Câmara homenageia professora nos festejos dos 65 anos de Toledo

por Paulo Torres publicado 15/12/2017 10h55, última modificação 11/01/2018 11h16
A Câmara Municipal de Toledo realizou sessão solene de homenagens na quarta-feira, dia 13 de dezembro, quando entregou a Medalha Willy Barth à professora Lourdes Kappes, que teve seu nome proposto pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade. Outro nome aprovado foi o do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, que deve receber a honraria posteriormente. A solenidade reuniu vereadores, familiares e integrantes da Abatol-Associação de Basquete de Toledo, a qual teve Lourdes Kappes na sua fundação, em 1999.
Câmara homenageia professora nos festejos dos 65 anos de Toledo

A professora Lourdes com sua mãe Urildi e os vereadores na entrega da homenagem

A Câmara Municipal de Toledo realizou sessão solene de homenagens na quarta-feira, dia 13 de dezembro, quando entregou a Medalha Willy Barth à professora Lourdes Kappes, que teve seu nome proposto pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade. Outro nome, indicado pelo Executivo e proposto pela Mesa e aprovado foi o do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, que deve receber a honraria posteriormente devido a compromissos na data. A solenidade reuniu vereadores, familiares e integrantes da Abatol-Associação de Basquete de Toledo, a qual teve Lourdes Kappes como participante de sua fundação, em 1999.

Agradecendo a homenagem da Câmara, que recebeu ao lado de sua mãe, Urildi Rotta Kappes, a professora disse na tribuna que compartilha a homenagem com os colegas. Lourdes citou frase de Raul Seixas mais tarde gravada por Chico Buarque que diz que “sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade” e afirmou que a homenagem aprovada pela Câmara “aumenta nosso compromisso, cobra-nos mais responsabilidades”. Lembrando seus 30 anos de serviço ao esporte e educação de Toledo Lourdes Kappes disse que faria tudo novamente e sente-se honrada com a homenagem da Câmara, lembrando os atletas e ex-atletas que lhe permitiram compartilhar experiências que tanto acrescentaram à sua vida, citando as participações na Seleção Paranaense de Basquete e Seleção Brasileira e a criação da Abatol- Associação de Basquete de Toledo. Lourdes Kappes apontou que hoje a Abatol serve como base para atletas e fornece talentos para o Paraná e o Brasil e agradeceu ainda à família, seus filhos Aline, Augusto e Jéssica, ao pai falecido e sua mãe.

A vereadora Marli Gonçalves, falando em nome da Câmara, disse que a homenagem representa o que Toledo é e por isso os 19 vereadores não tiveram dúvida em homenagear a professora, assim como o vice-presidente do BB, Tarcísio Hübner. A vereadora destacou que a professora Lourdes é servidora pública municipal e estadual e que no momento o funcionalismo é tratado como lixo, como se fosse responsável pelos problemas que o Brasil enfrenta. “Só quem lida com educação sabe a dificuldade que é atuar no magistério e com educação física”, disse ela, lembrando as participações de Lourdes nas seleções de basquete masculino e feminino e afirmando que ao escolher ser professor e o esporte a pessoa sabe que não vai ganhar dinheiro e hora extra e vai trabalhar de segunda a segunda. Apesar disso a equipe de basquete da Escola Estadual do Jardim Europa, treinada por Lourdes, tornou-se terceira do Brasil, destacou. A vereadora, que também é professora e atua no basquete, disse que se a professora foi convocada à Seleção Paranaense ou Brasileira de Basquete é o que menos importa, mas sim que atuando no bairro com menos recursos ela formou homens e mulheres. Destacou ainda que no esporte o que conta é Toledo, que está na camiseta e no grito de guerra das equipes e por isso a homenagem a todos os profissionais de educação de Toledo e do Paraná.

O presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, destacou a homenagem como um exemplo. “Será por atos como estes aqui destacados hoje que as futuras gerações saberão bem reconhecer as contribuições recebidas e a elas acrescentar outros valores no seu devido tempo”, afirmou o presidente da Câmara, finalizando a solenidade que abriu os festejos pelos 65 anos de emancipação de Toledo, comemorados em 14 de dezembro.

Veja fotos da solenidade de homenagem na Câmara Municipal

Veja o vídeo da homenagem de Toledo à professora Lourdes Kappes