Moção aplaude vencedor do Parabadminton SI9 dos 8° ParaJaps

por Paulo Torres publicado 09/07/2019 14h43, última modificação 09/07/2019 14h43
Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, o Requerimento nº 205, que propõe moção de aplausos ao atleta de Parabadminton Cássio Pereira da Silva. Ele conquistou o 1º Lugar na categoria SI9 do ParaJap’s, disputados de 19 a 23 de junho em Londrina. Cássio Pereira da Silva participou das disputas do Parabadminton SI9 no dia 22 de junho. O documento é subscrito por todos os vereadores da Câmara de Toledo.
Moção aplaude vencedor do Parabadminton SI9 dos 8° ParaJaps

SSessão de segunda-feira teve apresentada proposta de homenagem ao atleta

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, o Requerimento205, que propõe moção de aplausos ao atleta de Parabadminton Cássio Pereira da Silva, que conquistou o 1º Lugar na categoria SI9 do ParaJap’s. O documento é subscrito por todos os 19 vereadores da Câmara de Toledo.

O atleta Cássio Pereira da Silva é portador de Síndrome de Down, por isso sua categoria é SI, pois sua deficiência é intelectual. “Acima de tudo, os desafios e superações nos treinos e competições retornam com resultados como o demonstrado no ParaJap’s”, apontam os vereadores no documento, destacando que o toledano conseguiu a melhor colocação no pódio do evento.

O Projeto de Parabadminton em Toledo teve inicio no ano de 2010, através da professora Aline Strapasson. A professora conheceu o atleta Cássio Pereira da Silva quando foi fazer uma demonstração do esporte com atletas que já praticavam, no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, no dia 17 de maio de 2011. Ela o convidou para ir ver e, caso se interessasse, começar a praticar o esporte e no dia 31 de maio ele começou os treinos. Seu desempenho, desde então, tem sido muito positivo com a prática do Parabadminton e principalmente em aspectos de desenvolvimento pessoal e social.

Segundo o atual técnico, Fábio Bento, o objetivo dos treinos é ter um “grande avanço na parte física oportunizando vivências em movimentos, gestos motores distintos”. Além do mais, o técnico afirma que a prática dessa atividade física estimula seu desenvolvimento e fornece experiência nos aspectos sócio-afetivos, motor, sensorial, cognitivo e também nos aspectos perceptual, afetivo e cultural.

O Requerimento205 é subscrito pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Ademir Paludo, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Valtencir Careca e Walmor Lodi.

Os 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps, foram disputados de 19 a 23 de junho em Londrina e Cássio Pereira da Silva participou das disputas do Parabadminton SI9 no dia 22 de junho.