Campanha Legal usa Tribuna Livre para pedir apoio a entidades

por Paulo Torres publicado 12/12/2017 11h25, última modificação 12/12/2017 11h33
A sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 11, abriu espaço para a Campanha Legal, que busca sensibilizar a população para destinar recursos do Imposto de Renda para as entidades assistenciais de Toledo. O contador Ivo Desteffeni usou o espaço da Tribuna Livre para falar aos vereadores sobre a campanha, que reúne entidades de Toledo visando beneficiar o trabalho de assistência social que elas realizam junto às crianças e adolescentes toledanos. Atualmente Toledo é o 12º município do Paraná em aproveitamento de seu potencial, com 16,81%. Na microrregião Maripá destaca-se, com 29,59%. Também foi citado como merecedor de apoio o trabalho das entidades de atenção ao idoso.
Campanha Legal usa Tribuna Livre para pedir apoio a entidades

Desteffeni falou aos vereadores sobre a Campanha Legal e pediu apoio

IMG_0904a.jpgA sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, abriu espaço para a Campanha Legal, que busca sensibilizar a população para destinar recursos do Imposto de Renda para as entidades assistenciais de Toledo. O contador Ivo Desteffeni usou o espaço da Tribuna Livre para falar aos vereadores sobre a campanha, que reúne entidades de Toledo visando beneficiar o trabalho de assistência social que elas realizam junto às crianças e adolescentes toledanos. Atualmente Toledo é o 12º município do Paraná em aproveitamento de seu potencial de arrecadação, sendo o município de Santa Amélia o líder estadual neste trabalho, com aproveitamento de 60,91% de seu potencial de arrecadação de Imposto de Renda.

Desteffeni disse que os dados da Receita Federal indicam que 8.256 contribuintes têm potencial para contribuir com a Campanha Legal de Toledo, sendo que no ano passado foram 219 apoiadores no município. Segundo ele, mantida esta proporção, a Campanha Legal tem que buscar 8 mil apoiadores, os quais têm Imposto de Renda a pagar e a Receita Federal não revela devido ao sigilo fiscal. Assim, é necessário ir buscar estas pessoas através das entidades e instituições para garantir que os recursos de Toledo fiquem no município, beneficiando suas crianças e adolescentes. “Não sabemos onde elas estão”, disse Desteffeni aos vereadores, defendendo o empenho de todos neste sentido e citando que na microrregião o município de Maripá alcançou 29,59% de seu potencial de IMG_0911a.jpgarrecadação, ficando em 6º lugar no Paraná.

Toledo tem um potencial de receitas no IR de R$ 3.363.991,15, tendo destinado R$ 565.568,87, ou 16,81% do que poderia. Desteffeni destacou aos vereadores que a campanha vem sendo feita há 15 anos e há 10 está trabalhando nela e procurou a Câmara Municipal pelo poder de divulgação que os vereadores possuem, inclusive através das redes sociais. Ele destacou que 6% do Imposto de Renda devido pode ser destinado à Campanha Legal, mas há restrições que reduzem as possibilidades de colaboração. Nas pessoas jurídicas quem declara pelo Simples ou lucro presumido não pode doar, sobrando apenas 5% que adotam o modelo completo de declaração. “Temos que garimpar” disse o contador, pedindo o apoio de todos para manter estes recursos nas entidades locais.

“Não temos nenhum motivo para não deixar o dinheiro aqui, em nossa cidade”, afirmou Ivo Desteffeni. “Não podemos pensar que só caiba ao poder público fazer, nós, enquanto cidadãos, também temos que fazer a nossa parte”, disse ele, destacando a necessidade de pagar o boleto até o dia 28 de dezembro e solicitando apoio nas redes sociais para que a Campanha Legal chegue a amigos e familiares de todos.

Os vereadores manifestaram-se em apoio à Campanha Legal e destacaram a atuação das entidades junto às crianças e adolescentes. Leoclides Bisognin também usou a palavra e disse que apoiou muitos anos a campanha para atender entidades de atenção a crianças e adolescentes, mas tem agora direcionado recursos às entidades que atuam junto ao idoso. Fazendo alusão à sua idade e citando os vereadores Luís Fritzen e Renato Reimann, presidente da Câmara, Bisognin lembrou que as entidades de atenção aos idosos de Toledo também podem ser beneficiadas com o Imposto de Renda.