Campanha sobre Aedes encerra com milhares de curtidas

por Paulo Torres publicado 07/07/2016 11h55, última modificação 22/07/2016 09h24
O sítio eletrônico da Câmara Municipal encerrou nesta semana a veiculação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. A campanha nos espaços da Câmara – o sítio eletrônico – www.toledo.pr.leg.br – e a fan page na rede social Facebook - www.facebook.com/www.toledo.pr.leg.br – veiculou desde 19 de fevereiro banners, vídeos e imagens animadas de mosquitos Aedes aegypti na tela de abertura do sítio da Câmara. Os insetos percorriam a parte superior da tela em imagens realistas visando chamar a atenção do internauta, dando ainda acesso a um banner sobre a campanha contra o Aedes e informações do Ministério da Saúde sobre as três doenças. Também a foto do perfil da Câmara no Facebook deu lugar a uma ilustração do Aedes, além de serem veiculados vídeos com Camila Pitanga e Dráuzio Varella e animações sobre a dengue e sua prevenção.
Campanha sobre Aedes encerra com milhares de curtidas

Campanha utilizou vídeo com Camila Pitanga, mosquitos virtuais, banners e animações

O sítio eletrônico da Câmara Municipal de Toledo – ou site, em inglês -, encerrou nesta semana a veiculação de materiais especiais sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. A campanha nos espaços da Câmara Municipal – o sítio eletrônico – www.toledo.pr.leg.br – e a fan page na rede social Facebook - www.facebook.com/www.toledo.pr.leg.br – veicularam desde 19 de fevereiro banners, vídeos e imagens animadas de mosquitos Aedes aegypti na tela de abertura do sítio da Câmara. Os insetos percorriam a parte superior da tela em imagens realistas visando chamar a atenção do internauta para a situação, permitindo ainda acesso a um banner sobre a campanha contra o Aedes e informações do Ministério da Saúde sobre as três doenças. O código HTML dos mosquito virtuais foi obtido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo através do Gitec-Grupo Interlegis de Tecnologia e introduzido no sítio do Poder Legislativo  pelo Departamento de Informática. Também a foto do perfil da Câmara no Facebook deu lugar a uma ilustração do Aedes, além de serem veiculados vídeos e animações sobre a dengue e sua prevenção. Os vídeos com as participações da atriz Camila Pitanga e do médico Dráuzio Varella dando dicas e recomendações sobre a dengue e o mosquito tiveram centenas de visualizações e juntamente com as animações atingiram milhares de pessoas.

O trabalho visou alertar a população para os riscos representados pela multiplicação do mosquito, que transmite a dengue, zika e chikungunya, sendo multiplicado também na fan page da Câmara no Facebook, que no período passou de 6,5 mil para 6,6 mil curtidas. As informações sobre as doenças e o combate ao mosquito são do Ministério da Saúde.

No dia 18 de fevereiro, foi confirmado o primeiro caso de zika em Toledo, em uma mulher que contraiu a doença em viagem ao Mato Grosso. Nesta semana, com o trabalho de agentes e do Ecoponto Itinerante e após a queda das temperaturas e chegada do inverno em junho, o LIRAa-Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti apontou índice de 0,3% de infestação média em Toledo. O índice está dentro da faixa considerada tolerável pelo Ministério da Saúde, que vai até 1% de infestação. Em janeiro o LIRAa apontou infestação de 4,6% em Toledo.

Veja o vídeo com Camila Pitanga

Veja o vídeo com Dráuzio Varella

Veja o início da campanha com os mosquitos virtuais

Confira informações do Ministério da Saúde sobre o Aedes, Dengue, Zika e Chikungunya