Câmara conclui revisão e aprova Plano Diretor Toledo 2050

por Paulo Torres publicado 13/09/2016 14h15, última modificação 22/09/2016 15h39
A Câmara Municipal aprovou em votação final na segunda-feira, dia 12, os quatro projetos da revisão do Plano Diretor. As propostas recebidas em dezembro de 2015 foram apreciadas por uma Comissão Especial, com audiências públicas na cidade e interior e recebimento de dezenas de sugestões. A apreciação chegou a ser suspensa em virtude de questionamento do Ministério Público. As adequações solicitadas foram feitas pelo Poder Executivo e encaminhadas à Câmara, que realizou nova audiência pública e encaminhou a apreciação final nas sessões dos dias 5 e 12. “Cessa aqui o grande debate do Plano Diretor, parabéns à Comissão por conduzir os trabalhos de forma tão democrática, tão transparente”, afirmou o presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, destacando a atuação de Adriano Remonti, que “deixa o Legislativo de Toledo como um grande presidente”.
Câmara conclui revisão e aprova Plano Diretor Toledo 2050

Sessão de segunda-feira rejeitou propostas de emendas e aprovou o texto final

A Câmara Municipal aprovou em votação final na sessão de segunda-feira, dia 12, os quatro projetos da revisão do Plano Diretor de Toledo. As propostas foram recebidas pelo Poder Legislativo em dezembro de 2015 e no retorno do recesso uma Comissão Especial iniciou a apreciação, com audiências públicas na cidade e interior e recebimento de dezenas de sugestões de emendas. A apreciação chegou a ser suspensa em virtude de questionamento do Ministério Público após a Comissão Especial ouvir o ParanaCidade, que apontou a necessidade de adequações ao Estatuto das Cidades e à legislação estadual. As adequações foram feitas pelo Poder Executivo e encaminhadas à Câmara, que realizou nova audiência pública e encaminhou a apreciação final nas sessões dos dias 5 e 12 de setembro.

O presidente da Comissão Especial, Adriano Remonti, destacou ao final da votação da revisão a missão cumprida, apontando que “não foi feito nada mais que nossa obrigação”, mas cada um contribuiu. “Todos tiveram sua parcela de participação, do Executivo, do Legislativo, do Ministério Público, que venha agora o desafio do Tecnoparque, porque lugar para as pessoas morar nós arrumamos”, apontou o vereador. “A cidade estava necessitando de uma grande revolução para locais para construção e a Câmara possibilitou isso”, disse o vereador. Remonti pediu ainda que o próximo prefeito tenha carinho especial com esta questão do desenvolvimento geográfico, “trate com muito respeito quem quer construir, trabalhar e quem quer esta cidade crescendo, cobre que as coisas sejam certas e trabalhe certo que as coisas vão funcionar e o município vai expandir muito”, afirmou Adriano Remonti, destacando o trabalho dos integrantes e afirmando que “foi uma honra ter presidido esta comissão”.

“Cessa aqui o grande debate do Plano Diretor, parabéns à Comissão por conduzir os trabalhos de forma tão democrática, tão transparente”, afirmou o presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, destacando a atuação de Adriano Remonti, que “deixa o Legislativo de Toledo como um grande presidente”. Ademar enalteceu também o trabalho dos demais vereadores da Comissão Especial e especialmente Luís Fritzen, que deixa um legado com sua atuação. Ademar destacou que “o município de Toledo não terá um vereador estudioso à altura de Luís Fritzen”, recordando seu auxílio permanente quando era oposição e seu conhecimento profundo do município de Toledo, bem como a “contribuição enorme para que este trabalho pudesse se realizar neste dia de hoje”. O presidente da Câmara destacou ainda os vereadores, que acompanharam os trabalhos, se debruçaram sobre os projetos, além do suplente Alcídio Pastório e dos técnicos do Executivo que “se dedicaram com o maior afinco”, escrevendo a história do município de Toledo. Ademar destacou ainda o trabalho da equipe da Câmara e afirmou que o projeto foi aprovado com agilidade, num esforço coletivo do Legislativo de Toledo, assessores, estagiários e servidores, desejando “que possamos ver nosso município cada vez mais no caminho do desenvolvimento”.

Confira os projetos do Plano Diretor de Toledo 2050

Projeto de Lei Complementar nº 1/2015, que “dispõe sobre o Plano Diretor Participativo do Município de Toledo”;

Projeto de Lei nº 216, que “dispõe sobre o Novo Sistema Viário Urbano do Município de Toledo”;

Projeto de Lei nº 217, que “define os perímetros das zonas urbanas e de expansão urbana do Município de Toledo”;

Projeto de Lei nº 218, que “dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano no Município de Toledo”.

Veja as propostas de mudanças nos projetos do Plano Diretor