Requerimento destaca enfermagem e atuação da Asten em Toledo

por Paulo Torres publicado 23/05/2018 10h29, última modificação 23/05/2018 10h29
A sessão da Câmara Municipal no dia 21 teve apresentado o Requerimento nº 92, subscrito por 18 vereadores, o qual propõe moção de aplausos à Asten-Associação Toledana de Enfermeiros, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos pela categoria. A entidade possui atualmente cerca de 250 membros das diversas áreas de atuação da profissão e tem como principal evento social o jantar do enfermeiro, realizado sempre no dia 12 de maio, em comemoração ao Dia do Enfermeiro.
Requerimento destaca enfermagem e atuação da Asten em Toledo

Documento de aplausos aos enfermeiros foi apresentado na sessão segunda-feira

A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 92, subscrito por 18 vereadores, o qual propõe moção de aplausos à Asten-Associação Toledana de Enfermeiros, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos pela categoria. A entidade possui atualmente cerca de 250 membros das diversas áreas de atuação da profissão e tem como principal evento social o jantar do enfermeiro, realizado sempre no dia 12 de maio de cada ano, em comemoração ao Dia do Enfermeiro.

A Associação foi fundada no ano de 1995, com o objetivo de representar os profissionais, auxiliar na busca do crescimento profissional e defender seus direitos. Dentre outras funções da entidade está a promoção da valorização profissional, e defesa dos princípios éticos.

O Enfermeiro se dedica a promover e reestabelecer a saúde dos pacientes, trabalhando em parceria com os demais profissionais da área da saúde. A atividade constitui “a maior parte do funcionamento hospitalar, estando esta categoria bem organizada através de sua associação, merecedores de aplausos”, destaca o documento da Câmara de Toledo, subscrito pelos vereadores Edmundo Fernandes, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.

Enfermagem

O Dia do Enfermeiro é comemorado internacionalmente em homenagem a Florence Nightingale (*1820-+1910)enfermeira nascida na atual Itália e falecida na Inglaterra e que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Criméia. Florence recusou o papel de dedicação ao lar e partiu para uma atividade normalmente exercida apenas por freiras e após trabalhar na guerra criou, em 1860, a sua escola de enfermagem no Hospital Saint. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College. No Brasil a semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri (*1814-+1880), pioneira da enfermagem no Brasil que prestou serviços voluntários na Guerra do Paraguai nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá.