Conselho de Ética pede processo por quebra de decoro

por Paulo Torres publicado 23/02/2015 10h20, última modificação 16/03/2015 11h03
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Toledo decidiu na sexta-feira, dia 20, em reunião a partir das 10h, por pedir abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar pelos vereadores Eudes Dallagnol (SDD) e Giancarlo de Conto (PPS). A decisão foi tomada por maioria de 4x1 e agora uma representação será encaminhada à Mesa Diretora da Câmara para que se manifeste pela continuidade ou não do processo. Antes da decisão os vereadores do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar leram transcrições das escutas realizadas e viram imagens do Gaeco para esclarecer dúvidas sobre alguns gestos dos vereadores nas gravações e em seguida houve a votação.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Toledo decidiu na sexta-feira, dia 20, em reunião a partir das 10h, por pedir abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar pelos vereadores Eudes Dallagnol (SDD) e Giancarlo de Conto (PPS). A decisão foi tomada por maioria de 4x1 e agora uma representação será encaminhada à Mesa Diretora da Câmara para que se manifeste pela continuidade ou não do processo, aberto a partir da acusação aos dois vereadores de corrupção ativa em investigação do Gaeco-Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado que embasou ação civil pública e ação criminal.

Antes da decisão os vereadores do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar leram transcrições das escutas realizadas e viram imagens do Gaeco para esclarecer dúvidas sobre alguns gestos dos vereadores nas gravações e em seguida houve a votação. Votaram favoráveis à continuidade do processo os vereadores Lúcio de Marchi, Marcos Zanetti, Tita Furlan e Vagner Delabio, enquanto Expedito Ferreira posicionou-se contrário.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar também analisou pedido de abertura de processo feito pelo vereador Adriano Remonti contra o vereador Neudi Mosconi a partir de declarações do vereador Eudes Dallagnol feitas em seu retorno à Casa após o episódio, em dezembro. O Conselho de Ética decidiu pelo arquivamento do pedido.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Toledo assumiu em janeiro e tem como presidente Vagner Delabio, que anteriormente era vice-presidente. Na vice-presidência atua Tita Furlan e como secretário Marcos Zanetti, além dos membros Expedito Ferreira e Lúcio de Marchi.