Câmara apresenta moção pelos 10 anos de atuação da Afocato

por Paulo Torres publicado 17/04/2018 10h35, última modificação 19/04/2018 15h50
A Câmara Municipal teve apresentado o Requerimento nº 58, que propõe moção de aplausos à Afocato-Associação Focinhos Carentes de Toledo pelos 10 anos de sua atuação em Toledo. A entidade luta pelos direitos dos bichos de estimação, no combate ao abandono e crueldade e pela adoção responsável, tendo possibilitado em uma década o salvamento de grande número de animais, além do trabalho educativo e de conscientização da comunidade, aponta a proposição na Câmara Municipal, subscrita pelos 19 vereadores.
Câmara apresenta moção pelos 10 anos de atuação da Afocato

Requerimentos subscrito por todos os vereadores foi apresentado na sessão ordinária de segunda-feira, dia 16

A Câmara Municipal teve apresentado o Requerimento nº 58, que propõe moção de aplausos à Afocato-Associação Focinhos Carentes de Toledo pelos 10 anos de sua atuação em Toledo. A entidade luta pelos direitos dos bichos de estimação, no combate ao abandono e crueldade e pela adoção responsável, tendo possibilitado em uma década o salvamento de grande número de animais, além do trabalho educativo e de conscientização da comunidade, aponta a proposição na Câmara Municipal. O documento que parabeniza a entidade pela comemoração de uma década de existência, no próximo dia 23 de abril, foi subscrito pelos 19 vereadores e dirigido à presidente da Afocato, Katia Schuh.

Há dez anos Toledo conta com a Associação Focinhos Carentes de Toledo – Afocato, declarada de utilidade pública municipal, pela Lei “R” n° 123, de 4 de novembro de 2011, fundamental na luta pelos direitos dos animais”, aponta o Requerimento nº 58. Os vereadores destacam a atuação da Afocato no combate ao abandono e crueldade com animais, além de seu empenho em favor da adoção responsável. Segundo o documento da Câmara a Afocato possibilitou o salvamento de grande número de animais, além de realizar trabalho educativo e de conscientização da comunidade.

Nestes 10 anos de atuação da Afocato já passaram pela entidade mais de 8 mil animais, segundo contabilidade que a entidade realiza. Os vereadores ressaltam ainda as conquistas obtidas por Toledo na atenção aos animais nesta uma década de Afocato. “Foram diversas etapas de conquistas decisivas neste período”, destaca o documento da Câmara Municipal, ressaltando a criação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, na Prefeitura de Toledo, a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (CMPDA) e a criação do Programa Municipal de Defesa e Proteção Animal.

A Afocato realizou diversas campanhas, bazares e outras atividades visando a arrecadação de recursos para custear as despesas advindas de tratamentos e resgate de animais nas ruas”, destaca o Requerimento nº 58, que também aponta necessidades no setor. “A falta de uma política pública permanente para a proteção e defesa dos direitos dos animais em Toledo, infelizmente ainda é uma demanda que prejudica o trabalho dos voluntários e protetores”, aponta o documento. Segundo o documento uma política pública garantiria o repasse de recursos públicos condizentes com as necessidades, campanha permanente de castração, além de propiciar a conscientização de quem possui animais para que sejam bem cuidados, sem abandono e maus tratos – “uma realidade alarmante, infelizmente”, assinala o documento, onde a Câmara Municipal destaca a atuação da entidade. “É de justiça que as vereadoras e os vereadores, componentes desta legislatura, reconheçam o grandioso trabalho desenvolvido pela Afocato em dez anos de trabalho árduo, exemplar e vanguardista”, assinala o Requerimento nº 58, subscrito pela vereadora Janice Salvador e vereadores Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, vereadoras Marli do Esporte, Marly Zanete e Olinda Fiorentin, e vereadores Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.