Vídeo resgata trajetória das mulheres em Toledo e na Câmara

por Paulo Torres publicado 08/03/2018 15h54, última modificação 08/03/2018 15h54
Um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo resgata a trajetória das mulheres na história de Toledo. O vídeo destaca que Toledo tem na atual legislatura, a 16ª de Toledo, a maior representação feminina de sua história, com quatro vereadoras e uma suplente licenciada. Mas ele também lembra no dia da Mulher, 8 de março, que logo depois da fundação de Toledo pelos 14 desbravadores liderados por Zulmiro Ruaro chegou, ainda em 1946, Vergínia Ruaro, esposa do fundador que teve participação fundamental. Em 1948 as pioneiras ganharam um reforço decisivo, com a chegada das irmãs vicentinas Verônica Sawtczuk, Lúcia Mikosz e Elia Bassani.
Vídeo resgata trajetória das mulheres em Toledo e na Câmara

A médica Fátima Campagnolo, entre os integrantes da legislatura, foi a primeira e única presidente da Câmara

Um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo resgata a trajetória das mulheres na história de Toledo. O vídeo destaca que Toledo tem na atual legislatura, a 16ª de Toledo, a maior representação feminina de sua história, com quatro vereadoras e uma suplente licenciada. Mas ele também lembra no dia da Mulher, 8 de março, que logo depois da fundação de Toledo pelos 14 desbravadores liderados por Zulmiro Ruaro chegou, ainda em 1946, Vergínia Ruaro, esposa do fundador que teve participação fundamental. Em meio à floresta ela garantia a alimentação para um grupo de 40 pessoas que chegou a ter 80 integrantes e recebeu as demais mulheres que vieram construir a cidade. Em 1948 elas ganharam um reforço decisivo, com a chegada das irmãs vicentinas Verônica Sawtczuk, Lúcia Mikosz e Elia Bassani. A atuação feminina espraiou-se, levando à eleição da primeira mulher, a vice-prefeita Dalva Nogueira, em 1982, que levaria anos depois à eleição da primeira vereadora, Maria Cecília Ferreira, em 1992.

Uma legislatura depois as mulheres alcançaram uma conquista ainda maior no Legislativo, com a eleição da primeira presidente da Câmara, a vereadora Fátima Campagnolo. Na legislatura seguinte, de 2001 a 2004, as toledanas tiveram representatividade legislativa, com a eleição da vereadora Florinda Oliveira e a atuação da agora suplente de vereadora Rosali Campos, ex-vice-prefeita no período 1989-92.

Na XIV Legislatura Sueli Guerra e Rosali Campos assumiram como suplentes entre 2009  e  2012 e em seguida Sueli elegeu-se vereadora no período seguinte, mantendo um espaço voltado às causas femininas na Câmara e preparando a conquista que viria na eleição seguinte, com a inédita eleição de quatro vereadoras para a Câmara Municipal. As vereadoras Janice, Marli Costa, Marly Zanete e Olinda mais as suplentes Marcia Johann e Marisa Cardoso somaram mais de 5 mil votos dos toledanos e toledanas para a Câmara Municipal, destaca o vídeo, que está sendo divulgado nas redes sociais Facebook e Youtube através dos perfis da Câmara de Toledo.

Veja o vídeo sobre as mulheres na trajetória de Toledo e da Câmara