Câmara disponibiliza dados de acompanhamento dos mandatos

por Paulo Torres publicado 28/01/2016 11h20, última modificação 29/01/2016 14h56
A Câmara Municipal de Toledo está disponibilizando os dados de atuação dos vereadores ao longo de 2015, com frequências às sessões, produção de propostas e também o trabalho nas Comissões Permanentes, com as presenças nas reuniões e o número de relatorias de projetos, entre outros dados. O trabalho visa atender o que dispõe o artigo 38 do Regimento Interno da Câmara Municipal quanto ao desempenho das atividades parlamentares, tendo sido levantado pelo Departamento Legislativo da Câmara, através do Sistema de Acompanhamento e Informações do Mandato.

Mandatos frequencia.jpgA Câmara Municipal de Toledo está disponibilizando os dados de atuação dos vereadores ao longo de 2015, com frequências às sessões, produção de propostas e também o trabalho nas Comissões Permanentes, com as presenças nas reuniões e o número de relatorias de projetos. O trabalho visa atender o que dispõe o artigo 38 do Regimento Interno da Câmara Municipal quanto ao desempenho das atividades parlamentares, tendo sido levantado pelo Departamento Legislativo da Câmara, através do Sistema de Acompanhamento e Informações do Mandato. “O objetivo é acompanhar o trabalho do vereador para o cidadão ver que o voto que confiou está sendo bem representado, fiscalizar se o vereador está comparecendo, que tipo de projeto está propondo e de que forma está votando”, comenta Daniel Scopel, do Departamento Legislativo da Câmara Municipal.

O levantamento completo pode ser visto no sítio da Câmara Municipal - www.toledo.pr.leg.br, clicando do lado esquerdo no ícone "Atividades Parlamentares"   e mostra que nas 45 sessões ordinárias de 2015 cinco vereadores titulares  e ainda dois vereadores suplentes obtiveram 100% de frequência. Os vereadores Lucio de Marchi, Neudi Mosconi, Odair Maccari e Reinaldo Rocha compareceram às 45 sessões, enquanto Luís Fritzen compareceu a 40, licenciando-se e abrindo vaga ao suplente. Já os suplentes Ademir Paludo e Alcídio Pastório também tiveram 100% de frequência, mas em 8 e 5 sessões ordinárias, respetivamente – o total de sessões em que assumiram como vereadores. Já nas 22 sessões extraordinárias alcançaram 100% de frequência os vereadores Lucio de Marchi, Luís Fritzen, Sueli Guerra e Walmor Lodi, enquanto Ademir Paludo alcançou 100% em duas extraordinárias que teve enquanto suplente.

Quanto às relatorias de projetos a vereadora Sueli Guerra (PMDB) foi a que mais relatou propostas, com um total de 82 relatorias, ou 15,5%, vindo depois os vereadores Vagner Delabio (PMDB) com 14% e Adriano Remonti (PT) com 10%. Quanto às Comissões Permanentes a que mais relatou projetos foi a CLR-Comissão de Legislação e Redação,

com 216 relatorias, equivalente a 40,8% do total, vindo em segundo lugar a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, com 23,6%.

Comissões Permanentes

As Comissões Permanentes realizaram 251 reuniões em 2015, sendo que as duas que mais realizaram encontros foram a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento e a CLR-Comissão de Legislação e Redação, ambas com 48 reuniões cada, enquanto a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia teve 43 reuniões e a CTA-Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos realizou 38 reuniões.

Os dados mostram ainda a frequência dos vereadores nas Comissões Permanentes e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Três suplentes que assumiram durante o ano conseguiram 100% de frequência nas Comissões Permanentes que integraram - Ademir Paludo, Alcídio Pastório e Odair Maccari, que acabou assumindo como vereador titular em março com a renúncia de Eudes Dallagnol. Na CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Paludo participou de todas as 6 reuniões em que foi membro, ficando em segundo a presidente Sueli Guerra, com 96,2% de frequência. Ela porém participou de 25 de 26 reuniões da CEC. Na CFO Pastório teve 100% de frequência em 4 reuniões, enquanto o presidente Renato Reimann teve 95,8%, mas participou de 46 em 48 reuniões. Já Maccari teve 100% em 14 reuniões em que integrou a Comissão da Saúde, Seguridade Social e Cidadania, enquanto o presidente Marcos Zanetti teve 89,3%, mas participando de 25 de 28 reuniões da CSS, mesmo índice e presenças de Neudi Mosconi.

Dos vereadores titulares o de maior frequência nas Comissões Permanentes é Lucio de Marchi, que alcançou 100% de presença em duas Comissões Permanentes e nas nove reuniões de 2015 do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Na CLR o vereador teve 100% de presença em 25 reuniões que integrou, enquanto na CTA os 100% foram obtidos em 38 reuniões da CTA, a qual preside. Ainda na CLR a segunda maior frequência é do vice-presidente Vagner Delabio, com 95,8%, mas participou de 46 em 48 reuniões, enquanto o secretário da CLR, Renato Reimann, teve 95,7% de frequência, tendo participado de 22 de 23 reuniões em que fazia parte da Comissão de Legislação e Redação, que integrou por um tempo, além de integrar e presidir a CFO em 46 reuniões. A Câmara Municipal ao mudar o Regimento Interno reduziu suas Comissões Permanentes de dez para sete no ano passado, cabendo a elas a apreciação inicial de projetos, de acordo com o tema que abordam e áreas afetadas pelas propostas. A composição das Comissões Permanentes também foi alterada durante o ano, após as renúncias de dois vereadores e de acordo com as mudanças partidárias e de blocos posses de suplentes, já que elas são preenchidas com base no critério de proporcionalidade entre os partidos e blocos que integram a Câmara Municipal.

Sugestão
Sugestão disse:
28/01/2016 11h32
O site da Câmara poderia conter o botão "Imprimir" nas notícias, isso iria deixar a leitura prática. Obrigado.
Comentários foram desativados.