Vereadores aplaudem 10 anos da Patrulha Escolar-Proerd

por Paulo Torres publicado 20/03/2018 11h31, última modificação 20/03/2018 11h31
No dia 19 de março foi realizada a sétima sessão ordinária da Câmara em que foi apresentada uma moção de aplausos pela passagem dos 10 anos de implantação do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, através do Requerimento nº 36/2018. O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária é uma Unidade da Polícia Militar, responsável pelo Programa Patrulha Escolar Comunitária e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que de 2002 a 2017 capacitou 22.312 alunos dos 5º anos das escolas municipais.
Vereadores aplaudem 10 anos da Patrulha Escolar-Proerd

Sessão da Câmara destacou em moção os 10 anos do Batalhão da Patrulha Escolar

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária é uma Unidade da Polícia Militar do Estado do Paraná, responsável pelo Programa Patrulha Escolar Comunitária e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

O Batalhão tem por finalidade o desenvolvimento de uma ampla rede de proteção à criança e ao adolescente por meio da educação preventiva sobre drogas e violência; seja pela aplicação dos programas citados, ou pela realização da atividade especializada de policiamento que prevê a antecipação aos atos delituosos.

Para ser integrante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária o Policial Militar deve ser voluntário e passar por teste seletivo envolvendo aferição da capacidade intelectual e condições psicológicas, passando então por curso de capacitação que o habilitará a desenvolver as atividades atinentes ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

A Patrulha Escolar data do ano 1994 e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD foi lançado no Estado do Paraná no ano de 2001, programas estes que até então eram subordinados aos Batalhões de área.

No município de Toledo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD teve início no ano de 2002, sendo que de 2002 a 2017 foram capacitados pelo Programa PROERD 22.312 alunos dos 5º anos das escolas municipais.

Em 2018 serão capacitados aproximadamente 1.850 alunos, aponta o documento da Câmara. Os vereadores apontam ainda que 25.162 alunos foram capacitados pelo Programa no município, os quais aprenderam e aprenderão de forma educada e segura a dizer não às Drogas e à Violência.

Em 2008, o Policiamento Escolar de todo o Estado foi reunido sob um único comando, passando a denominar-se Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, cuja sede é em Curitiba e no dia 19 de março de 2018 completou 10 anos de criação.

Hoje, aponta o documento, o Proerd atua junto à comunidade toledana e seus distritos, muito gratos pela missão honrosa em favor de Toledo, buscando soluções para os problemas de criminalidade dentro e no entorno dos estabelecimentos de ensino, prevenindo os atos delituosos e combatendo a evasão escolar. Os vereadores apontam que o programa faz hoje de Toledo um referencial em qualidade de ensino, e consequentemente diminuindo a porcentagem de jovens na criminalidade.

O requerimento foi subscrito pelos vereadores Renato Reimann, Ademar Dorfschmidt, Airton Savelo, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Valtencir Careca, Vagner Delabio e Walmor Lodi.