Requerimento aplaude Coamo pelos 48 anos de atuação

por Paulo Torres publicado 12/12/2018 10h53, última modificação 12/12/2018 10h53
A Câmara de Toledo teve apresentada na sessão de segunda-feira, dia 10 de dezembro, proposta de moção de aplausos à Coamo Agroindustrial Cooperativa, pelos 48 anos de sua fundação. O Requerimento nº 279, subscrito por todos os 19 vereadores, registra que “a Coamo nasceu e cresceu conjugando a força, união e trabalho dos associados, diretoria e funcionários, e vem proporcionando o desenvolvimento direto e a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida para milhares de pessoas.”
Requerimento aplaude Coamo pelos 48 anos de atuação

Documento da Câmara de Toledo à Coamo foi apresentado na sessão ordinária de segunda-feira

O documento da Câmara de Toledo é dirigido ao diretor-presidente da Coamo, José Haroldo Galassini, destaca a data comemorada em 28 de novembro. “Na Coamo, trabalho, profissionalismo, honestidade e união são valores cultuados desde a fundação da cooperativa”, assinala o documento, destacando ainda que “tudo é planejado com visão de futuro, buscando agregar maior valor à produção dos cooperados”.

O segredo de todo o sucesso está alicerçado em quatro fatores básicos: a política de capitalização, a estabilidade administrativa, o apoio incondicional dos cooperados e a harmonia existente entre a diretoria, cooperados e funcionários”, aponta ainda o documento.

A Coamo foi fundada no dia 28 de novembro de 1970 por 79 agricultores pioneiros de Campo Mourão. A cooperativa é uma das maiores da América Latina, respondendo por 3,5% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 16% da safra paranaense. O forte relacionamento com o quadro social tem garantido à Coamo resultados cada vez mais expressivos, aponta o documento.

Com o passar dos anos, a Coamo e seus cooperados cresceram e se desenvolveram. Entrepostos foram sendo criados em diversos municípios. Hoje, eles existem em 63 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Após mais de quatro décadas da sua fundação, os volumes de recebimento da Coamo vêm aumentando ano após ano, perfazendo cerca de 3,5% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 17% da safra paranaense.

“Expoente do movimento cooperativista paranaense e brasileiro, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini plantou em Campo Mourão a semente do cooperativismo, que vem sendo exemplo para todo o país”, aponta o Requerimento n° 279. “Entusiasta pelo movimento, o idealizador e presidente da Coamo acredita que está no cooperativismo a solução para os problemas e também para o desenvolvimento da agricultura, motivados pela organização, união e participação dos cooperados. Para Gallassini, a cooperativa é um importante agente de desenvolvimento por meio de compromisso com os cooperados, disponibilizando relevantes benefícios como assistência técnica para difusão de pesquisa e tecnologia, aumento da produtividade, diversificação e renda da propriedade, além de colaborar decisivamente para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente produtivo”, prossegue o documento.

A Coamo nasceu de ideias e ideais. Nasceu do sonho de 79 agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias e, hoje, é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto. No Brasil e na América Latina, a Coamo é a maior cooperativa agrícola e uma das maiores empresas do país, assinala o documento da Câmara de Toledo. “É de conhecimento de todos, que o setor rural vem desempenhando importante papel no crescimento e desenvolvimento de nosso município, sendo o produtor rural um dos principais responsáveis pela extraordinária trajetória de progresso do Município de Toledo, quer seja na cidade como no campo. Por essa razão, a administração municipal deve dedicar especial atenção ao meio rural, dando ao homem do campo, condições adequadas para continuar produzindo e alavancando a economia local”, assinala o documento da Câmara dirigido à Coamo Agroindustrial Cooperativa.

O Requerimento nº 279 é subscrito pelos vereadores Renato Reimann, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.