Vereadores homenageiam Cristo Rei por seus 70 anos

por Paulo Torres publicado 15/08/2018 15h40, última modificação 17/08/2018 10h11
Na 26° sessão ordinária da Câmara, dia 13, foi apresentada uma moção de aplausos ao Coral Cristo Rei, pelos 70 anos de existência em Toledo. O aniversário do grupo coral pioneiro de Toledo é comemorado em 15 de agosto e a homenagem foi proposta através do Requerimento n° 162/2018. No documento os vereadores apresentaram a história do coral, que é mais antigo que o próprio Município de Toledo. Todos os vereadores subscreveram o Requerimento n° 162/2018.
Vereadores homenageiam Cristo Rei por seus 70 anos

Homenagem ao coral pioneiro foi proposta na sessão de segunda-feira

Na segunda-feira (13), na 26° sessão ordinária da Câmara, foi apresentada uma moção de aplausos ao Coral Cristo Rei, pelos 70 anos de existência em Toledo. O aniversário do grupo coral pioneiro de Toledo foi comemorado em 15 de agosto de 2018 e a homenagem proposta através do Requerimento n° 162/2018.

O Coral iniciou suas atividades no dia 15 de agosto de 1948, quando cantou na primeira celebração de crisma no então acampamento Arroio Toledo. Os pioneiros, cujos primeiros chegaram pouco mais de dois anos antes, usavam o canto para animação das missas, mas também era uma forma de acalentar a saudade e enfrentar as dificuldades do começo de uma nova comunidade.

O Coral Cristo Rei é tido como o coral mais antigo das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e teve vida ininterrupta nestas sete décadas. O Coral Cristo Rei tem grande influência na vertente cultural coralística em Toledo, apontam os vereadores, pois o município destaca-se pelo expressivo número de corais e/ou grupos orfeônicos.

O atual maestro, professor Darcysio Fritsch, está há cinquenta e quatro anos no coro, sendo que nos primeiros três era o organista e depois assumiu a regência musical, ressalte-se, sempre como voluntário.

O Cristo Rei participou de diversos eventos em outros Estados brasileiros, sempre levando o nome do município pela nossa cultura do canto em grupo, apontam os vereadores. O próximo evento regional com a presença do Cristo Rei será na cidade de Medianeira.

Os vereadores que assinaram o documento são Janice Salvador, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.