Câmara homenageia professora por 43 anos dedicados à educação

por Paulo Torres publicado 21/09/2017 15h55, última modificação 22/09/2017 15h29
A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 18, prestou homenagem à professora Francisca Otilia Schons, a “Tia Chica”, pelos 43 anos de dedicação ao ensino no município de Toledo. A professora, acompanhada de colegas e familiares, recebeu cópia do Requerimento nº 143, subscrito por 12 vereadores, que propõe moção de aplausos à professora Francisca Otilia Schons pelos 43 anos de atuação na educação em Toledo.
Câmara homenageia professora por 43 anos dedicados à educação

Professora Chica recebe a homenagem das mãos da vereadora Olinda Fiorentin

A sessão da Câmara Municipal de Toledo na segunda-feira, dia 18, prestou homenagem à professora Francisca Otilia Schons, a “Tia Chica”, pelos 43 anos de dedicação ao ensino no município de Toledo. A professora, acompanhada de colegas e familiares, recebeu cópia do Requerimento nº 143, subscrito por 12 vereadores, que propõe moção de aplausos à professora Francisca Otilia Schons pelos 43 anos de atuação na educação em Toledo.

O documento assinado pela vereadora Olinda Fiorentin e pelos vereadores Airton Paula, Nilson “Edmundo” Fernandes, Gabriel Baierle, Marcos Zanetti, Pedro Varela, Vagner Delabio e Valtencir Lameu de Britto lembra que após nascer em Montenegro, RS, em 31 de julho de 1950, a professora Chica, como é carinhosamente conhecida, iniciou sua caminhada educativa em 1974, no Colégio La Salle. “Toda sua vida foi dedicada ao ensino e ao aprendizado”, destaca o documento, registrando a formação da professora em Pedagogia pela Fecivel (Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel) e em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo (Facitol). “Compreendia que a educação dura a vida inteira, e por esta razão, especializou-se, posteriormente, em Educação, Filosofia e Existência e em Psicopedagogia”, aponta o documento da Câmara, destacando que além das especialidades referentes à sua profissão, a Professora Chica buscou a formação catequética, por entender que assim poderia desenvolver melhor seu trabalho de evangelização, prosseguindo ainda com outras formações e participando da Coordenação da Diocese de Toledo e da Coordenação Bíblica Catequética da Diocese de Toledo.

No Colégio La Salle desempenhou ao longo dos anos as funções de coordenadora do 1° ao 4° ano, tendo atuado também como professora de Ensino Religioso. Em 3 de setembro de 1991 iniciou o trabalho de Pastoral no Colégio La Salle junto aos jovens, em projeto que ficou conhecido como Pajula-Pastoral da Juventude Lassalista e em 2016 comemorou 25 anos de fundação. “Este magnífico projeto e toda a atividade pedagógica da Professora Chica girava em torno da ideia de que educação deve ajudar o educando a afastar-se do puramente instintivo, a ser senhor de si mesmo, a entender que a vida não é fácil e nem frívola”, aponta o documento, destacando que a professora sempre se considerou chamada a anunciar que a vida precisa ser vivida com sentido, que é preciso perceber o valor da vida. Por essa sua compreensão integral da educação e da vida afirmou ainda que “na formação da personalidade do ser humano estão presentes os valores da família, da educação e da fé”. Nossa homenageada está entre aqueles educadores que compreendem, e com razão, que sua missão deve consistir em ajudar os educandos a afastarem-se da vida vulgar e sem responsabilidades, da escravidão aos bens materiais, que sempre acabam desumanizando-os, aponta o documento. “Como antídoto a todos esses males, a Professora Chica nunca se cansou de ensinar os valores perenes necessários para o bem viver: o dar, o compartilhar, a gratidão, a lealdade, a amizade sincera”, destaca o Requerimento nº 143, apresentado na sessão da Câmara Municipal de Toledo de 28 de agosto.