Tribuna Livre aborda exame do câncer de mama e Chá Rosa

por Paulo Torres publicado 03/10/2017 09h00, última modificação 05/10/2017 10h44
A Tribuna Livre foi usada na sessão desta segunda-feira, dia 2 de outubro, pela coordenadora do Chá Rosa do Toledão, Kátia Césaro, que falou sobre a origem do evento e a importância da prevenção do câncer de mama. Ex-paciente de câncer de mama, Kátia decidiu propor o evento a associadas e conselheiras do Toledo Futebol Clube ao ser liberada pelo oncologista após 5 anos da cirurgia. Integrada ao calendário de eventos do Outubro Rosa, a promoção será no dia 21, às 15:30h, contando ainda com uma segunda etapa no Teatro Municipal no dia 24.
Tribuna Livre aborda exame do câncer de mama e Chá Rosa

Kátia Césaro usa a Tribuna Livre para falar do câncer de mama e do Chá Rosa

A Tribuna Livre da Câmara de Toledo foi usada na sessão desta segunda-feira, dia 2 de outubro, pela coordenadora do Chá Rosa do Toledão, Kátia Césaro, que falou sobre a origem do evento e a importância da prevenção do câncer de mama. Ex-paciente de câncer de mama, Kátia decidiu propor o evento a associadas e conselheiras do Toledo Futebol Clube quando seu marido presidia a entidade, ao ser liberada pelo oncologista após 5 anos da cirurgia. O objetivo era proporcionar um espaço para tratar da qualidade de vida e saúde da mulher e em 17 de outubro do ano retrasado o evento reuniu cerca de 1 mil mulheres no salão do Toledão. Integrada ao calendário de eventos do Outubro Rosa, a promoção neste ano está marcada para o próximo dia 21, às 15:30h, contando ainda com uma segunda etapa no Teatro Municipal de Toledo no dia 24, quando serão abordadas a prevenção e a saúde. A preocupação porém foi ampliada ao câncer nos homens e por conta disto já está definida também a 2ª Noite do Boteco, que vai abordar o câncer de próstata visando conscientizar os homens sobre a necessidade de fazer a prevenção da doença que atinge 62 mil brasileiros a cada ano. Kátia questionou os vereadores sobre sua atenção à prevenção e a realização do exame PSA.

Acompanhada do esposo Cezar Césaro e colegas da organização do Chá Rosa, Kátia Césaro lembrou do seu caso, descoberto por acaso através do autoexame. Ao ver uma publicidade sobre o autoexame ela foi verificar os seios durante o banho e achou um nódulo na mama esquerda. Até ali seu único contato com a doença era através de Rosimeri Giaretta, uma cunhada da irmã, a qual veio a falecer da doença. Kátia lembrou que era uma sexta-feira à noite e teve que esperar até segunda-feira para buscar a consulta. Após duas biópsias ela confirmou o câncer e aos 39 anos e com um filho de apenas 8 anos iniciou a luta contra a doença. Kátia fez a cirurgia, depois 5 sessões de quimioterapia e 30 sessões de radioterapia. Ela disse que buscou forças para enfrentar o tratamento e a perda dos cabelos e cílios e sua própria imagem no espelho onde só quem tem Deus no coração sabe. Sem casos de câncer na família, sem problema de peso e sem hábitos de fumar ou beber, considerados fatores de risco, se questionou sobre o porquê da doença, o propósito daquele câncer.

Hoje, à frente do Chá Rosa, ela transformou a superação da doença numa motivação para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Curada e agradecida ela alerta as mulheres que a prevenção é importante, pois a luta contra o câncer é mais fácil quando em etapa inicial. Ela lembra ainda que desde o início do trabalho do Outubro Rosa o índice de mortes pela doença vem caindo, graças à conscientização e ao tratamento precoce. “Foram 4 mil vidas salvas, inclusive a minha”, afirmou Kátia na Tribuna Livre da Câmara de Toledo. Ela lembrou que no início a prevenção era pouco divulgada, mas quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de cura. “Prevenir é um ato de amor com vocês, com seu corpo e com todos que te amam”, afirmou Kátia Césaro na Tribuna Livre da Câmara Municipal.

IMG_0169a.jpg

Veja vídeo com depoimento da coordenadora do Chá Rosa sobre o câncer de mama