CPI da Viagem apresenta relatório final na Câmara de Toledo

por Paulo Torres publicado 26/08/2015 16h10, última modificação 31/08/2015 10h41

A CPI da Viagem apresentou nesta quarta-feira, dia 26, às 11h, na Câmara Municipal de Toledo, o relatório final do relator Neudi Mosconi, que foi aprovado pelos seus integrantes. A CPI da Viagem foi criada “para apurar o uso da estrutura pública do Município de Toledo para transporte de cidadãos para participação no Encontro Regional da Juventude” em Umuarama e o relator apontou que “há indícios claros de improbidade, implicando devolução de recurso e outras providências que virão pela frente”, apontando que muita coisa foi omitida “e pode se omitir à CPI mas não à própria consciência”, relatando que teriam sido gastos R$ 211,21 em combustível para levar os jovens de Toledo a participar no evento. A apresentação reuniu os vereadores Lúcio de Marchi, Adriano Remonti, Sueli Guerra, Tita Furlan e Neudi Mosconi, membros da CPI, além dos vereadores Marcos Zanetti, Rogério Massing e Airton Paula.

O presidente Tita Furlan disse que não se espera a punição extrema, pois o que está sendo questionado não é o valor, mas o ato e que é necessário que não haja mais negligência na coisa pública. O relatório teve apenas o voto em separado da vereadora Sueli Guerra, que apontou a ausência da informação sobre o contato que manteve com a secretária nacional da Juventude Quilvia Teixeira sobre o evento, indagando se era partidário ou do governo, onde ela informou que era do governo, mas coordenado pelo deputado Zeca Dirceu.

A CPI foi solicitada através do Requerimento nº 209, pelos vereadores Neudi Mosconi, Edinaldo Santos, Tita Furlan, Walmor Lodi, Lucio de Marchi, Renato Reimann, Luiz Johann e Airton Paula. A CPI foi instalada pela Portaria nº 105, ficando composta pelos vereadores Adriano Remonti, Lúcio de Marchi, Neudi Mosconi, Sueli Guerra e Tita Furlan, escolhendo como presidente Tita Furlan, que designou como relator Neudi Mosconi. A CPI realizou sua primeira reunião em 6 de julho e após preparar os documentos necessários ontem apresentou seu relatório final, que será encaminhado ao Plenário e também, a pedido do relator, ao Ministério Público, Controladoria do Município, Ministério Público de Contas e à vista do deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.