Câmara aprova aquisição de área para campus da UFPR

por Paulo Torres publicado 18/03/2015 12h05, última modificação 28/04/2015 09h55
A Câmara Municipal aprovou em votação final nesta quarta-feira, dia 18, em sessão extraordinária autoconvocada pelos vereadores, três projetos de leis que tiveram primeira votação na segunda-feira, dia 16, entre eles o que autoriza a compra de área para instalação da Universidade Federal do Paraná. A proposta prevista no Projeto de Lei nº 31, de 2015, autoriza o Executivo a assumir obrigação decorrente da desapropriação de imóvel visando a implantação de campus da Universidade Federal do Paraná em Toledo e à implementação do sistema viário urbano. A importância do projeto com a implantação da UFPR em Toledo e o curso de Medicina foi destacada por vários vereadores na tribuna.
Câmara aprova aquisição de área para campus da UFPR

Sessão extraordinária autorizou a aquisição de área da Coamo para instalação da UFPR

A Câmara Municipal aprovou em votação final nesta quarta-feira, dia 18, em sessão extraordinária autoconvocada pelos vereadores, três projetos de leis que tiveram primeira votação na segunda-feira, dia 16, entre eles o que autoriza a compra de área para instalação da Universidade Federal do Paraná. A proposta prevista no Projeto de Lei 31, de 2015, autoriza o Executivo a assumir obrigação decorrente da desapropriação de imóvel visando a implantação de campus da Universidade Federal do Paraná em Toledo e à implementação do sistema viário urbano. A importância do projeto com a implantação da UFPR em Toledo e o curso de Medicina foi destacada por vários vereadores na tribuna.

O líder do Governo Adriano Remonti disse que o projeto marca esta legislatura, afirmando que outros ainda virão, mas este “marca nossas vidas e nosso mandato”. O presidente da sessão,

o vice-presidente Walmor Lodi, entregou o cargo ao secretário Neudi Mosconi e na tribuna disse que se passar esse mandato e vir o curso de Medicina já terá cumprido seu compromisso, parabenizando o prefeito Beto Lunitti pela concentração de energia neste projeto e desejando que faça o mesmo em relação ao aeroporto. O vereador Lúcio de Marchi, ex-vice-prefeito, lembrou a instalação da Fasul e a vinda da PUC na gestão de Derli Donin, a vinda da UTFPR na gestão de Schiavinato, destacando que hoje se inicia o trabalho para implantar o curso de Medicina, que deverá dar uma profundidade ainda maior ao polo universitário toledano.

O vereador Rogério Massing lembrou que na viabilização da área para a PUC era presidente da Câmara e filhos de Toledo já se formaram no campus da instituição. Destacando os vereadores presentes na véspera no lançamento das fundações do Shopping Costa Oeste e o encontro amistoso do prefeito Beto Lunittti com o ex-prefeito Derli Donin Rogério disse que as coisas passam, afirmando que espera em dez anos ter médicos formados na UFPR em Toledo.

Neudi Mosconi agradeceu as correções feitas para os vereadores poderem votar com tranquilidade na extraordinária, reconhecendo o papel de Tita Furlan, apontando que em 2009 o então deputado Duílio Genari propôs projeto a respeito na Assembleia a respeito que acabou vetado, O vereador Luís Fritzen disse que “comprar um terreno sempre é barato quando é para universidade e não tinha feito as contas ainda, mas é barato”, apontando que o valor vai ficar em R$ 80,00 o metro quadrado, quando na Vila Becker se vende terrenos a R$ 600,00 o metro quadrado.

Também foram votados e aprovados na extraordinária o Projeto de Lei nº 25, Poder Executivo, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2015 e o Projeto de Lei 23, do Poder Executivo, que autoriza o Executivo a efetuar investimentos em imóvel pertencente à Associação de Moradores e Amigos de Linha Floriano. Todos foram aprovados por unanimidade pelos 16 vereadores, já que o presidente interino Walmor Lodi só vota em caso de desempate. Os vereadores Luiz Johann e Ademar Dorfschmidt não compareceram. Ademar, presidente da Câmara, apresentou problemas de saúde, segundo sua assessoria.