CPI do HR de Toledo aprova depoimentos e visita à obra

por Paulo Torres publicado 14/06/2018 11h20, última modificação 14/06/2018 11h20
A CPI que apura denúncias em torno da obra do Hospital Regional aprovou uma série de requerimentos na quarta-feira, dia 13, incluindo requisição de documentos e os primeiros depoimentos visando orientar as investigações. Foram aprovados 8 requerimentos, entre os quais um solicitando os documentos produzidos pela auditoria sobre a obra, solicitação a veículos de comunicação impressa sobre disponibilização das matérias veiculadas sobre o Hospital Regional e ainda solicitações de depoimentos de engenheiro e de ex-secretário da Saúde. Também foi aprovada a realização de uma visita à obra do HR de Toledo, juntamente com os responsáveis pela auditoria.
CPI do HR de Toledo aprova depoimentos e visita à obra

A CPI da obra do Hospital Regional durante sua segunda reunião ordinária

A CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias em torno da obra do Hospital Regional aprovou uma série de requerimentos em sua terceira reunião, na quarta-feira, dia 13 de junho, incluindo requisição de documentos e os primeiros depoimentos visando orientar as investigações. A CPI é integrada pelos vereadores Walmor Lodi como presidente, Gabriel Baierle como vice-presidente e Janice Salvador como relatora, além dos membros Ademar Dorfschmidt e Antonio Zóio. Foram aprovados 8 requerimentos, entre os quais um solicitando os documentos produzidos pela auditoria sobre a obra, solicitação a veículos de comunicação impressa sobre disponibilização das matérias veiculadas sobre o Hospital Regional e ainda solicitações de depoimentos de engenheiro e de ex-secretário da Saúde sobre a obra. Também foi aprovada convocação dos que atuaram como fiscais da obra do Hospital Regional, bem como a realização de uma visita ao local.

O requerimento aprovado pela CPI solicita visita dos componentes ao Hospital Regional, acompanhados dos integrantes da auditoria realizada pelo Poder Executivo em relação à obra, conforme solicitação da vereadora Janice Salvador. A CPI também teve apresentado, pelo vereador Gabriel Baierle, solicitação de contratação de auditoria independente para verificar a execução do contrato e aditivos da construção do Hospital Regional de Toledo, visando subsidiar os trabalhos da CPI.

No total foram apresentados 8 requerimentos, sendo 4 pela vereadora Janice Salvador, 2 pelo vereador Ademar Dorfschmidt e 2 pelo vereador Gabriel Baierle.

Janice Salvador requereu que o Poder Executivo encaminhe à CPI cópia do ato de constituição da comissão de auditoria; documentos referentes à construção do Hospital Regional; relatório completo, com todos os documentos produzidos pela auditoria sobre o HR; cópia dos projetos licitados, com o processo licitatório; cópia dos contratos assinados; cópia dos aditivos; cópia dos convênios firmados com os governos estadual e federal em benefício do HR; cópia dos atos que designaram os responsáveis de acompanhamento; cópia do posicionamento da empresa, após ser acionada pela auditoria e cópia de Termo de Recebimento da obra executada. A vereadora requereu ainda à CPI que os veículos de comunicação impressa Jornal do Oeste, Viver Toledo e Gazeta de Toledo sejam consultados sobre disponibilização das matérias veiculadas sobre o HR. Também requereu a convocação das pessoas que atuaram na função de fiscais de obra e ainda a visita da CPI ao Hospital Regional, acompanhada dos participantes da auditoria realizada.

O vereador Ademar Dorfschmidt solicitou a convocação do engenheiro civil André Luiz Flores Refosco para prestar esclarecimentos quanto aos fatos investigados pela CPI, solicitando ainda a convocação do ex-secretário de Saúde de Toledo, Thiago Stefanelo, também para prestar esclarecimentos sobre os fatos investigados.

Já o vereador Gabriel Baierle requereu redução do prazo para apresentação de documentos à CPI pelos seus membros para deliberação, de 24 horas para até as 12 horas do dia anterior ao da data agendada para o início dos trabalhos. Também solicitou a contratação de auditoria independente para verificar a execução do contrato e aditivos, para subsidiar os trabalhos da CPI.

Veja vídeo da terceira reunião da CPI da obra do HR de Toledo