 09/12/2022 12h36

A Câmara de Toledo realizou a entrega de moção de aplausos ao estudante Pedro Isaac Carraro Araújo, premiado na Olimpíada Estadual de Matemática do Paraná. Pedro recebeu a moção antes da sessão ordinária de segunda-feira, dia 29, das mãos do vereador Jairo Cerbarro, que propôs a homenagem com apoio dos demais vereadores. Pedro Isaac Carraro Araújo recebeu a homenagem ao lado de seus pais, convidados para a entrega pelo presidente Leoclides Bisognin, que destacou que uma conquista como esta sempre envolve o papel do pai e da mãe. Pedro, de 12 anos, é filho de Dyogo e Rosângela Araújo, os quais receberam com ele a moção de aplausos.

Moção destaca conquista de toledano na Olimpíada Paranaense de Matemática - Leia mais…

Câmara entrega moções por Parajaps e defende van adaptada

Câmara entrega moções por Parajaps e defende van adaptada

por Paulo Torres — última modificação 01/12/2022 10h19

A Câmara de Toledo entregou na terça-feira, dia 29, moção de aplausos aos atletas cadeirantes que disputaram a 10a edição dos Jogos Paradesportivos Paranaenses, em Londrina, conquistando diversas premiações. A delegação toledana disputou provas de atletismo, bocha, handebol, parabadminton e tênis na 10a edição dos Jogos Paradesportivos Paranaenses, os Parajaps. Os Parajaps tiveram suas disputas de 13 a 15 de novembro, reunindo 1.500 paratletas em Londrina. A 10a edição dos Jogos Paradesportivos Paranaenses, reuniu paratletas de 45 municípios do estado para competir em 17 modalidades. A vereadora Olinda Fiorentin, que propôs a moção, apoiada por todos os vereadores, usou a tribuna para parabenizar a delegação e a coordenadora Sandra Schossler, que também falou para agradecer. A vereadora defendeu que os paratletas recebam um veículo adaptado para suas viagens.

Câmara entrega moções por Parajaps e defende van adaptada - Leia mais…

Moção aplaude toledana eleita Miss Paraná Globo

Moção aplaude toledana eleita Miss Paraná Globo

por Paulo Torres — última modificação 29/11/2022 16h25

A Câmara de Toledo entregou na terça-feira, dia 29 de novembro, moção de aplausos à Miss Paraná Global, Laura Beal Catuzzo, eleita no concurso Miss Paraná Globo, promovido pelo jornalista Danilo D´Ávila, reunindo representantes de 20 cidades do Estado do Paraná. O evento foi realizado no Recanto Cataratas Resort & Convention, um dos patrocinadores, no período de 17 a 20 de novembro, em Foz do Iguaçu, contando com a presença de 20 candidatas de diferentes cidades do Paraná. Laura Beal Catuzzo, 20 anos, recebeu a homenagem antes da sessão ordinária da Câmara de Toledo, acompanhada de seus pais, Roberto Catuzzo e Mirelle Patricia Beal Catuzzo, entre outros familiares.

Moção aplaude toledana eleita Miss Paraná Globo - Leia mais…

Câmara de Toledo implanta Libras em transmissões de sessões

Câmara de Toledo implanta Libras em transmissões de sessões

por Paulo Torres — última modificação 30/11/2022 12h48

A Câmara de Toledo dá mais um passo na sua comunicação com a sociedade, através da adoção da tradução em Libras-Língua Brasileira de Sinais, das transmissões de suas sessões ordinárias e extraordinárias, entre outras transmissões. A medida foi contratada em agosto e deve ser efetivada a partir da próxima semana, iniciando na sessão ordinária de terça-feira, dia 29 de novembro, através de intérpretes de Libras fornecidas pela Feneis-Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, por dispensa de licitação. A tradução das sessões para Libras estará a cargo de duas intérpretes, Júlia Vanessa Dall´Oglio e Cristiane Lourenço Berckembrock Macena.

Câmara de Toledo implanta Libras em transmissões de sessões - Leia mais…

Câmara de Toledo instala decoração para festejos natalinos e fim de ano

Câmara de Toledo instala decoração para festejos natalinos e fim de ano

por Paulo Torres — última modificação 25/11/2022 12h24

A Câmara de Toledo instalou a sua decoração natalina, a qual foi colocada nos principais espaços internos de uso comum, o saguão de entrada e escadarias. A decoração conta com presépio e uma pequena árvore natalina, além de enfeites nos corrimões das escadas de acesso aos pavimentos superior e inferior a partir do saguão de entrada com as cores natalinas, verde, vermelho e dourado. A decoração conta com presépio, além de luzes em cordões decorativos verdes com detalhes vermelhos, verdes e dourados, entre outros, além de bolas coloridas e luzinhas natalinas.

Câmara de Toledo instala decoração para festejos natalinos e fim de ano - Leia mais…

Boletim traz condomínios de lotes, quiosques, Toledão e decoração da Câmara

Boletim traz condomínios de lotes, quiosques, Toledão e decoração da Câmara

por Paulo Torres — última modificação 24/11/2022 11h40

Já está no ar a edição número 238 do boletim Toledo Legislativo, trazendo as principais informações das atividades da Câmara de Toledo. O Toledo Legislativo traz a discussão do Projeto de Lei nº 144, que autoriza o Executivo a outorgar a concessão de áreas em logradouros públicos para quiosques, que gerou grande debate. A sessão também aprovou, em votação final, outras cinco proposições, entre elas o Projeto de Lei nº 96, do Executivo, que trata dos condomínios de lotes. O boletim traz ainda a aprovação da proposição do vereador Professor Oséias tratando da falsa murta, do ficus e da bisnagueira, que passam a ter sua comercialização, cultivo e plantio proibidos, além de fixar um prazo de 180 dias para a erradicação da falsa murta. O boletim traz ainda os preparativos finais para a entrega das homenagens por ocasião dos festejos dos 70 anos de Toledo, a Joaquim Katsuyuki Iwasaki, Otacílio Ananias Moreno, Sérgio Avelino Campagnolo e Lineu Schenknecht. O boletim traz ainda a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná das contas da Câmara de Toledo relativas ao ano de 2021, quando passaram pela Câmara de Toledo cerca de R$ 11 milhões, em 15 licitações para a modernização da estrutura dos gabinetes e administrativa, com aquisição de computadores, notebooks, impressoras e condicionadores de ar, entre outros. O Toledo Legislativo aborda ainda a decoração natalina da sede da Câmara de Toledo, além da homenagem aos 50 anos do “Toledão”, entre outros assuntos.

Boletim traz condomínios de lotes, quiosques, Toledão e decoração da Câmara - Leia mais…

Sessão aprova 5 projetos em turno final e quiosques em primeira votação

Sessão aprova 5 projetos em turno final e quiosques em primeira votação

por Paulo Torres — última modificação 25/11/2022 16h49

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21, aprovou cinco projetos em votação final e em primeira votação o Projeto de Lei nº 144, que autoriza o Executivo a outorgar a concessão administrativa de uso de áreas em parques, praças e outros logradouros públicos para quiosques comerciais ou atividades de lazer e entretenimento e gerou grande debate. A sessão também aprovou, em votação final, outras cinco proposições, entre elas o Projeto de Lei nº 96, do Executivo, que “altera a legislação que dispõe sobre a regulamentação de condomínios de lotes no Município de Toledo”; o Projeto de Lei nº 172, do Executivo, que “altera a legislação que instituiu o Programa “Toledo+Dignidade” e que autorizou o Executivo a conceder o Benefício Eventual Auxílio-Alimentação, através de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. Foram aprovados ainda o Projeto de Lei nº 175, dos vereadores Marcelo Marques, Eliane Bombardelli, Marlize Miquelon, Marly Zanete e Olinda Fiorentin, que “institui o Dia do Empreendedorismo Feminino”, e outros dois projetos do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 178 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 4,8 milhões e o Projeto de Lei nº 179 autoriza créditos de R$ 7,8 milhões. Todos haviam sido aprovados em primeira votação na sessão de 16 de novembro.

Sessão aprova 5 projetos em turno final e quiosques em primeira votação - Leia mais…

Sessão homenageia padre, servidora, esportista e idosa falecidos

Sessão homenageia padre, servidora, esportista e idosa falecidos

por Paulo Torres — última modificação 21/11/2022 16h50

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21 de novembro, homenageou com minuto de silêncio os falecidos no fim de semana, que incluíram o padre José Aparecido Bilha, Gudron Schaffner, a servidora Juliane Ludvig e o esportista Leonildo Aparecido de Souza. O vereador Genivaldo Paes lamentou o falecimento do padre José Aparecido, apontando que foi brutalmente assassinado na cidade de Guaíra, com seu sepultamento na tarde desta segunda-feira, em Assis Chateaubriand. O vereador lembrou que o padre José Aparecido atuou em Toledo, onde foi pároco, atendendo na Paróquia Sagrada Família os bairros Panorama e César Park, entre outros. O vereador Beto Scain registrou o falecimento de Gudron Schaffner, em Tijucas do Sul, no domingo, dia 20. Já o vereador Chumbinho Silva registrou o falecimento de Juliane Ludvig, servidora do Centro de Saúde, na semana passada, enquanto o vereador Valdomiro Bozó registrou o falecimento de Leonildo, conhecido como Léo, integrante da Paróquia Sagrada Família, do Jardim Panorama, além de ter atuado no Grupo de Veteranos do Panorama, do qual foi fundador.

Sessão homenageia padre, servidora, esportista e idosa falecidos - Leia mais…

Ações do documento