Moção aplaude realização do Paranaense de Rugby em Toledo

por Paulo Torres publicado 17/05/2019 14h59, última modificação 17/05/2019 14h59
A sessão da Câmara de Toledo do dia 11 de maio, segunda-feira, teve apresentado o Requerimento nº 118, subscrito por 18 vereadores, propondo moção de aplausos ao Clube de Rugby de Toledo pela realização do Campeonato Paranaense de Rugby Sevens. O evento foi realizado em Toledo no dia 27 de abril, em parceria da Federação Paranaense da modalidade com o Clube de Rugby de Toledo, reunindo oito municípios do Estado e mais de 250 atletas.
Moção aplaude realização do Paranaense de Rugby em Toledo

Proposição foi apresentada na sessão ordinária de segunda-feira

A sessão da Câmara de Toledo do dia 11 de maio, segunda-feira, teve apresentado o Requerimento nº 118, subscrito por 18 vereadores, propondo moção de aplausos ao Clube de Rugby de Toledo pela realização do Campeonato Paranaense de Rugby Sevens. O evento foi realizado em Toledo no dia 27 de abril, em parceria da Federação Paranaense da modalidade com o Clube de Rugby de Toledo, reunindo oito municípios do Estado e mais de 250 atletas para as disputas adulto e juvenil nos naipes masculino e feminino.

O documento dirigido a Maria Micaela, do Clube de Rugby de Toledo, lembra a história da modalidade no Brasil. O rúgbi surgiu na Bahia no século XIX por influência do Império Britânico, que difundia os dois esportes mais populares do país, o futebol e o rugby. Eles foram levados a diversas partes do mundo, por meio de empresários, militares, clérigos, operários, estudantes ou imigrantes que vinham do Reino Unido com bolas na bagagem e conhecimento das regras para difundir essas formas de entretenimento em lugares como as terras brasileiras.

A partir dos anos 90 do século passado houve grande crescimento no número de equipes no País, e, embora pareça ser um esporte violento, o rúgbi objetiva a formação de valores contribuindo no desenvolvimento de atitudes de cooperação, disciplina, autoconfiança, integração e respeito, entre outros.

O documento é subscrito pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Walmor Lodi.