Projeto propõe Medalha Willy Barth ao pastor Loir Leandro

por Paulo Torres publicado 14/11/2018 10h05, última modificação 14/11/2018 10h05
A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Resolução n° 28, da Mesa Diretora, que “outorga Medalha Willy Barth a Loir Santos Leandro”. A proposição completa o total de quatro homenagens propostas para as comemorações dos 66 anos de emancipação de Toledo, festejados em 14 de dezembro próximo. Já foram aprovadas pela Câmara as concessões do Título de Cidadania Honorária ao empresário Levino Sperafico e da Medalha Willy Barth à pioneira Dionísia Leocadia Rohde Heiss e está em análise o projeto que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Ronaldo da Silva Veras, executivo da Azul Linhas Aéreas.
Projeto propõe Medalha Willy Barth ao pastor Loir Leandro

Proposição foi lida na sessão ordinária de segunda-feira, iniciando sua apreciação

A indicação do homenageado foi feita pelo Poder Executivo, através do prefeito Lucio de Marchi, que no dia 8 de novembro, através do Ofício nº 952/2018, do Gabinete do Prefeito, indicou a quarta personalidade toledana a ser homenageada, sendo proposta a outorga da Medalha Willy Barth, a qual foi acatada pela Mesa Diretora através da proposição do Projeto de Resolução n° 28.

A proposição, “em reconhecimento pelos serviços prestados à coletividade e por sua contribuição para o desenvolvimento do Município”, sendo subscrita pelo presidente da Câmara, Renato Reimann; pelo primeiro-vice-presidente, Aairton Savello; pelo segundo-vice-presidente, Antônio Zóio; pela primeira-secretária, Olinda Fiorentin e pelo segundo-secretário, Genivaldo Paes. O Projeto de Resolução n° 28 foi lido na sessão ordinária de segunda-feira, dia 12 de novembro, iniciando sua tramitação pelas Comissões Permanentes do Poder Legislativo.

O pastor Loir Santos Leandro nasceu na paranaense Bocaiúva do Sul em 17 de junho de 1955 e reside em Toledo há 37 anos, desde 1981. Pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular em Toledo há 37 anos; tornou-se

bispo da Região do Oeste do Paraná, há 32 anos e neste cargo responde por 12 municípios (Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Santa Helena, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste e Toledo”. Por sua trajetória e vinculação à cidade tornou-se conhecido como “Missionário Leandro de Toledo”.

Em sua atuação dirigiu atenção ao Oriente Médio, à chamada Terra Santa, através de viagens periódicas de grupos àquela região. Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, de Curitiba e pós graduado em História de Israel pela Universidade Hebraica de Jerusalém, o pastor foi condecorado pelo Ministério do Turismo de Israel como Embaixador Benemérito e Amigo de Jerusalém por completar 20 anos levando caravanas para aquele país.

Casado há 43 anos com a pastora Sandra Mara Leandro, pai de 3 filhos, avô de 7 netos, todos morando em Toledo, o Missionário Leandro atuou como professor do Instituto Teológico Quadrangular por 25 anos, sendo também diretor estadual dos Grupos Missionários da Igreja Quadrangular no Estado do Paraná e conferencista internacional nos Estados Unidos, Europa e Ásia, além de escritor e apresentador de programas de rádio e televisão por muitos anos, além de acadêmico do Curso de Direito pela Unipar em

Toledo, fundador da Ordem dos Ministros Evangélicos de Toledo em 1981 e fundador do Projeto Salmo 128 para defender as causas da Família Cristã no Brasil e Exterior.