Extraordinária vota projetos e homenageia mãe de vereador

por Paulo Torres publicado 21/06/2017 11h05, última modificação 21/06/2017 15h37
A Câmara Municipal apreciou em sessão extraordinária o Projeto de Lei nº 70, que autoriza a abertura de créditos de R$ 3,15 milhões no orçamento de Toledo, e o Projeto de Lei nº 59, que autoriza a prestação de serviços na sede da Sociedade Santa Cecília, do Distrito de Dois Irmãos. A sessão também homenageou com um minuto de silêncio a senhora Ana Maria de Paula, mãe do vice-presidente da Câmara, Airton Paula. Ela faleceu durante a madrugada, às 4h, no hospital, aos 83 anos, devendo ser sepultada nesta quinta-feira, dia 22.
Extraordinária vota projetos e homenageia mãe de vereador

Minuto de silêncio homenageou a mãe do vereador Airton Paula, falecida durante a madrugada.

A Câmara Municipal apreciou em sessão extraordinária o Projeto de Lei nº 70, que autoriza a abertura de créditos de R$ 3,15 milhões no orçamento de Toledo, e o Projeto de Lei nº 59, que autoriza a prestação de serviços na sede da Sociedade Santa Cecília, do Distrito de Dois Irmãos. Os projetos foram votados em sessão nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 9h, sendo aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes. O Projeto de Lei nº 70, do Poder Executivo, propõe crédito adicional suplementar de R$ 3,11 milhões e crédito adicional especial de R$ 36,6 mil no orçamento toledano deste ano. Para isso ele prevê R$ 1,482 milhão em cancelamentos e ainda transferências de recursos de R$ 1,113 milhão, dos quais R$ 1.033.055,26 do convênio BR Foods/Justiça do Trabalho/AP-LER, além de R$ 50.976,23 de superávit de exercício anterior.

O líder do Governo, Neudi Mosconi, agradeceu aos vereadores que assinaram a convocação e compareceram à extraordinária, destacando que os remanejamentos incluem no Orçamento do Município recursos da AP-LER para devolução ao Ciscopar da verba usada nas melhorias feitas no Mini Hospital. Os remanejamentos também contemplam as mudanças obtidas com a lei do PMAQ-Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que antes eram destinados em 60% para os servidores e 40% para treinamento e equipamentos, segundo Mosconi. Os recursos agora passam a contemplar mais servidores, especialmente do ESF-Estratégia Saúde da Família, NASF-Núcleo de Atenção à Saúde da Família e equipe de saúde bucal. Os remanejamentos contemplam ainda o acordo das horas-extras dos servidores, que eram de 54 mil em 31 de dezembro. Com o remanejamento será paga a parcela de junho, cuja folha será fechada nesta semana, tendo sido reduzidas em 23% para 42 mil horas, com pagamento de 21 mil nesta parcela e o restante na seguinte, informou Neudi Mosconi na tribuna.

Mosconi também disse na tribuna que recursos estão sendo remanejados para atender TAC-Termo de Ajuste de Conduta sobre UBSs do interior, que estão recebendo condicionadores de ar, geladeiras para vacinas e outras melhorias. O líder citou as melhorias nas UBSs de Novo Sobradinho e Dez de Maio e disse que ainda há muito por fazer em unidades, como problemas de infiltração e há vários projetos sendo concluídos.

Minuto de silêncio

A sessão extraordinária também homenageou com um minuto de silêncio a senhora Ana Maria de Paula, mãe do vice-presidente da Câmara Municipal de Toledo, Airton Paula. Ela faleceu durante a madrugada, às 4h, no hospital, aos 83 anos. O vereador é o filho mais novo dos 8 que Ana Maria de Paula teve com o esposo Adair, já falecido, além de vários netos, bisnetos e tataranetos. O minuto de silêncio foi solicitado pelos vereadores e acatado pelo presidente Renato Reimann, que destacou a presença do vice-presidente para atender a sessão extraordinária cuja convocação havia assinado. O corpo está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Tomás de Aquino, próximo do Mini Hospital, devendo ser sepultado nesta quinta-feira, dia 22, às 9h, ao lado do marido Adair Paula, no jazigo da família no Cemitério Municipal Cristo Rei.

O vereador Leoclides Bisognin também assinou a convocação, juntamente com outros onze vereadores, mas não pode comparecer por motivo médico e enviou o respectivo atestado, registrado pela Mesa Diretora.

O Projeto de Lei nº 59, aprovado em primeira votação, será submetido a votação em segundo turno na sessão ordinária de segunda-feira, dia 26 de junho.