Câmara destaca em moção a 44ª Festa do Porco Assado no Rolete

por Paulo Torres publicado 27/09/2017 10h55, última modificação 27/09/2017 11h06
A Câmara Municipal teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 25, o Requerimento nº 153, que propõe moção de aplausos à diretoria do Clube Caça e Pesca pela 44ª edição da Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada no último dia 17 de setembro. A sessão foi acompanhada pela diretoria do Clube de Caça e Pesca, organizador do evento, a qual teve saudada sua presença pelo presidente Renato Reimann e vários vereadores.
Câmara destaca em moção a 44ª Festa do Porco Assado no Rolete

Vereador Walmor Lodi destaca na tribuna a Festa do Porco e trabalho da direção do Caça, presente no plenário

A Câmara Municipal teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 25, o Requerimento nº 153, que propõe moção de aplausos à diretoria do Clube Caça e Pesca pela 44ª edição da Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada no último dia 17 de setembro. A sessão foi acompanhada pela diretoria do Clube de Caça e Pesca (foto abaixo), organizador do evento, a qual teve saudada sua presença pelo presidente Renato Reimann e vários vereadores. O documento ao Clube de Caça e Pesca foi subscrito pelos vereadores Walmor Lodi, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Luís Fritzen, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Neudi Mosconi, Olinda Fiorentin, Renato Reimann, Vagner Delabio e Valtencir Careca.

O ofício ao Clube Caça e Pesca de Toledo, representado pelo seu presidente, Claudemir Rossi, parabeniza a entidade “pela excelente organização da 44ª Edição da Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, lembrando que ela foi criada em 1974 a partir do desafio entre amigos de assar um porco inteiro. Ele destaca que hoje o evento tornou-se um grande negócio para assadores que vão assar porcos nos quatro cantos do Brasil e até em países vizinhos e lazer e entretenimento para milhares de pessoas. “A festa cresceu e projetou o município nacionalmente”, destaca o documento da Câmara Municipal de Toledo.

Nas últimas edições o público presente tem chegado a 30 mil pessoas”, destaca o Requerimento nº 153, apontando que o porco no rolete hoje é um prato típico brasileiro. Um porco assado inteiro, girando sobre brasas. Ele lembra ainda que a Festa Nacional do Porco no Rolete é hoje um dos maiores eventos gastronômicos do país e a carne suína no Oeste do Paraná, principalmente em Toledo, maior produtor suinícola do Estado, é destaque, com elevado sabor e valor nutritivo. O documento destaca ainda o trabalho voluntário da comissão organizadora da Festa do Porco, que hoje coroa um circuito gastronômico com inúmeras festas no município, dando ênfase à economia agropecuária regional, principalmente a produção suína e de aves, além do milho, soja e trigo. “Diante do exposto, esta Casa de Leis enaltece a dedicação de todos os integrantes e colaboradores do Clube Caça e Pesca pela 44ª edição da festa que muito orgulha o povo de Toledo”, finaliza o Requerimento nº 153.

IMG_0079a.jpg